O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participou, nesta quinta-feira (20) de um encontro com a governadora Raquel Lyra e gestores das cidades sertanejas. Durante a reunião realizada em Serra Talhada, o prefeito petrolinense solicitou à governadora medidas emergenciais para solucionar a crise de falta de água e acúmulo de esgotos no município do Vale do São Francisco.
Simão falou da crescente precarização dos serviços da Compesa nos últimos seis meses, que motivou protestos de moradores de bairros mais afetados pela crise. A companhia estadual passou por uma redução brusca no atendimento de manutenção, passando, por exemplo, a ter apenas dois caminhões para sucção de esgoto, quando antes eram 11. Simão lembrou ainda que este ano, Petrolina perdeu seis posições no ranking de saneamento do Trata Brasil, evidenciando que o serviço do município é deficitário.
O prefeito entregou um relatório dos problemas mais urgentes da Compesa em Petrolina, no qual também é citada a falta de água em bairros por até 30 a 60 dias. Simão, por outro lado, elogiou a governadora por discutir as demandas com os prefeitos do Sertão abertamente e disse estar comprometido a trabalhar integrado com o governo estadual para enfrentar os desafios no saneamento e abastecimento.
“A população de Petrolina está muito insatisfeita com os serviços que a Compesa não consegue entregar. Falta água e sobra esgoto nos bairros de uma cidade que fica à beira do Rio São Francisco. A gente sabe que a governadora tem apenas 100 dias na liderança do Estado, não há solução fácil para uma crise dessa, mas como prefeito não posso ficar de braços cruzados e tenho cobrado medidas urgentes. Essa reunião é uma ótima iniciativa e saio com a esperança de que nosso clamor seja ouvido pela governadora”, comentou o prefeito após o encontro.