João Campos anuncia apoio do PSB a Elias Gomes no Jaboatão
O prefeito do Recife, João Campos, anunciou, na tarde desta quarta-feira (3), o apoio do PSB à pré-candidatura de Elias Gomes (PT) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. A reunião aconteceu na sede da executiva estadual do partido, no bairro da Boa Vista, e contou com a participação do deputado federal Pedro Campos (PSB). Durante o encontro, João relembrou a parceria construída entre Elias e os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. E ressaltou que o apoio ao candidato de Lula (PT) no Jaboatão dos Guararapes se deu por meio do entendimento de que a trajetória política de Elias “representa os anseios populares”. “Elias Gomes é alguém que a gente conhece há muito tempo. Foi prefeito do Jaboatão por duas vezes, em um período que coincidiu com os dois governos do meu pai, Eduardo Campos, época em puderam fazer boas parcerias a favor da população da cidade. Então, pra todos nós do PSB, é uma satisfação poder anunciar esse apoio à pré-candidatura de Elias, por saber que ela vai representar os anseios populares”, afirmou João Campos. A previsão é de que, ainda neste mês, o PSB realize um grande ato para oficializar o apoio a Elias Gomes.
Vice Prefeita Carol Jordão Emite Nota De Repúdio
Acredito que a política deve ser um espaço de debate, diálogo e respeito mútuo, onde as diferenças de opinião são discutidas de forma pacífica e construtiva. Qualquer ato de violência, física ou verbal, mina os alicerces de nossa democracia. Ribeirão merece um ambiente político onde as divergências sejam resolvidas com tranquilidade, em busca do bem comum. Por aqui acreditamos na boa política, que se faz no dia-dia gastando sola de sapato e escutando a população.
Rênya Carla consolida sua pré-candidatura a Prefeitura de Passira com apoio de Eduardo da Fonte
O deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte, e o deputado federal e seu vice, Lula da Fonte, oficializaram, na sede do partido, a pré-candidatura de Rênya Carla para a Prefeitura de Passira. Rênya foi vereadora da cidade em 2012 e eleita prefeita em 2016, rompendo com padrões sociais e culturais que dominavam a região. Segundo Eduardo, “Rênya tem apoio total do Progressistas, é uma mulher preparada, que vivencia diariamente a luta do povo e vai trabalhar para resgatar os grandes projetos que foram desenvolvidos na sua gestão”. A pré-candidata tem como pautas prioritárias o investimento na agricultura familiar, na saúde pública e na educação, especialmente o transporte dos estudantes universitários até a faculdade. Para ela, “É um momento de muita expectativa e também de muita responsabilidade diante do cenário político atual. Já fui prefeita, sei das dificuldades, e quero trabalhar para trazer dias melhores e esperança para o povo de Passira”. “A gestão de Rênya foi voltada para ajudar as pessoas, especialmente os mais vulneráveis, que hoje não têm o apoio da Prefeitura. Por isso, tenho certeza que ela é a mais qualificada para vencer as eleições em outubro e realizar um bom trabalho”, pontuou o deputado estadual Henrique Queiroz Filho.
LULA DA FONTE QUER INCLUIR BEM ESTAR ANIMAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NACIONAL
Antenado com as necessidades contemporâneas do Brasil e do mundo, o deputado federal Lula da Fonte protocolou, nesta segunda-feira (01), o projeto de lei 1059/2024, que inclui o bem estar animal como disciplina obrigatória da rede básica de ensino nas escolas públicas e privadas de todo o país. “Essa inclusão é um avanço na formação de uma consciência coletiva de respeito à vida e à saúde pública e amplia o horizonte educacional dos estudantes, fortalecendo laços comunitários, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental”, salientou Lula da Fonte. Alunos da educação infantil e do ensino médio e fundamental terão desde cedo conscientização sobre guarda responsável e higiene de animais, prevenção de zoonoses e conhecimento das legislações protetivas. O projeto moderniza a Lei de Diretrizes e Bases (9.394), criada há 28 anos, em 20 de dezembro de 1996, e se alinha às diretrizes globais de educação integral e humanizada para promover uma sociedade mais justa e saudável. Lula da Fonte observou que métodos tradicionais de conscientização, como distribuição de folhetos, já não funcionam em uma sociedade digital. Acrescentou que pesquisas indicam que empatia e respeito por animais agregam esses mesmos valores entre seres humanos e o meio ambiente.
Keko do Armazém cumpre promessa de campanha e após 33 anos PCCV é enviado para Câmara
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, enviou à Câmara Municipal o Anteprojeto de Lei nº 11/2024 que institui o Plano de Cargos e Carreira de Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos da administração direta. “Essa é uma promessa de campanha que estamos cumprindo”, disse o prefeito. “E uma conquista aguardada há três décadas pelos servidores do Cabo”, completou ele. A implantação do PCCV da Prefeitura do Cabo prioriza, principalmente, a primeira faixa salarial do funcionalismo. A lei estabelece que a partir de setembro deste ano, os servidores que recebem um salário mínimo terão 10% de ganho real fora a progressão de carreira prevista na normativa. Nesta faixa, o Cabo de Santo Agostinho tem 950 servidores da administração direta. “Esses servidores receberão uma atenção diferenciada, garantindo que eles tenham o direito a melhorias salarias assim como os demais funcionários municipais”, ressaltou Keko do Armazém. O secretário de Gestão Pública, Arimateia Santos, disse que o PCCV vem sendo elaborado há cerca de um ano, com a participação de servidores e do sindicato. “Embora o executivo não precise consultar entes para criar o PCCV, decidimos que a transparência no processo seria a forma correta e justa para criarmos um plano de cargos e carreira que contemple de forma satisfatória os servidores da administração direta”, declarou. O PCCV garante ao funcionalismo da administração direta a progressão anual, permitindo um ganho real no vencimento-base. No artigo 28 do Anteprojeto encaminhado à Câmara Municipal do Cabo, trata entre outras regras, da variação do salário por tempo de serviço classe e por nível salarial. Ao todo, o PCCV deve beneficiar aproximadamente 1.400 servidores da administração direta do Cabo de Santo Agostinho. Além do regime de progressão salarial anual proposto, haverá acréscimo a partir da titularização, como ocorre com outras categorias de servidores. Benefícios como quinquênios serão mantidos na nova lei. A Câmara dos Vereadores deve realizar a votação do Anteprojeto de Lei ainda esta semana.
Câmara do Cabo aprova plano de cargos e carreiras dos servidores efetivos
Na manhã desta terça-feira (02), a Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores efetivos que atuam nos diversos cargos da Casa Vicente Mendes. A proposição já tinha sido aprovada em primeira votação na última quarta-feira (27), tendo recebido votos favoráveis de todos os parlamentares presentes no plenário. “Quando assumi a presidência instituí o diálogo, através de uma comissão eleita pelos servidores e começamos os avanços”, lembra o presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho). O PCCV tem por objetivo a organização administrativa da Câmara Municipal e a valorização dos servidores efetivos, bem como na busca pelo aprimoramento dos serviços oferecidos aos cidadãos. Entre os benefícios está o adicional de qualificação para os servidores portadores de certificado/diploma de nível médio, graduação e pós-graduação. O PCCV prevê também que os auxílios alimentação e saúde serão reajustados anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou outro índice que o substitua. O presidente da Câmara do Cabo, Ricardo Carneiro (Ricardinho) destaca que os servidores obtiveram outras conquistas na atual gestão da Câmara. Os auxílios para alimentação e saúde dos servidores passaram a ser em pecúnia e o desconto em folha do transporte passou de 3% para 0,5%. A Câmara passou também a oferecer descontos em plano de saúde e odontológico, sem falar na periculosidade e insalubridade em algumas funções. “Esse é o resultado de um trabalho dedicado, com vistas a melhorar a condição de trabalho e o futuro dos servidores”, reforça Ricardinho. O presidente Ricardinho disse ainda que na sua gestão os servidores sempre tiveram um canal aberto de diálogo com a direção da Casa. “Vamos enviar o projeto ainda hoje para sanção do Poder Executivo e solicitaremos que seja logo publicado no Diário Oficial para que todos recebam seus proventos esse mês já com os benefícios do PCCV”, finalizou o presidente da Câmara do Cabo.
Escritório Social é inaugurado em Olinda
Inaugurado, nesta terça-feira (2), o equipamento voltado para promoção de uma Política de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional. O Escritório Social é uma iniciativa da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco. A unidade está funcionando na Avenida Sigismundo Gonçalves, 581, no Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Este, que é o segundo Escritório Social do Estado, o primeiro da Região Metropolitana, tem como proposta central disponibilizar apoio jurídico a quem cumpriu pena, bem como aos familiares, de forma voluntária, gratuita e sem agendamento. O atendimento vai facilitar o acesso a serviços nas áreas da saúde, educação, trabalho, renda, habitação, cultura e lazer. “É com muito orgulho que estamos aqui inaugurando este espaço de acolhimento, para dar chances a quem, por um período, perdeu as chances de convívio na sociedade”, disse a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Andrea de Paula. Esse trabalho será de extrema importância para a cidade, já que Olinda tem hoje diversas ações em prática e frentes de trabalho com a utilização de mão de obra de aproximadamente 650 reeducandos do Sistema Prisional. Muitos estão lotados na Secretaria de Gestão Urbana do município e é mais uma ação em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). “Este é mais um trabalho na defesa dos Direitos Humanos, voltado a quem precisa de uma segunda chance para ser enxergado sem qualquer preconceito na sociedade”, disse o Professor Lupércio em seu discurso. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes da área Jurídica da Universidade Católica de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado e de secretários municipais. “Hoje é um dia especial para serviço social e principalmente para cidade de Olinda que passa a disponibilizar um importante instrumento de apoio à reinserção na sociedade”, concluiu Pedro Guerra, advogado e coordenador do novo Escritório Social.