Coluna de Olho na Política
Quinta-feira, 29 de abril de 2021
Por Jorge Lemos
Depois da ascensão da família Ferreira, que conquistou mandatos na Câmara do Recife, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e a administração da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade do Estado, agora é a vez da família Tércio, sob o comando do Pastor Francisco Tércio Vasconcelos Cordeiro, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Novas de Paz, em Pernambuco. Em 2018, a sua filha, Clarissa Tércio foi eleita deputada estadual com uma votação de 50.789 votos. Na Alepe defende radicalmente os princípios da família e é uma das maiores defensoras do Bolsonarismo em Pernambuco e com uma linha direta com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Conservadora de direita e apresenta-se como defensora incansável da vida e da fé.
As famílias Tércio e Ferreira estão rompidas politicamente. Clarissa Tércio foi eleita no PSC, partido que é liderado no Estado, pelo deputado federal André Ferreira. A parlamentar espera a janela partidária para mudar de partido e o seu destino é o Podemos, do deputado federal, Ricardo Teobaldo.
Em 2020, a família elegeu o Pastor Júnior Moura, esposo de Clarissa, que logo foi batizado com o sobrenome Tércio, vereador do Recife. Ele foi eleito com 12.207, o terceiro mais votado da disputa. Júnior é uma das apostas do Podemos para deputado federal em 2022, fazendo dobradinha com a esposa, Clarissa, que deve triplicar a votação de 2018, segundo os analistas políticos.
A família tem uma rádio evangélica e fazem parte da programação da emissora. A igreja já está espalhada por todos os recantos do Estado. O pastor Francisco Tércio foi sondado para disputar a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes no ano passado.
Com a lupa – O Tribunal de Contas do Estado está com a lupa direcionada para o município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife. Lá, o prefeito Edmilson Cupertino tem feito umas licitações que tem chamado a atenção dos órgãos de controle. Ontem, o TCE emitiu um Alerta de Responsabilização para que, num prazo de 60 dias, publique novo edital que regularize a contratação de empresa especializada para execução dos serviços de limpeza urbana.
Auditoria – A determinação foi feita pela Segunda Câmara, quando também decidiu pela formalização de uma Auditoria Especial no município para apurar a regularidade da Dispensa Emergencial nº 004/2021 e dos procedimentos da rescisão contratual, que resultaram na contratação da empresa Prisma Engenharia, substituindo a Zargo Engenharia, vencedora da concorrência nº 01/2019, nos serviços de limpeza urbana.
Lixões – Ainda existe em Pernambuco 61 municípios que não cumprem a destinação adequada dos resíduos sólidos. A maioria deles está nas regiões do Sertão do Araripe, Sertão do Pajeú e Agreste Setentrional. Em contrapartida, 123 municípios e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha já atendem à legislação. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) constituíram um grupo de trabalho conjunto para cobrar das gestões municipais a destinação adequada dos resíduos sólidos.
Dinheiro no lixo – O descaso com o dinheiro público. Ontem, o deputado estadual, Alberto Feitosa (PSC) esteve nas obras inacabadas da Barragem do Engenho Pereira, em Moreno. O Governo já investiu mais de R$ 50 milhões com as desapropriações e parte da obra. A barragem resolveria o problema da falta d´água em Moreno e Jaboatão Centro.
Entrevista – O Cabo vai parar hoje para assistir à entrevista do ex-prefeito, Lula Cabral. Ele será entrevistado pelo jornalista Jorge Lemos, editor do Blog e da Coluna de Olho na Política. Cabral deu uma mergulhada e estava em um silêncio profundo em relação ao governo Keko do Armazém. A transmissão será pela rede social do blog.