Ipojuca conquista selo ouro de qualidade no atendimento do Sebrae-PE
Mais uma conquista na área do empreendedorismo no município do Ipojuca. Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a sua Sala do Empreendedor, foi agraciada com o selo ouro de referência no atendimento na premiação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae-PE). O evento que marcou a entrega da honraria ocorreu na cidade de Gravatá, no Agreste, e reuniu representantes de diversas cidades pernambucanas. “O resultado desse selo ouro é graças a toda a dedicação da nossa equipe da secretaria e da Sala do Empreendedor, além da total confiança da prefeita Célia Sales. Esse reconhecimento nos estimula a avançar cada vez mais para que, juntamente com o Sebrae e todos os parceiros, possamos seguir nesse desenvolvimento do município e no apoio ao trabalho dos empreendedores ipojucanos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Comunicação, Puran Medeiros. Segundo a prefeita Célia Sales, “a conquista desse selo ouro por uma instituição tão importante como o Sebrae só corrobora mais um ano de muito comprometimento de toda a equipe da Sala do Empreendedor e da secretaria para garantir que os nossos empreendedores ipojucanos sejam bem assistidos nas suas necessidades e também nas qualificações e treinamentos”, informou a gestora. Entre os pontos considerados para a conquista do selo estavam critérios como: prospecção, atendimento e pós-atendimento, tanto nas interações presenciais como nas remotas/digitais.
Tadeu Calheiros apresenta PL que garante mais transparência em obras públicas
Tramita, na Câmara do Recife, um importante Projeto de Lei de autoria do vereador e vice-líder da oposição, Tadeu Calheiros (Podemos), que tem o intuito de garantir mais transparência na execução de obras públicas na capital pernambucana. O parlamentar sugere a obrigatoriedade de QR Codes nas placas informativas dessas obras. Esse código, ao ser escaneado, permite a qualquer cidadão ter acesso de forma simples e rápida a todos os possíveis detalhes daquela construção, como valor investido, prazos, empresa técnica responsável, status de andamento, aditivos, entre outros. “O erário público precisa ser zelado por todos nós. E, numa sociedade cada vez informatizada, é nosso dever lutar para assegurar a garantir do acesso dos cidadãos aos investimentos que estão sendo feitos com os impostos que são arrecadados. Isso, além de ratificar a lisura do processo, também permitirá à população acompanhar e cobrar a evolução e entrega da obra em questão. Ganham todos: PCR e os recifenses”, enfatiza Calheiros. O projeto será analisado pelas comissões da Câmara do Recife. Ao final, será levado para votação em plenário e, se aprovado, encaminhado para sanção do Prefeito João Campos.
Presidente da Câmara do Cabo, Ricardinho, sai em defesa dos municípios que poderão perder repasses em 2024
Na manhã dessa quinta-feira (07.12) o presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, Ricardinho, iniciou um grande movimento de defesa dos municípios que poderão ser afetados com a nova lei de repasses do ICMS, que tramita na Alepe. A movimentação começou por Ipojuca, em uma reunião com o presidente da câmara Deoclecio Sobrinho. “Comecei a mobilização e estamos tentando contato com os presidentes das Câmaras dos 35 municípios que poderão perder receita, caso essa lei seja aprovada, para que eles também mobilizem seus deputados estaduais, líderes partidários, para que possamos não ter essa perca. Iniciei por Ipojuca e seguirei nessa articulação”, explicou Ricardinho. Para o presidente, os municípios não podem ser prejudicados para benefício de outros. “Não somos contra melhorar o repasse para outros municípios, mas é necessário que não sejamos castigados com uma queda na receita para que isso aconteça. Isso trará impactos negativos que a população sentirá no dia a dia. Não dá pra aceitar uma queda de receita como se fosse algo natural”, disse e completou “Muitos municípios já aprovaram as LOAs, contando com o repasse como é feito. O Governo do Estado precisa criar outro caminho em que haja o aumento no repasse, mas sem prejudicar ninguém”, finalizou Ricardinho. MOVIMENTO – O presidente Ricardinho iniciou os contatos e pretende fazer uma grande mobilização com o intuito de não haver perda de receita. “Seguiremos na luta, se preciso for vamos aos órgãos de controle, como MPPE, Tribunal de Contas, faremos audiência pública para buscar uma solução, mas o que não podemos aceitar é um prejuízo desse tamanho que prejudicará diretamente nossa gente”, finalizou.
População de Rio Doce ganha Unidade de Saúde totalmente requalificada
A população da V Etapa de Rio Doce teve muito a comemorar na manhã desta quinta-feira (07.12), quando o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, inaugurou a USF Rio Doce I e II totalmente requalificada. O espaço, que é a porta de entrada para a saúde pública, passou por reformas estruturais para cumprir rigorosamente a legislação sobre unidades de saúde. Ela funciona das 8h às 17h, com duas equipes de saúde da família e farmácia e tem abrangência numa área com cerca de 3.800 pessoas. Contando com os agentes de saúde, são 50 pessoas trabalhando. O prefeito, Professor Lupércio, enumerou os equipamentos de saúde em funcionamento na cidade, lembrando que esse cuidado faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas. “Hoje temos a primeira Unidade de Pronto Atendimento de Olinda, toda custeada pela Prefeitura. As farmácias de nossas unidades estão todas abastecidas de medicamentos e temos médicos em todas. E estamos perto de entregar uma policlínica exclusiva para os homens. Não tenho dúvida de que todos aqui estão dando o melhor e a gente vê isso na alegria com que vocês atendem as pessoas”, pontuou. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, enfatizou que a unidade vai muito além da saúde, entrando também no âmbito social, com acolhimento e escuta, fundamentais para a população. “Esse é o nosso papel como servidores públicos, que a gente consiga, todo dia, contagiar as pessoas com esse carisma que vocês têm porque a gente sabe que não é fácil o dia a dia de quem trabalha com saúde. Aqui tem muita gente trabalhadora e com amor no coração, que vai dar o melhor para a população de Olinda”. A secretária de Saúde, Ana Callou elencou as melhorias na Unidade, com climatização, serviço de odontologia e curativo. A USF atende em domicílio, serviço exclusivo para pacientes que têm limitação de locomoção. “Aquele acamado, aquela acamada que não consegue vir até a Unidade de Saúde, a nossa equipe se desloca e faz esse atendimento lá na residência da população.”
Monsenhor Josivaldo é nomeado Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife
Na manhã desta quinta-feira (07), Dom Paulo Jackson, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, nomeou o MonsenhorJosivaldo Bezerra como Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.Monsenhor Josivaldo atuava até o presente momento como vigário episcopal do Vicariato Vitória. Antes de ser nomeado para o vicariato Vitória, ele exerceu a mesma função no vicariato do Cabo de Santo Agostinho por 12 anos, totalizando 14 anos nesta função. Monsenhor Josivaldo tem 25 anos de sacerdócio, passou pelas paróquias de Santo Antônio do Cabo de Santo Agostinho, pelo Santuário de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, em Escada e no momento é Pároco da Paróquia Santo Antão em Vitória de Santo Antão. O Vigário Geral é colaborador direto do Arcebispo no governo pastoral da Arquidiocese. Em Virtude de seu ofício, o vigário geral tem sobre toda a arquidiocese o poder executivo que compete ao bispo diocesano, excluídos aqueles atos que o bispo reservou a si ou requerem de acordo com o direito um mandato
Liana Cirne critica pré-candidatura de Gilson Machado à Prefeitura do Recife: ‘Sua marca foi andar na garupa do inelegível’
A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), publicou nas redes sociais um comentário sobre o bolsonarista Gilson Machado, após o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Embratur ter seu nome lançado por Bolsonaro como pré-candidato à Prefeitura do Recife. Liana Cirne aponta que enquanto ministro Gilson “cumpria um papel vergonhoso na garupa de Bolsonaro em suas motociatas”. “Gilson Machado, um dos maiores bajuladores, conivente e cúmplice de Bolsonaro, quer ser prefeito do Recife. A marca de Gilson, enquanto ministro, foi de garupeiro do inelegível. Nas poucas agendas em Pernambuco com seu chefe, ele cumpria um papel vergonhoso na garupa de Bolsonaro em suas motociatas antidemocráticas”, escreveu Liana. A vereadora afirmou ainda que o ex-ministro faz parte de uma “cúpula suja” ao lado do ex-presidente. “ Nossa cidade não merece ter um gestor que faz parte da cúpula suja, composta com o pior da política”, pontuou Liana Cirne. O PL lançou há pouco, em Brasília, o nome do empresário e sanfoneiro à Prefeitura do Recife. O evento teve a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e do chefe do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira.
Miguel e Elias trocam experiências administrativas sobre Petrolina e Jaboatão
Ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB) esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (6), com o pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Em pauta, as experiências exitosas que os dois gestores comandaram à frente das cidades do Sertão do São Francisco e da Região Metropolitana do Recife. Elias destacou a capacidade de articulação de Miguel enquanto prefeito de Petrolina, o que lhe garantiu um índice de aprovação ao final do mandato de 88%, trajetória que o viabilizou como um nome em potencial para disputar o Palácio do Campo das Princesas e o consagrou como uma das mais proeminentes lideranças políticas da nova geração. “Esse encontro nos deu a oportunidade de trocarmos ideias sobre os desafios da gestão pública. E, principalmente, quanto às oportunidades que são proporcionadas aos gestores municipais, em termos de investimentos para as cidades, a partir do alinhamento com o governo federal, algo que ocorreu tanto na gestão de Miguel, em Petrolina, quanto na nossa, no Jaboatão, entre 2009 e 2016”, disse Elias. Elias ressaltou ainda, na ocasião, a relação de amizade que mantém com o pai de Miguel, o ex-ministro da Integração Nacional e ex-senador da República, Fernando Bezerra Coelho (MDB), quando destacou sua atuação no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na liberação de recursos para obras realizadas no município pela gestão Elias Gomes, como a engorda das praias do Jaboatão. “Fernando nos ajudou quando estávamos à frente da Prefeitura do Jaboatão ao garantir recursos federais para obras importantes no setor econômico e turístico da cidade, como o alargamento da faixa de areia das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Foi devido a esse alinhamento com o governo federal que pudemos entregar tantas obras importantes à população, e é isso que iremos voltar a fazer a partir de 2025”, pontuou Elias.
Senado aprova trabalho digno para a população de rua
O Senado aprovou o Projeto de Lei 2245/23, da deputada, que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). O projeto aprovado, de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP) e relatado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) na Comissão de Assuntos Econômicos, propõe ações que visam o acesso ao trabalho, renda, qualificação profissional e elevação da escolaridade dessa parcela da população. Teresa Leitão ressaltou que há uma norma infralegal, Decreto 7.053/2009, que estipula políticas voltadas para as pessoas em situação de rua. No entanto, avalia que “Os resultados dessa política, após dez anos de implementação, foram insuficientes para dar uma solução adequada à questão”. OPORTUNIDADES O projeto prevê a adoção de medidas para garantir a inclusão de pessoas de 15 a 29 anos, em situação de rua, em programas de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Uma dessas medidas é o estímulo de contratação de jovens de 14 a 18 anos, por parte de empresas que tenham contrato com o Poder Público. O PL ainda cria estímulo para empresas aderirem ao programa e fornecerem Bolsas de Qualificação para o Trabalho e Ensino da População em Situação de Rua (Bolsas QualisRua). A Bolsa será destinada à população em situação de rua que participar dos cursos de qualificação profissional. A educação é um tema bastante observado no projeto. Além da qualificação profissional, a ideia é envolver governos na oferta prioritária de vagas em ensino infantil, básico e fundamental (dando preferência ao ensino em tempo integral) e até em cursos de nível superior. “Os efeitos nefastos da pandemia sobre a economia do país e a capacidade de geração de renda das pessoas encontram no aumento vertiginoso dessa população uma das suas faces mais cruéis”, destacou a senadora.