Clarissa Tércio se une às mães de autistas em denúncia ao MP contra descaso da gestão de Jaboatão

Em virtude das inúmeras denúncias que vem recebendo sobre a falta de serviços especializados e tratamentos para pessoas com deficiência e autista, em Jaboatão dos Guararapes, a deputada federal, Clarissa Tércio ( PP),se uniu às mães de autistas e pessoas com deficiência, em denúncia junto ao Ministério Público contra o descaso da gestão de Jaboatão dos Guararapes com essa parcela da população. A parlamentar recebeu, em seu escritório político, Ana Keite, que falou em nome de quase duzentas mães jaboatonenses de filhos com deficiência, que sofrem diariamente com inúmeras dificuldades para obter acesso a tratamentos e terapias para seus filhos. Na ocasião, Ana Keite que também representa a AMAR- Aliança de Mães e Famílias Raras, pediu o apoio da deputada e a convidou para participar de audiência pública que acontecerá, no próximo dia 20 de novembro, às 9h, no Ministério Público de Jaboatão dos Guararapes para tratar sobre denúncias relacionadas à falta de serviços e tratamento multidisciplinar para pessoas com deficiência e autistas do município. “ Ao longo do meu mandato como deputada estadual, recebi muitas denúncias de mães de crianças com deficiências e autistas sobre a falta de serviços e de atendimento para pessoas com deficiência e autistas, no município de Jaboatão dos Guararapes. Vejo que é um problema crônico, histórico e que se arrasta há anos, na cidade. E agora, como deputada federal, a quantidade de queixas aumentou muito. É preciso que a gestão de Jaboatão tenha mais respeito, pelo seu povo, que paga um imposto tão caro e não tem uma prestação de serviços de qualidade. As pessoas com deficiência e autistas precisam ter seus direitos garantidos. Necessitam dos serviços especializados para se tratar e poder ter uma melhor condição e qualidade de vida. E por olhar como mulher, mãe e cidadã, entendo demais a dor e a preocupação dessas mães. E, por isso, faço questão de declarar todo meu apoio e dizer que elas não estão sozinhas e que podem contar com a minha voz nesta luta”, afirmou Clarissa Tércio. A deputada disse ainda que vai participar da audiência, acompanhando esse caso de perto, cobrando providências e responsabilidade da gestão, para que medidas urgentes sejam adotadas e essas mães não se sintam desamparadas. Atualmente, como deputada federal, Clarissa Tércio é autora de vários projetos, entre eles, o PL 4733/2023, que assegura a gratuidade do transporte aéreo nacional e interestadual para pessoas com Transtorno do Espectro Autista ( TEA), assim como do PL 1502/2023, que trata da criação de um sistema público de atenção à saúde para atender pessoas com doenças raras, em todo território nacional e, também do PL 729/2023, que concede prioridade para pais de filhos com doenças mentais, possam trabalhar no sistema Home Office.

Pedro Campos cumpre agendas pelo agreste e sertão pernambucano

Entre os dias 10 e 13 de novembro, o deputado federal Pedro Campos cumpriu extensa agenda no agreste e sertão pernambucano. Em ritmo intenso, o parlamentar esteve nas cidades de Sertânia, Arcoverde, Quixaba, Iguaracy, Ingazeira, Serra Talhada, Araripina, Salgueiro e Petrolina. “Seguimos na ponte aérea, entre Brasília e Pernambuco, escutando a nossa gente para levar à Câmara dos Deputados as reais necessidades do nosso povo”, afirmou. Na última segunda-feira(13), o parlamentar acompanhou a visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a Petrolina. Ao lado do prefeito de Petrolina, Simão Durando, e do ex-prefeito da cidade, Miguel Coelho, foram anunciados investimentos na ordem de R$60 milhões para novas obras no aeroporto da cidade. “A iniciativa fortalece Pernambuco, ao realizar investimentos em infraestruturas que potencializam os arranjos produtivos locais. A iniciativa vai possibilitar o trânsito de aviões cargueiros para escoar a produção da nossa fruticultura para o mundo”, afirmou. As obras irão gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos. Em Sertânia, o parlamentar esteve com o prefeito Ângelo Ferreira e com os vereadores da cidade Paulo Henrique Ferreira, Fiapo, Washington Passos, Marinho do ônibus, Tadeu Queiroz, Rita Rodrigues, Edmundo José e Niltinho Sousa. O grupo vistoriou as obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER), equipamento do SUS voltado à saúde da Pessoa com Deficiência. O CER concentra profissionais e recursos específicos para atender às necessidades individuais de cada pessoa com deficiência, seja ela física, sensorial, intelectual ou múltiplas. “A gente faz política juntando. Esse CER tão importante para a população de Sertânia está sendo construído pela prefeitura, com recurso de emenda do deputado Diogo Moraes. Aqui assumimos o compromisso de destinar recursos de emendas parlamentares para contribuir com os equipamentos e com parte do custeio. Precisamos fortalecer e ampliar as políticas públicas que apoiem pessoas com deficiência”, concluiu. O parlamentar está na linha de frente para a ampliação dos CERs no país. A Comissão de Pessoa com Deficiência acolheu sugestão de emenda do deputado ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que insere como meta prioritária a expansão dos CERs, que inclui a previsão orçamentária para construção de mais 100 CERs. “O Brasil conta com mais de 5.500 municípios e dispõe apenas de 299 CERs. É urgente e necessário ampliar essa rede, que existe dentro do Sistema Único de Saúde, para ampliar o acesso a diversas terapias e tratamentos voltados às PCDs”, afirmou o parlamentar.

Engenho Pantorra recebe o projeto Campo Iluminado

Pantorra, na área rural do Cabo de Santo Agostinho, é a primeira localidade a receber o projeto Campo Iluminado. O projeto visa proporcionar a utilização dos campos de várzea nos horários noturnos.  No Cabo,  a prática esportiva é a que mais gera lazer e entretenimento nas comunidades. Nessa terça-feira (14) o prefeito Keko do Armazém fez a entrega da iluminação do campo de Pantorra, e para estrear a luz no gramado, a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude promoveu um torneio de futebol, com disputa entre os times Pantorra x Castelo e Arariba × Sacambu. “O futebol está no DNA dos cabenses. Ele é um instrumento de relacionamento social e, como tal, a gestão tem apoiado com incentivo ao futebol amador,  promoção de campeonatos, cursos para formação de juiz de futebol de várzea, e agora, com implantação da iluminação nos campos”, destacou o prefeito keko do Armazém. A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Pantorra, Lau dos Engenhos,  disse que a iluminação no campo vai atender,  indiretamente, a todos que moram em Pantorra. ” A iluminação é um direito de todos e que foi nos negado a vida toda”. A Prefeitura também  investiu na melhoria da  iluminação pública do engenho,  instalando mais postes e substituindo as  lâmpadas convencionais pelas de LED.  “Agora Pantorra está  mais iluminado e seguro para os moradores”, falou. Foram colocados 8 postes, com 24 refletores de 500 Wats. E 5 postes nos locais onde a iluminação era insuficiente. O projeto Cabo Iluminado será levado para outros campos de várzea, de acordo com o cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura. O Cabo de Santo Agostinho tem, aproximadamente, 60 campos de várzea e 100 times de futebol amador, o que demonstra a importância dessa prática esportiva para as comunidades. O município também tem dois times profissionais, o Cabense e o Ferroviário.