Em coletiva à imprensa, na tarde desta quarta-feira (21), o futuro ministro da Casa Civil, senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou o nome do deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) para ocupar a pasta da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Tadeu exerce o segundo mandato na Câmara Federal.
Tadeu Alencar tem 59 anos, é advogado, especialista em Direito Tributário e procurador da Fazenda Nacional. Nos governos de Eduardo Campos, exerceu os cargos de procurador-geral do estado e secretário da Casa Civil, onde se destacou e colocou o nome na disputa por uma vaga em Brasília. Chegou a ser cogitado em alguns momentos para a sucessão de Eduardo Campos, mas perdeu a indicação para o atual governador Paulo Câmara.
Apesar de ser considerado um dos mais atuantes e respeitados parlamentares da bancada de Pernambuco na Câmara Federal, Tadeu não conseguiu renovar o mandato nas eleições de 2022. Praticamente repetiu a votação de 2018, obtendo 55 mil votos. Perdeu fôlego diante das grandes estruturas de campanha.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública é vinculada ao Ministério da Justiça e responsável pela política de segurança pública no país.