Elias Gomes chama atenção para a necessidade de retomada da obra da Barragem do Engenho Pereira

As enchentes em Jaboatão são constantes. Uma hora de chuva, muitas vezes, é suficiente para deixar dentro da água milhares de famílias. Soluções paliativas sempre são dadas, no entanto se faz necessário realizar uma intervenção que ponha fim, definitivamente, nesse problema crônico e histórico. A Barragem do Engenho Pereira, entre Moreno e Vitória, é o caminho. É o que aponta Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

“Quando eu era prefeito e Betinho Gomes, deputado federal, unimos forças para buscar os recursos para a construção da Barragem do Engenho Pereira. À época, Betinho destinou R$6 milhões em emendas, conseguimos que o Estado desapropriasse a área, fizemos uma articulação grande. No entanto, por falta de mais recursos a obra foi paralisada”, explicou Elias Gomes.

A Barragem pretende controlar o fluxo do Rio Jaboatão evitando que a cidade sofra com enchentes incontroláveis. “É preciso que o Estado retome essa obra porque ela é fundamental para salvar vidas. Lembro que enfrentei enchentes que devastaram Moenda de Bronze e Muribeca, e que poderiam ser evitadas com a finalização da barragem”, salientou Elias.

A obra deverá custar em torno de R$54 milhões para ser finalizada. “Apesar do recurso ser alto, é possível ser conseguido, articulando com os deputados que receberam votos na cidade, governo do Estado e governo Federal. Se uma atitude não for tomada logo, a cidade continuará sofrendo com enchentes, que em pleno 2023, poderiam ser evitadas”, concluiu Elias.