Lucielle Laurentino anuncia retomada da obra do Residencial Jurema

A população bezerrense tem mais um motivo para comemorar. Isso porque a prefeita do município, Lucielle Laurentino, anunciou, nesta segunda-feira (10), ao lado do secretário executivo de Habitação do Governo de Pernambuco, Paulo Lira, e de representantes da Caixa Econômica Federal, o retorno das obras do Habitacional Jurema. As obras, que estavam abandonadas há mais de cinco anos, deveriam ter sido entregues no primeiro semestre de 2017, buscando atender 248 famílias bezerrenses, com a construção de casas populares. Incluída no modelo “Minha Casa Minha Vida Entidades”, a construção já era dada, por muitos, como sem solução, devido às complexidades jurídicas e contratuais que originaram a sua paralisação. “Foram inúmeras idas a Brasília junto com Mendonça Filho, ele ainda sem mandato, para tratar com os ministros sobre a situação do Residencial Jurema. O nosso esforço foi intenso durante esses dois anos e meio de mandato, buscando também soluções junto à Caixa, e, felizmente, essa obra será retomada. Foi prioridade da nossa governadora Raquel Lyra junto ao ministro Jader Filho resolver essa situação e deu certo. Hoje, recebemos essa grande notícia da nossa governadora”, declarou a prefeita Lucielle Laurentino. O habitacional Jurema fica localizado na PE-097, vizinho a outro habitacional, o Bezerros. Na época, o Jurema chegou a ser premiado por ser uma construção de interesse social, com energia solar, porém, foi deixado de lado desde 2017. O espaço, inclusive, chegou a sofrer algumas tentativas de invasão. A obra é financiada pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica e do Governo de Pernambuco. “Deixo meu agradecimento especial a secretária da pasta, Simone Benevides, pelo empenho e cuidado com nossa cidade, sua dedicação foi fundamental para o retorno da construção. E também ao nosso deputado federal Mendonça Filho, que passou dois anos buscando comigo a solução, e a nossa governadora Raquel que vem cuidando de Bezerros como nunca antes. Também a Joãozinho Tenório, nosso deputado estadual, e aos representantes da Caixa, em nome do Superintendente Marcos Aurélio. Todos esses, trataram como seu esse problema e agora podemos celebrar em conjunto. Foi uma vitória de todos. E não vamos desistir de retomar o outro habitacional, o Pedro Lemos, em Encruzilhada de São João, pois o déficit habitacional é grande e as pessoas merecem uma moradia digna”, concluiu Lucielle Laurentino. Com previsão de conclusão em 12 meses, o retorno deverá ser imediato, sendo necessário realizar o reparo das depreciações, rede sanitária e entre outros serviços de infraestrutura. A assinatura da retomada das obras foi realizada, no próprio residencial, com representantes da Caixa Econômica Federal, do Governo de Pernambuco, do Município de Bezerros e da empresa responsável pelas obras.

Iterpe e Suape se reúnem para tratar de parcerias

O Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – Iterpe se reuniu com a Administração de Suape, na tarde desta segunda-feira (10), para tratar de parcerias para a regularização fundiária dos Engenhos Ximenes, Almacega e Arranca. Esta ação irá beneficiar cerca de 400 famílias agricultoras, localizadas na Zona da Mata Sul pernambucana, nos municípios do Cabo, Água Preta e Barreiros. Também foi discutida a possibilidade de celebração de convênio com transferência de recursos financeiros para o Iterpe realizar os trabalhos técnicos. Estiveram presentes na reunião o Presidente do Iterpe, Henrique Queiroz; Ivison Silva, Gerente de Ações Fundiárias; Bartolomeu Vieira, Coordenador Jurídico; Carlos Cavalcanti, Diretor de Sustentabilidade de Suape; Arthur Neves, Diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape; Paulo Teixeira, Regularização Fundiária de Suape e Sóstenes Alcoforado, Relações Governamentais e Institucionais de Suape.

Celebração dos 146 anos do Cabo de Santo Agostinho reúne mais de 50 mil pessoas, neste fim de semana

No último fim de semana, a praça 9 de julho, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco das comemorações dos 146 anos do município. Com a presença de mais de 50 mil pessoas, a festividade foi destaque, pela participação de artistas renomados. No sábado(8), a emoção tomou conta dos presentes durante um culto em gratidão a Deus, que contou com a apresentação do cantor, Anderson Freire. A mensagem de fé e esperança emocionou a multidão que compareceu para agradecer pelas bênçãos concedidas ao longo desses anos. No domingo(9),a festa continuou com muita música e animação. Os cantores Raí Saia Rodada, Raphaela Santos e Junior Ivo subiram ao palco e contagiaram o público com seus sucessos. “Estamos reativando as grandes festas da nossa cidade”, afirmou Keko. “Os eventos movimentam a economia, além de levar alegria para o nosso povo”, completou. GRATIDÃO – Antes das apresentações musicais, uma missa solene foi realizada na Paróquia de Santo Antônio e contou com a presença de autoridades religiosas, políticas e toda população cabense. Após a missa, solene as atenções se voltaram para a praça da estação, que contou com apresentações culturais, além do tradicional corte do bolo.

Elias Gomes chama atenção para a necessidade de retomada da obra da Barragem do Engenho Pereira

As enchentes em Jaboatão são constantes. Uma hora de chuva, muitas vezes, é suficiente para deixar dentro da água milhares de famílias. Soluções paliativas sempre são dadas, no entanto se faz necessário realizar uma intervenção que ponha fim, definitivamente, nesse problema crônico e histórico. A Barragem do Engenho Pereira, entre Moreno e Vitória, é o caminho. É o que aponta Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes. “Quando eu era prefeito e Betinho Gomes, deputado federal, unimos forças para buscar os recursos para a construção da Barragem do Engenho Pereira. À época, Betinho destinou R$6 milhões em emendas, conseguimos que o Estado desapropriasse a área, fizemos uma articulação grande. No entanto, por falta de mais recursos a obra foi paralisada”, explicou Elias Gomes. A Barragem pretende controlar o fluxo do Rio Jaboatão evitando que a cidade sofra com enchentes incontroláveis. “É preciso que o Estado retome essa obra porque ela é fundamental para salvar vidas. Lembro que enfrentei enchentes que devastaram Moenda de Bronze e Muribeca, e que poderiam ser evitadas com a finalização da barragem”, salientou Elias. A obra deverá custar em torno de R$54 milhões para ser finalizada. “Apesar do recurso ser alto, é possível ser conseguido, articulando com os deputados que receberam votos na cidade, governo do Estado e governo Federal. Se uma atitude não for tomada logo, a cidade continuará sofrendo com enchentes, que em pleno 2023, poderiam ser evitadas”, concluiu Elias.

Procon Jaboatão leva atendimento itinerante ao bairro de Barra de Jangada

Os moradores de Barra de Jangada têm a oportunidade de contar com os serviços do ônibus itinerante do Procon Jaboatão. O atendimento teve início nesta segunda-feira (10) e segue até a próxima quinta-feira (13), das 9h às 13h, na área localizada no estacionamento do Multi Shopping Sul. O serviço oferece suporte e abertura de reclamações relacionadas a problemas com diversas empresas fornecedoras. Os consumidores podem relatar questões envolvendo instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, o Grupo Neoenergia, COMPESA, entre outros. De acordo com o superintendente do Procon, Orzil Borges, os consumidores são encorajados a aproveitar essa iniciativa e garantir seus direitos. “O objetivo desta ação é no sentido de garantir apoio aos consumidores que se encontram mais distantes dos núcleos de atendimento. Conforme pesquisa PEIC, 81,7% das famílias em Pernambuco se encontram em situação de inadimplência, pontuou Borges. Fabiana do Nascimento, moradora de Barra de Jangada, elogiou a iniciativa e hoje já procurou o serviço do Procon itinerante. “Eu adorei a oportunidade de ter o veículo perto de casa, eu vou negociar a minha dívida do meu cartão e se Deus quiser limpar o meu nome”, afirmou.

Governadora Raquel Lyra realiza sobrevoo na Mata Sul do Estado

A governadora Raquel Lyra, acompanhada do secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, Coronel Clóvis Ramalho, realizou um sobrevoo, na manhã desta segunda-feira (10), na região da Mata Sul do Estado, atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 15 municípios daquela região. “Desde cedo estamos verificando in loco a situação dos municípios da Mata Sul por conta das enchentes, no helicóptero e no chão, conversando com as pessoas. Já é possível constatar a presença do Governo do Estado ajudando a desobstruir vias, ofertando água e buscando as ações emergenciais, mas fica evidente também a urgência de tirar do papel as barragens planejadas em 2010, sobre as quais estamos trabalhando desde a transição”, destacou Raquel Lyra. A situação de emergência, publicada no Diário Oficial do Estado, está estabelecida nos seguintes municípios: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso, Maraial, São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera.

Flávio Bolsonaro sai em defesa de Tarcísio: “Grande injustiça”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), depois de conflitos entre bolsonaristas sobre apoiar ou não a reforma tributária. Segundo o congressista, atacar o governador, “além de não ser inteligente, é uma grande injustiça”. “Foi um ministro competente, trabalhador e aceitou a missão de ser candidato a governador de SP por lealdade a Jair Bolsonaro. Siga firme, mostrando com trabalho sua importância para SP e o Brasil”, escreveu Flávio em seu perfil no Twitter na noite de domingo. As informações são do portal Poder360.

Simão Durando anuncia requalificação da ciclovia da Avenida da Integração

Boas notícias para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e lazer em Petrolina. Com o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos ciclistas da cidade, o prefeito Simão Durando anunciou a requalificação da ciclovia da Avenida da Integração, importante via que liga diversos bairros da cidade. Com um investimento de mais de R$ 900 mil serão revitalizados quase 4 km de extensão da ciclovia. As obras já foram iniciadas com a remoção do asfalto desgastado. Nesta semana, começa a ser aplicada uma nova camada de pavimento ao longo da ciclovia. A expectativa é de que as obras sejam inauguradas em setembro. Desde 2017, a Prefeitura de Petrolina tem implantado um anel cicloviário na cidade, construindo novas ciclovias e ciclofaixas e interligando-as para facilitar e dar mais segurança para quem utiliza a bicicleta. Até 2016, o município tinha apenas 12 quilômetros de extensão de ciclofaixa e ciclovia. Atualmente, Petrolina contabiliza mais de 45 quilômetros de pista para quem trafega de bike. De acordo com o prefeito Simão Durando, os equipamentos garantem ainda mais segurança e facilidade na locomoção desse transporte alternativo, além de conectar grandes avenidas e ligar os principais pontos das cidade. “Bem-estar, saúde e maior mobilidade são alguns dos benefícios do uso das bicicletas, por isso, aqui em Petrolina seguimos avançando na ampliação da infraestrutura para os ciclistas da cidade. E, desta vez, vamos recuperar essa ciclovia tão importante para quem utiliza esse meio de transporte, uma obra que vem para facilitar a mobilidade urbana da cidade, já que o uso da bicicleta é uma boa alternativa para essa melhoria”, concluiu.

Governo de Pernambuco amplia situação de emergência para mais três municípios da Mata Sul do Estado

Após novo monitoramento do impacto causado pelas chuvas em mais localidades da Mata Sul de Pernambuco, o Governo do Estado decretou mais três municípios em situação de emergência por conta das chuvas dos últimos dias. Em edição extra do Diário Oficial do Estado deste domingo (9), o governo publicou o Decreto nº 54.994 ampliando a situação de emergência para São José da Coroa Grande, Palmares e Primavera. Nesta segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra vai realizar agendas de visitas na região atingida pelas fortes chuvas.   Em articulação com o Governo Federal, a gestão estadual já garantiu o envio de 1,4 mil cestas básicas para a população dos municípios afetados. As cestas estão sendo enviadas através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e devem chegar ainda no início desta semana. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado está realizando diagnóstico de medicamentos e insumos das unidades básicas de saúde atingidas pelas intempéries para garantir o abastecimento dos respectivos estoques. “O monitoramento realizado em tempo real por equipes do governo neste final de semana apontou para a necessidade de decretação de situação emergência nesses municípios. Após assistência imediata, o governo inicia nesta segunda uma próxima etapa de enfrentamento das consequências das chuvas, agora numa articulação ainda mais próxima dos municípios atingidos”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.   Para decretar a situação de emergência nos três municípios, o governo levou em consideração notas técnicas e relatórios baseados no levantamento da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado.

Planalto avalia substituir Ana Moser e dar Ministério do Esporte para o Centrão 

O governo de Lula (PT) avalia substituir a ministra do Esporte, Ana Moser, para dar mais espaço ao Centrão. Um dos nomes cotados é do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), que tem interesse na pasta desde o início da gestão. “O trabalho da Ana e da equipe dela não está tão consolidado”, diz um interlocutor de Lula. “Então, é uma das possibilidades, sim”, disse. A mudança, se ocorrer, não será de imediato, e reduziria a presença feminina na Esplanada dos Ministérios. Titular do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ) deve deixar o cargo nos próximos dias e ser substituída por Celso Sabino (União-PA). Além do Ministério do Esporte, o Centrão também almeja os ministérios da Educação e da Saúde. Lula resiste a trocar os comandos dessas duas pastas, mas o governo pode oferecer, em compensação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).