Por Jorge Lemos e Bia Lima
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL) concedeu entrevista ao blog do Jorge Lemos e fez um balanço de sua atuação nos 100 dias de governo. O prefeito falou das ações de combate à Covid 19, atração de investimentos, segurança, educação, saúde e das novas obras que serão iniciadas. A entrevista foi ao ar ontem, nas redes sociais do Blog.
Confira
1- Tendo em vista que o município é a quarta economia do estado, como é administrar uma prefeitura diante de uma crise financeira que o país está vivenciando? E quais as ações de combate à covid19?
Keko do Armazém- Não só o Cabo, mas outros municípios vêm sofrendo com a queda de arrecadação, e a gente tem feito um verdadeiro malabarismo para fazer ações no combate à covid e ao mesmo tempo, prestando atendimento médico a esses pacientes. Fizemos um ponto fixo de vacinação, um dos maiores da região metropolitana, temos um ponto fixo de testagem, onde estamos fazendo quase 500 testes por dia e inauguramos 24 novos leitos nas nossas Unidades de Saúde para o atendimento dos pacientes com Covid.
2- Um dos seus compromissos de campanha foi de uma política de investimento para o município. Como está essa busca de investimentos para a geração de empregos no Cabo de Santo Agostinho?
Keko do Armazém- Desde que assumimos o governo viemos fazendo reuniões com grandes empresários a nível de Brasil. Nós já conseguimos vislumbrar um novo entendimento do ramo empresarial e dos comerciantes. Ontem estive com o Sindilojas, com a CDL e diversas outras organizações aqui do nosso município, recebendo as boas vindas, e percebemos o ânimo da cidade com a nova forma de fazer política. Fizemos reuniões com empreendedores da área de turismo, tendo em vista que a cidade tem uma capacidade turística muito grande. Ao longo dos anos faltaram investimentos para que isso pudesse se transformar em oportunidades para o nosso povo, temos o turismo como um grande gancho para a geração de emprego.
3- Em 2017 a Datafolha fez uma pesquisa, publicada pelo Estado de São Paulo, onde dizia que 70% da população brasileira colocava a segurança pública como responsabilidade dos prefeitos, não como uma responsabilidade institucional. Como está a questão da segurança pública no Cabo, em relação à prevenção?
“Não estamos fazendo política olhando no retrovisor, mas é um passado bem próximo, onde em 2019 assumimos a gestão e demos um novo formato à saúde do Cabo”, Keko do Armazém .
Keko do Armazém- Nós temos a segurança pública como prioridade da nossa gestão. Em 2019, quando tive oportunidade de administrar essa cidade, fui o único prefeito que conseguiu diminuir esses índices e fazer com que a população sentisse uma percepção de segurança. Conseguiremos diminuir os números com bastante investimento e também com trabalho na área de iluminação, na valorização da guarda municipal e, também, firmando parceria muito importante com a Polícia Militar. Nós temos um outro jeito de lidar com a segurança pública que é com parcerias, conversas e projetos importantes, como temos feito, inclusive, como a ampliação do sistema de videomonitoramento.
4-Nesses 100 dias de governo, qual sua marca na área da educação?
Keko do Armazém– A educação é a base de tudo, da não violência, da estrutura familiar. Nós temos investido muito na área de educação, recuperamos diversas escolas para trazer espaços mais dignos e confortáveis para os nossos alunos. Contratamos 417 novos professores e mantivemos os contratados de 2019. Se Deus quiser, ano que vem vamos colocar os 100% em prática e dar um novo dinamismo na educação do nosso município.
5- Como o governo Keko tem enfrentado a saúde no município do Cabo?
Keko do Armazém- Não estamos fazendo política olhando no retrovisor, mas é um passado bem próximo, onde em 2019 assumimos a gestão e demos um novo formato à saúde do Cabo. Mudamos a percepção que a população tinha, de uma saúde de péssima qualidade. Os números de rejeição da saúde eram muito altos, mas conseguimos diminuir de 90% para 42%. Colocamos médicos em todas unidades de saúde, equipes foram contratadas, resolvemos a falta de medicamento, aumentamos o quantitativo dos exames e diminuímos uma fila de espera de mais de quatro anos.
6- O que os cabenses podem esperar, a partir de agora, do governo Keko do Armazém? O que vem por aí de ações e obras que o senhor possa antecipar em primeira mão ?
Keko do Armazém- Nós temos obras importantes a serem começadas. As obras em Rosário que já começaram, o Centro Educacional, em Ponte dos Carvalhos, a obra no parque da Destilaria. Nós temos ainda, diversas ordens de serviço a serem dadas para que nós possamos seguir um ritmo de obras que a cidade e a população merecem. Em 2019 tivemos mais de 200 obras. O momento hoje é muito diferente, mais difícil por conta da pandemia, há uma perspectiva de queda na arrecadação, mas a gente já mostrou que tem capacidade de administrar uma cidade zelando e economizando o dinheiro público.
7- Qual a ação que marca esses 100 dias de gestão?
Keko do Armazém- A campanha de vacinação. Nós temos dado muita ênfase na vacina, mas um fator muito importante é o atendimento que o município vem fazendo aos pacientes com Covid. É a primeira vez que o paciente tem o atendimento aqui no Cabo. Antes, o atendimento era restringido e os pacientes de covid se dirigiam para a UPA, que é do Estado. Nós assumimos essa responsabilidade. Tratar pacientes com covid não é uma coisa fácil, pois a maioria é de casos de alta complexidade e precisam de leitos de UTI. Temos 24 novos leitos e viemos atendendo e estabilizando diversos pacientes. Nós estamos salvando vidas na nossa cidade, e não há ação mais importante do que essa.
8- Como o Cabo está agindo com essa operação inverno, como estão funcionando os mecanismos da prefeitura?
Keko do Armazém- Desde janeiro estamos realizando a limpeza dos canais e os serviços de prevenção. O Cabo tem mais de 20 mil pontos de áreas de risco. Nós temos pontos contínuos de alagamento e as chuvas que caíram em nosso município foram muito intensas. Antes das chuvas, colocamos mais de 23 mil metros de lona nas barreiras do nosso município. Mesmo com as fortes chuvas, o trabalho preventivo que fizemos fez com que não tivéssemos problemas maiores no nosso município.
9- Como tem sido a política de investimentos do governo federal no município do Cabo?
Keko do Armazém- Temos parceiros importantes, deputados, políticos, influentes, que além de terem me dado apoio nas eleições, tem uma vontade muito grande de que a gente possa fazer com que o Cabo volte a ter credibilidade. Nós temos mantido um esforço muito grande com esses parceiros políticos, o deputado federal André Ferreira, que destinou uma emenda para a reforma do Mendo Sampaio. Temos outros deputados que têm nos ajudado também, através do nosso Vice Prefeito e das nossas alianças nas eleições.