Educação de Olinda é reconhecida no Prêmio Escola Destaque 2023

O avanço da educação em Olinda foi reconhecido na Premiação do Prêmio Escola Destaque 2023, do Programa Criança Alfabetizada, entregue nesta sexta-feira (20.10), na sede da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, Recife. A nota atingida pela Marim dos Caetés foi 9,74 num máximo de 10. O prefeito, Professor Lupércio, lembrou que a honraria para Olinda é o resultado de um trabalho que começou em 2017, no início da gestão, quando a cidade passou a investir em escolas em tempo integral – a sétima está em processo de implantação – e capacitação dos profissionais. “É uma felicidade sem tamanho e essa premiação aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Estamos vendo o avanço da educação em Olinda e vamos trabalhar cada vez mais para novas conquistas”, disse. A coordenadora do projeto na cidade, professora Cynthia Porto, recebeu o reconhecimento na categoria Coordenador Municipal Destaque. Para ela, o prêmio é fruto de um esforço conjunto do Poder Público, municipal e estadual, em capacitar gestores e professores para atingirem os resultados desejados. “O município e o estado têm nos fornecido todos os materiais voltados para o campo da educação. Junto com toda equipe temos incentivado as escolas a trabalhar por uma alfabetização baseada na perspectiva do letramento que vai garantir os direitos de aprendizagem das crianças que estão na Educação Infantil”, enfatizou. A gestora da Escola 19 de Setembro, do bairro de Águas Compridas, Adailza Madalena de Melo, enfatizou o trabalho em equipe como o pilar mais forte para o cumprimento do compromisso firmado e a premiação recebida pela unidade como um dos destaques. “Nosso trabalho, não só como gestão da escola, mas como toda equipe da escola e da Secretaria de Educação de Olinda, conseguiu atingir esse nível na alfabetização desses alunos”, pontuou. Criança Alfabetizada Para alcançar seus objetivos, o Programa Criança Alfabetizada busca fortalecer o regime de colaboração com os municípios do Estado. Ao longo de quatro anos de atuação, o programa já ofereceu formação continuada a  18.184 professores e impulsionou o processo de alfabetização de 1.047.614 crianças pernambucanas em 6.264 escolas públicas de 181 municípios e de Fernando de Noronha. Só em 2023, o Programa Criança Alfabetizada já alcançou 141.418 crianças matriculadas na Educação Infantil e 165.875 estudantes matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Liana Cirne, autora do requerimento para homenagem a Lia de Itamaracá no Carnaval, comemora anúncio da Prefeitura do Recife

A vereadora do Recife Liana Cirne (PT), comemorou o anúncio feito nesta sexta-feira, 20 de outubro, pelo prefeito João Campos (PSB) dos homenageados do Carnaval do Recife 2024. A parlamentar é autora do requerimento aprovado na Câmara do Recife que solicitou à Prefeitura a homenagem à artista Lia de Itamaracá. “Recebemos com muita alegria o nome de Lia de Itamaracá e Chico Science como os homenageados do Carnaval do Recife do próximo ano. Na Câmara tive a honra de ser a autora do requerimento que pediu esse merecido reconhecimento a nossa rainha da ciranda. Lia merece toda nossa homenagem por seu legado na cultura popular”, diz Liana Cirne. O requerimento apontado por Liana foi aprovado na Câmara Municipal do Recife na reunião plenária da última terça-feira, 10 de outubro. Na votação a parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a proposta e lembrou que a cirandeira completa 80 anos em 2024. “Lia de Itamaracá está completando, em janeiro de 2024, 80 anos de idade. Vai ser homenageada no Carnaval do Rio de Janeiro e no Carnaval de São Paulo – especificamente nos blocos Império da Tijuca, do Rio, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. No entanto, o nosso Carnaval nunca se deu em homenagem a nossa rainha da ciranda”.

Jaboatão terá escritório do IPA para apoiar agricultores do município

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) abrirá um escritório de assistência técnica no município do Jaboatão dos Guararapes, para apoiar os produtores, principalmente, da agricultura familiar. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (19), durante a abertura da 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri), que está acontecendo na sede do IPA. Participaram do ato a governadora Raquel Lyra, o presidente do IPA, Joaquim Neto, e o prefeito Mano Medeiros. O novo escritório entrará em atividade na próxima semana e funcionará na Rua Barão de Moreno, 260, Vila Rica. O local foi escolhido estrategicamente por estar nas proximidades da Zona Rural do Jaboatão. A área rural representa 60% do território do município e tem uma população estimada em 15 mil habitantes distribuídos nos 26 engenhos. Por conta disso, os técnicos do IPA estarão mais próximos dos produtores, facilitando o trabalho de apoio e assistência técnica. O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância desse escritório do IPA para o desenvolvimento da produção rural. “A agricultura familiar tem um grande potencial que precisa ser cuidado e incentivado. A formalização da parceria com o IPA é fundamental para o fortalecimento da produção desta cadeia produtiva. O IPA realiza um importante trabalho, apontando quais culturas se adaptam em cada região, desenvolve pesquisas que melhoram a qualidade dos produtos e orienta como o investimento deve ser aplicado. Tenho certeza que essa parceria fará a diferença na vida dos agricultores do Jaboatão”, ressaltou. O gestor também destacou os incentivos que a Prefeitura do Jaboatão vem dando aos produtores rurais, com distribuição de sementes, parcerias para abertura de linhas de crédito e apoio técnico. “Nosso município tem todo o interesse em aproveitar a produção, principalmente, na merenda escolar. Por isso incentivamos os produtores a se associarem à cooperativa que é responsável pelo abastecimento nas escolas da rede municipal. Até o final do ano, nossa gestão vai aplicar R$ 5 milhões na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, porque entendemos a importância de valorizar esse setor”, ressaltou Mano. O presidente do IPA, Joaquim Neto, falou da importância do Jaboatão para o setor produtivo, daí a necessidade de ter o escritório na cidade. “Vamos levar assistência técnica, pesquisas, extensão rural, inovação tecnológica e crédito rural assistido para garantir um maior apoio aos produtores da agricultura familiar”, destacou.

Lei proposta pelo vereador Zé Neto é sancionada pelo prefeito João Campos

O prefeito do Recife, João Campos, sancionou na tarde desta quinta-feira (19.10), o Projeto de Lei 150/2023, de autoria do vereador Zé Neto, instituindo a Semana Municipal do Seguro, já a partir de 2024. “Em muito países já existe a cultura do seguro, em diversas frentes, mas o Brasil ainda precisa avançar muito”, disse o prefeito, ressaltando que é importante se discutir esse serviço sob novos aspectos, como na área ambiental. Ele se comprometeu, ainda, de estudar a prorrogação do ICMS no patamar de 2%. Para o vereador Zé Neto, a sanção do projeto se agrega a outras iniciativas que ele vem apresentado, com apoio do Sindicato dos Corretores de Seguro, para fortalecer o setor e valorizar os profissionais que atuam na área. “O Recife, por exemplo, já tem, por meio do nosso mandato, o dia dedicado aos corretores (11 de outubro) uma forma de alertar a população para a importância daqueles que atuam nesse segmento”, completou o vereador, O evento contou com a presença do secretário de governo e participação social do Recife, Aldemar Santos; o presidente do Sindicatos dos Corretores de Seguros de Pernambuco (Sincor-PE), Carlos Valle; e o diretor do Sindicato das Seguradoras de Norte/Nordeste( Sindsegnne), Leandro Vasco.

Segurança do Ipojuca através do uso da tecnologia é tema no REC’n’play 2023

Representando a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, o secretário da pasta, Osvaldo Morais, esteve presente, nesta quinta-feira (19), na 5ª edição do Rec´n´play, um dos maiores e mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil, que acontece até o dia 21 de outubro, no Bairro do Recife. Em um dos setores da programação, o Gov In Play, que tem como objetivo reunir profissionais de empresas públicas e privadas, líderes e especialistas engajados em inovação governamental para promover um espaço de troca de ideias, conhecimentos e experiências, Osvaldo falou sobre segurança e tecnologia. A palestra teve como tema “O uso da tecnologia como aliada nas demandas relacionadas à segurança pública”. A atividade também contou as apresentações do Engenheiro Civil e Mestre em Inovação na Construção Civil, Thomás Migliorini Covello, e do Arquiteto e Urbanista, José Gleidson Dantas da Cunha. Reconhecida pelas boas práticas nessa área da gestão municipal, a Prefeitura do Ipojuca inova cada vez mais para reforçar a segurança pública. A cidade conta com diversos suportes, a exemplo de 129 câmeras implantadas e uma central com 50 operadores e seis supervisores; o 153 digital, aplicativo para realizar denúncias com atendimento 24h; a Plataforma WEB, que permite acesso e compartilhamento de imagens adquiridas pela constelação PlanetScope- 130 Satélites; o Botão do Pânico, um sistema com dispositivo para as mulheres vítimas de violência doméstica; e a Bodycam, câmeras corporais, recentemente lançadas. Com investimentos prioritários como esses, é possível ver, no dia a dia, o baixo índice de criminalidade e de denúncias. “Estar aqui hoje é um reconhecimento que a prefeita Célia Sales tem feito na segurança, desde que nós ganhamos por duas vezes o prêmio de Connected Smart Cities, mostrando que Ipojuca tem um enorme trabalho de inovação na área. É muito gratificante ser convidado como representante, em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia, para apresentar o que está sendo feito no município para todo o Estado e pessoas do ramo. É o momento de explicar o porquê houve uma redução da violência e como a tecnologia fez parte disso para ajudar aquelas pessoas que trabalham diretamente na prevenção e na repressão à criminalidade, como os guardas municipais. Estou bastante feliz de compartilhar este trabalho sério que vem crescendo e sendo bastante reconhecido”, disse o secretário da Defesa Social, Osvaldo Morais.