Antonio Coelho e Thiago de Miel anunciam ações do Incra-PE em Xexéu

Sob os olhares de dezenas de famílias residentes no Engenho Porto Seguro, na cidade de Xexéu, o deputado estadual Antonio Coelho participou junto com o prefeito Thiago de Miel, nesta segunda-feira (4), da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Prefeitura e o Incra. O convênio é um passo importante para assegurar os direitos dos assentados no município, a exemplo do acesso ao pagamento de créditos de instalação. As boas notícias ainda ganharam um reforço com o anúncio da construção de 35 casas nos Engenhos Curupaiti e Canto Flor, totalizando R$ 1,1 milhão de investimento, bem como a instalação da Sala da Cidadania, um equipamento que permitirá à gestão municipal viabilizar serviços de competência da autarquia federal aos moradores do Assentamento Miguel Arraes.

Articulador dessa parceria, o deputado destacou que a dobradinha Prefeitura-Incra só tem a fortalecer os assentamentos da Mata Sul. “O Incra tem muito a contribuir com o desenvolvimento de Xexéu”, pontuou Antonio Coelho. Em seguida, ressaltou que o desafio é grande, mas garantiu que “nenhum assentado pernambucano será esquecido”.

“É um novo tempo que está se instalando no município, particularmente para as famílias aqui assentadas. O futuro que estamos trabalhando para construir será próspero para o homem do campo de Xexéu. Queremos alavancar o potencial agrícola da município”, frisou o líder da Oposição na Assembleia Legislativa.

O prefeito Thiago de Miel também ressaltou a importância do trabalho em conjunto com o Incra no fortalecimento das comunidades rurais. “Nossa luta é diária para atender com efetividade as demandas dos nossos agricultores. A assinatura dessa cooperação técnica é um ato de responsabilidade com as necessidades da nossa zona rural. Graças à atuação do grupo político do deputado Antonio Coelho, que tem olhado de forma diferente para a Mata Sul, para Xexéu, estou certo de que vamos fortalecer essas ações em prol do agricultor, melhorando a qualidade de vida dessas famílias”, celebrou o gestor.

Superintendente do Incra em Pernambuco, Thiago Angelus reforçou a importância de se investir na valorização do agricultor familiar bem como na facilitação do acesso a serviços. “A chegada da Sala da Cidadania vai encurtar caminhos e distâncias. O homem do campo poderá resolver suas pendências aqui mesmo na cidade. E a assinatura desse acordo vai permitir aos assentados direitos que lhe são garantidos como o acesso ao crédito e ao título definitivo de suas propriedades”, destacou Angelus.

A parceria firmada hoje vai beneficiar mais de 350 famílias residentes nos engenhos Canto Flor, Curupaiti, Fernandes Vieira, Porto Seguro e Veneza. Todos eles pertencentes ao Assentamento Miguel Arraes, que abrange seis municípios da Mata Sul pernambucana.