Contagem regressiva pra ficar em dia com a Justiça Eleitoral

Por Hamilton Rocha – Repórter do Blog

Em outubro tem eleições para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Quem ainda não está em dia com a Justiça Eleitoral tem apenas 30 dias para resolver a situação e exercer o direito do voto. O prazo se encerra em 4 de maio.

O eleitor pode transferir o título e alterar a localidade de votação. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos, e para os jovens entre 16 e 18 anos o exercício do direito do voto é facultativo. Nos últimos dias, campanhas feitas nas redes sociais têm incentivado a participação dessa fatia do eleitor nas eleições de outubro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem apromorando o sistema para evitar a burocracia na emissão do título. Através de um celular com acesso à internet o documento pode ser solicitado. A opção “Autoatendimento do Eleitor” na página do TSE mostra todos os passos para quem procura o serviço de forma online, inclusive permitindo anexar documentos, fotos e outras informações.

O requerimento pode ser acompanhado pela internet. Se não houver pendências, basta baixar o aplicativo e-título e gerar a versão digital do documento, sem necessidade de ultilização do título em papel. O download do app é gratuito e pode ser feito pelo Google Play e App Store. O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.