São Lourenço da Mata tem a melhor saúde primária da RMR e das cidades acima de 100 habitantes de Pernambuco
O serviço de Atenção Básica em saúde oferecido pela prefeitura de São Lourenço da Mata ocupou mais uma vez o primeiro lugar na Região Metropolitana do Recife. A cidade também lidera o ranking entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. No último levantamento, a cidade havia alcançado nota 8,9. Agora, com a melhoria ainda maior dos serviços oferecidos, a Atenção Básica de São Lourenço da Mata registrou nota 9,75. No país o município deixou a incomoda posição 5.415 e está agora no 954. Ficando inclusivas entre as 3 primeiras cidades com mais de 100 mil habitantes também no Brasil. O resultado é feito de um imenso esforço da gestão Vinícius Labanca que em 2021 recebeu a cidade com inúmeros problemas. Com muito trabalho, o prefeito comemora ofertar melhorias em saúde para o povo e promete avançar ainda mais. “Temos hoje um trabalho reconhecido na Saúde e no atendimento humanizado as pessoas de nossa cidade. São Lourenço hoje começa a colher os frutos que plantamos lá atrás. Estou muito feliz e consciente de que precisamos melhorar ainda mais”, ressaltou Labanca.
Destino Porto de Galinhas é divulgado na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT)
Neste último dia da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que ocorre em Buenos Aires, na Argentina, a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, se reuniu com Natalia Pisoni, representante do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), entidade do país latino que se assemelha a Agência Brasileira de Turismo (EMBRATUR). Na agenda, a comitiva ipojucana e a executiva conversaram sobre as potencialidades do destino de Porto de Galinhas, e as possibilidades de aumento de intercâmbios entre as localidades com a nova rota de voo que ligará as capitais da Argentina e a pernambucana, a partir de janeiro de 2024. Durante o encontro, também foram tratados temas sobre as demais rodadas de negócios (roadshows), que ajudam a promover Porto de Galinhas em outras cidades da Argentina além de Buenos Aires, como Rosário, Mendoza e Córdoba. Logo em seguida, a gestora ipojucana teve uma reunião com a companhia aérea Aerolíneas Argentinas. Na oportunidade, foi conversado sobre a possibilidade de estender o mapa de voos da companhia até Pernambuco, criando um novo canal de oportunidade para que os turistas argentinos tenham mais opções de chegar ao balneário ipojucano de Porto de Galinhas. “Foram dias muito produtivos em que pudemos reforçar nosso destino de Porto de Galinhas para esse mercado argentino que é tão importante para nós. Saímos de mais essa agenda muito felizes com todos os contatos para garantir que nossa região prossiga recebendo uma grande quantidade de turistas de toda a região, gerando emprego e renda para os ipojucanos que vivem direta e indiretamente da cadeia produtiva do turismo”, destacou a prefeita Célia Sales. Além da gestora, a comitiva ipojucana também foi formada pelos secretários Mário Pilar (Turismo), Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico) e Ana Paula Guimarães (Chefe de Gabinete).
Fundação Leonel Brizola exibe filme sobre Vargas em Caruaru
A Fundação Leonel Brizola e o PDT Caruaru exibem gratuitamente no próximo sábado (07/10), às 16h, o filme “VARGAS: A Transformação do Brasil”. O documentário, dirigido pelo jornalista Beto Almeida, é baseado na trilogia “A Era Vargas”, escrita pelo jornalista José Augusto Ribeiro, e reúne importantes depoimentos sobre Getúlio Vargas e o seu legado político, sintetizando, em aproximadamente uma hora de duração, relevantes informações sobre o período mais importante da República no século XX. Destaque em especial para criação da PETROBRAS, que completa 70 anos neste ano de 2023. A exibição é aberta ao público e será seguida de debate sobre a temática com o ex-deputado e ex-prefeito Zé Queiroz. Para o presidente da Fundação Leonel Brizola em Pernambuco, o advogado Pedro Josephi, “a iniciativa do documentário é difundir e resgatar conquistas históricas do período Vargas, como o voto feminino, as leis trabalhistas, a criação da Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce e a Petrobras”. E complementa, “conhecer o passado ajuda a orientar a atuação política do nosso partido em defesa do desenvolvimento nacional e da emancipação do povo brasileiro”. A atividade em Caruaru, que terá também as participações do Secretário Executivo da Previdência Social do Governo Lula, Wolney Queiroz, e do vereador Fagner Fernandes, está inserida na programação do 1º Circuito Nacional de Cinema da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, que ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, em diversas cidades do país. ?SERVIÇO?Entrada gratuita.Local: Rua Rodrigues de Abreu, nº 480, Maurício de Nassau, Caruaru, PernambucoHorário: 16h
Comissão do Senado aprova relatório de Teresa Leitão sobre PL de retomada de obras paralisadas da Educação
A Comissão de Educação e Cultura aprovou o projeto de lei 4172/ 2023, que institui o Pacto Nacional pela retomada de obras e de serviços de engenharia destinados à educação básica e profissionalizante, à saúde e à cultura. O projeto é da Presidência da República e o relatório na Comissão, favorável à aprovação do PL, foi da senadora Teresa Leitão. “Temos mais de três mil escolas com obras paralisadas, então (o pacto previsto no PL) é a retomada dessas obras. É a retomada de obras em hospitais, como também tem uma parte do Ministério da Cultura, que é para que o PAC e a lei Paulo Gustavo também possam ser utilizados para a melhoria dos equipamentos culturais. Então é um projeto amplo, que abrange três ministérios”, esclareceu Teresa Leitão. A relatora também solicitou que o tema seja votado em regime de urgência no Plenário do Senado. “O nosso parecer é favorável. No da educação tem uma parte também que diz respeito ao FIES. Portanto, são coisas urgentes”. Teresa Leitão lembrou que a retomada das obras na área de educação irá beneficiar milhares de crianças, porque muitas das obras paralisadas são em escolas municipais e estaduais, que estão funcionando precariamente. “Ainda aprovamos requerimento de minha autoria e de outros senadores para realizarmos audiência para debatermos os avanços no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, destacou. FORRÓ Outro projeto relatado pela senadora Teresa Leitão na Comissão de Educação e Cultura foi aprovado nesta terça (03). Trata-se do PL 5838/ 2019, de autoria do deputado federal Zé Neto (PT-BA). Com relatório favorável, o projeto reconhece o forró como manifestação cultural. No relatório, Teresa Leitão enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo: Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho, entre muitos outros. “O gênero acaba não apenas encantando estrangeiros, mas também servindo como porta de entrada para uma compreensão mais profunda da diversidade e autenticidade do Brasil. Por tudo que o forró representa, consideramos justo que se reconheça essa joia brasileira como legítima manifestação da cultura nacional” justificou.
No Dia Internacional dos animais, Detran-PE orienta para condução correta de pets em veículos
Transportar animal em veículo da forma correta é seguro para ele e para o condutor. Com a finalidade de orientar sobre a maneira adequada de conduzir animais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realiza, nesta quarta-feira (4), Dia Internacional dos Animais, ação educativa, no Parque da Jaqueira, às 7h30, e em Casa Forte, às 19h. Na data, que também é dedicada a São Francisco de Assis, além da parte educativa, vai contar com benção dos animais dos motoristas que estiverem acompanhados por seus pets. A iniciativa, que vai oferecer dicas e instruções, ocorrerá pela manhã durante as bênçãos do Monsenhor Luciano, em frente à Igreja da Jaqueira – na entrada da Av. Rui Barbosa. À noite, já na Praça de Casa Forte, a benção será ministrada pelo padre Fábio, em frente à igreja do bairro. Nos dois locais, técnicos em Educação de Trânsito e Agentes da Fiscalização do Detran-PE vão repassar informações e fazer demonstrações, como de transporte correto do pet; se é permitido andar com o animal no colo ou na janela; valor da multa por levar um pet na mala e pontos na Carteira de Habilitação.
Grupo Orizon e Owens Illinois lançam parceria inédita para reciclagem de vidro na UTM Jaboatão dos Guararapes
O Grupo Orizon, referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável e a americana Owens Illinois (O-I), maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, anunciam parceria que vai ampliar a reciclagem do vidro pós-consumo no país. A iniciativa, inédita no segmento, representa uma solução que garante escala ao reaproveitamento do material e reduz o desperdício com o descarte, sendo considerada um exemplo para a economia circular nacional. O projeto terá início no Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, onde o vidro recebido será separado na maior planta de triagem da América Latina, operada pela Orizon. Com tecnologia internacional, o sistema vai retirar grande quantidade de vidro do total de resíduos recebidos e reintroduzir o insumo reciclado como matéria prima para clientes como a O-I. O vidro será separado e seguirá para as fábricas da O-I, onde se transformará em novas embalagens. “A Orizon oferece às indústrias uma solução de larga escala, com a garantia de fornecimento e rastreabilidade de origem, que contribui para acelerar o mercado de recicláveis e a agenda de sustentabilidade nacional. Além de racionalizar o uso dos recursos naturais e resíduos com impactos positivos para o meio ambiente, há economia comprovada no custo da produção do vidro para a indústria, com a utilização da matéria-prima reciclada”, explica a Diretora de Marketing e Comercial da Divisão de novos negócios, Maria Fernanda De Paoli. Expansão- A experiência no Ecoparque de Jaboatão dos Guararapes pode ser o primeiro passo para avaliar a expansão do Grupo Orizon nesta divisão. O potencial de crescimento é extraordinário, já que a empresa faz a gestão de 15 Ecoparques no país, cuidando dos resíduos gerados por mais de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, o que corresponde a 20% da população. Segundo Maria Fernanda, a parceria vai gerar valor para o vidro, reduzindo desperdícios com a nova produção do insumo que partirá do zero. “A associação entre as empresas também contribuirá na venda de um material com menor pegada de carbono – muito valorizado hoje pelos consumidores, assim como no impacto para o aquecimento global”, finaliza a executiva. Mais sobre o reaproveitamento do vidro no Brasil No Brasil, o reaproveitamento de vidro pela indústria ainda é muito baixo devido, principalmente, aos desafios de separação, coleta e logística. Por isso, a ação conjunta das duas empresas, que visa ampliar a reintrodução do vidro na cadeia produtiva gerando valor para o que antes era considerado lixo, é exemplo de economia circular e promete impulsionar o setor. A Owens Illinois produz pelo menos metade das embalagens de vidro do mundo, atendendo grandes marcas de bebidas e alimentos. Sua meta global é utilizar 50% de caco na produção de embalagens ao invés de matérias-primas virgens. “Um grande diferencial da parceria com a Orizon é que agora estamos captando vidro também oriundo de coleta regular urbana (não de coleta seletiva) e em grande escala. A operação que estamos realizando de retirar vidro de aterros e levar direto para a indústria é inédita no país e reflete nossos esforços de incentivar a profissionalização da cadeia de reciclagem, o que gera emprego e renda, além, é claro, de ampliar o volume de material reciclado”, destaca Alexandre Macário, gerente do departamento de Economia Circular da O-I. O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de Crédito de Carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada uma tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens, como areia, calcário e soda cáustica.
Prefeitura do Cabo realiza capacitação sobre Nova Lei de Licitações
A Procuradoria Geral do Cabo de Santo Agostinho está promovendo um curso sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, a Lei 14.133/2021. O curso, que teve início nesta terça-feira (03), tem objetivo de capacitar os servidores para a aplicação da nova legislação, que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2024. As aulas terão continuidade nos dias 10 e 17 de outubro. A formação é ministrada pelo professor da Escola de Contratações Públicas, Danilo Almeida da Licitalab, no auditório da Escola Prefeito Eronides Soares, em Pontezinha. Ao todo, o curso possui carga horária de 24 horas. A Lei 14.133 redige as regras gerais dos processos de licitação e contratação direta, autárquica ou fundacional dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Com a capacitação, a Prefeitura do Cabo poderá aplicar a nova lei no município e oferecer estes serviços de forma mais ágil e eficiente.
Deputado Eduardo da Fonte e Adalto Santos visitam Hospital Oswaldo Cruz e reforçam compromisso com a saúde de Pernambuco
O deputado federal Eduardo da Fonte e o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Adalto Santos, fizeram visita ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC para tratar sobre as demandas da instituição. O encontro, que contou com a presença da diretora do Hospital, Izabel Avelar, do chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Emanuel Dias e dos cirurgiões Belmiro Vasconcelos e César Vasconcelos, foi marcado por importantes diálogos sobre avanços e melhorias nos serviços de saúde ofertados pelo Hospital. “O Hospital Oswaldo Cruz presta um atendimento de excelência aos pernambucanos, é referência para o Nordeste quando falamos sobre assistência médica de alta qualidade. Viemos reforçar e fortalecer nosso compromisso com a saúde dos pernambucanos nos colocando à disposição para trazer os avanços e melhorias que a instituição necessita e assim, continuar oferecendo um atendimento digno e humanizado aos pacientes”, disse o deputado federal Eduardo da Fonte. O parlamentar destinou emenda ao Hospital que permitiu a aquisição de um aparelho de Ortopantomografia para o setor de Radiologia do HUOC, beneficiando especialmente a odontologia e medicina bucomaxilofacial. A instituição, que irá completar 139 anos, é referência no estado de Pernambuco e oferece serviços médicos em múltipla áreas como oncologia, dermatologia, cirurgia geral, clínica cardiológica, doenças infecciosas e parasitárias, medicina preventiva, odontologia, entre outras. Desempenha um papel vital como hospital escola com programas de residência, mestrado e doutorado em diversas especialidades. Diariamente, atende cerca de mil pacientes no ambulatório e realiza aproximadamente 700 cirurgias por mês.
Com mais de 15,5 mil novos postos de trabalho em agosto, Pernambuco tem a maior geração de emprego do Nordeste e terceira maior do Brasil
Pernambuco atingiu, no último mês de agosto, a maior geração de postos de trabalho do Nordeste. Foram 15.566 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do país — atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo dados do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira (02) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este é o quarto mês consecutivo de saldo positivo de empregos formais no estado. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, são 25.042 empregos gerados. “O resultado do Caged de agosto aponta para as mudanças que Pernambuco começa a perceber, frutos de uma transformação que estamos empreendendo desde janeiro. Pernambuco foi o estado que mais criou empregos do Nordeste e o terceiro do País. Estamos no caminho certo para voltar a ser líder regional e referência nacional”, destacou a governadora Raquel Lyra. Para a secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade, “os números mostram não apenas uma retomada da economia, mas também avanço frente ao ano passado. Os dados evidenciam um crescimento de 3,8%, em relação ao mesmo mês de 2022. Já em comparação ao mês de julho deste ano (4.401), o saldo de agosto se multiplicou em mais de três vezes, o que representa a quarta maior variação do Brasil”. A secretária também ressalta o crescimento do comércio e, em especial da construção civil, além do movimento na indústria de transformação e na agricultura. “Tudo isso mostra um crescimento do emprego nos mais variados setores da economia”, complementa. SETORES – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de agosto de 2023. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Indústria (6.884), Serviços (3.567) e Agropecuária (2.854). Em seguida, vieram Comércio (1.475) e Construção (786). AÇÕES – Os esforços do Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento da economia local caminham ao lado de ações voltadas a maximizar a colocação dos pernambucanos no mercado de trabalho. Uma dessas iniciativas a serem postas em prática ainda neste ano será o Feirão do Emprego, a ser realizado no dia 10 de outubro. Mais de 30 empresas já confirmaram suas participações no evento, representando a oferta de cerca de mil vagas, para processos seletivos que ocorrerão no horário da ação. NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.
Candidatura de Daniel Alves favorece o governo ou a oposição?
Edição de terça-feira, 03 de outubro de 2023 Por Jorge Lemos O ex- vereador de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves, anunciará nos próximos dias sua saída do PV para disputar a Prefeitura. Seu atual partido faz parte da federação com o PT e o PCdoB que já escolheu o ex- prefeito, Elias Gomes (PT) como pré candidato do conjunto. A possível candidatura de Daniel divide a oposição, que tem construído uma frente ampla com os partidos de esquerda. Daniel ainda não disse qual o caminho vai trilhar, mas a divisão favorece a base governista que já vem trabalhando fortemente nos bastidores e que tem interesse na pré candidatura do ex-vereador para tirar o discurso de unidade. Há quem diga que Daniel Alves está de namoro com o Avante, presidido no Estado pelo ex-deputado, Sebastião Oliveira. Só o tempo é que vai mostrar se a estratégia de Daniel está correta ou não. Ele agora terá um grande desafio de montar uma chapa proporcional e colocar o time na rua. Troca troca- Em 7 anos, o ex- vereador, Daniel Alves já mudou de partido 5 vezes. Disputou a eleição para vereador em 2016 pelo PSD. Depois de eleito, foi para o PCdoB, onde disputou uma vaga de deputado estadual. Em 2020, disputou a Prefeitura de Jaboatão pelo MDB. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo PV e agora poderá disputar a prefeitura novamente por outro partido. Com o pé na rua- O ex-deputado, João Fernando Coutinho (PSB) tem intensificado sua agenda em Água Preta com o objetivo de tirar a prefeitura dos Magalhães. O atual prefeito Noé Magalhães está preso no Cotel e João tem andado e construído seu nome para disputar o executivo em 2024. Atraso – Ainda não saiu do papel o programa estadual de Segurança e Defesa Social que fará parte do Juntos pela Segurança e estava previsto para ser apresentado no dia 28 de setembro. O Governo de Pernambuco não se pronunciou dos motivos que levaram ao atraso. É culpa da crise- Têm prefeitos em Pernambuco que não gostam de pagar aos seus fornecedores e jogam a culpa na crise financeira que os municípios estão passando. A verdade é que esses municípios estão gastando mais do que arrecadam e não fazem planejamento das ações governamentais. Muitos deles estão com a folha de pessoal estourada, acima do limite de responsabilidade fiscal.