Gilson Machado indica aliado para secretário em Jaboatão

O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, indicou nesta semana o Edson Queiroz Filho para o cargo de secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes. O novo auxiliar ocupou recentemente os cargos de gerente de Recursos Humanos e de diretor de Gestão Corporativa da Embratur. “Nossa gestão ganha um quadro de qualidade e estamos otimistas. Temos muito trabalho a fazer”, destacou o prefeito Mano Medeiros. O gesto é visto como um movimento de reforçar a aproximação entre Gilson Machado e o comando do PL no Estado. Gilson busca fortalecer seu nome na disputa pela Prefeitura do Recife no próximo ano.

Prefeita do Ipojuca, Célia Sales, sanciona lei pioneira em PE que institui Política de Segurança Pública Municipal

Um marco para a segurança pública do município de Ipojuca e para todo Pernambuco. Nesta sexta-feira (02), de forma pioneira no Estado, a prefeita Célia Sales sancionou a lei que institui a Política de Segurança Pública Municipal e o Sistema Municipal de Segurança Pública. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da instituição de ensino. O ato que firmou a formalização do estudo em lei foi realizado no gabinete da prefeita, e contou com a presença de parlamentares e pesquisadores da UFPE. Baseada na Lei federal 13.675 de 2018 e com alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), o regulamento tem como objetivo estabelecer as diretrizes para criação de um Plano de Segurança e adotar mecanismos de governança inovadora, planejamento estratégico e métodos modernos de policiamento com inteligência e tecnologia. A lei prevê ainda a integração entre os órgãos de segurança, relação harmônica e colaborativa entre os poderes municipais, eficiência no enfrentamento à criminalidade, resolução de conflitos por meio da conciliação e transparência. “Ipojuca vem melhorando muito, com um investimento grandioso que estamos fazendo na segurança. Agora, com esse novo plano, a gente crê que as coisas vão alavancar ainda mais. Nós seremos, com certeza, referência no nosso Estado”, declarou a prefeita Célia Sales. Como objetivo final, a Lei quer propiciar ao cidadão Ipojucano uma segurança de qualidade e eficiência, buscando a redução da violência, em especial os crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídio e latrocínio, e os Crimes Violentos Patrimoniais, roubos e sequestro. “Nós sempre estamos buscando o melhor na área da integração com as forças de segurança do Estado. Não é à toa que Ipojuca tem reduzido 70% da violência desde o início da gestão da prefeita. Estamos todos de parabéns e quero agradecer à UFPE pela parceria”, disse o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais. Para o coordenador da instituição de ensino federal, Jeronymo Libonati, “Ipojuca realmente é uma referência no estado de Pernambuco e a Federal se sente honrada em participar desse momento. Afinal, esse é o papel da universidade, de gerar conhecimento e aplicá-lo”, disse.

Álvaro Porto recebe comitiva de deputados gaúchos na presidência da Alepe

Em visita a Pernambuco, onde vieram conhecer o modelo de educação integral adotado pela rede de ensino público do estado, deputados do Rio Grande do Sul foram recebidos, nesta sexta-feira (02.06), pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alvaro Porto (PSDB). De acordo com o presidente do Legislativo gaúcho, Vilmar Zanchin (MDB), a experiência exitosa com escolas de turno integral de Pernambuco é o que trouxe os parlamentares gaúchos ao estado. “Pernambuco tem o melhor exemplo do Brasil em ensino integral e é importante conhecer. Estamos avançando neste quesito no nosso estado, e é claro que a Assembleia Legislativa, com o propósito de auxiliar as políticas implantadas pelo governo, está conhecendo estas experiências na prática”, afirmou. A comitiva esteve ainda em Sobral, no Ceará, onde foi ver de perto resultados alcançados em políticas públicas em educação fundamental. De acordo com Zanchin, o objetivo desta nossa missão, nos dois estados do Nordeste, foi buscar conhecimento onde, ao longo dos anos, ficou provado que houve avanços significativos nos indicadores educacionais. “Precisamos melhorar os indicadores no nosso estado, especialmente da aprendizagem”, disse, acrescentando que, por conta de conta de uma crise fiscal, o Rio Grande do Sul perdeu posições nos indicadores educacionais. “Precisamos recuperar este tempo perdido, agravado inclusive pela pandemia”. Álvaro Porto avaliou a visita dos gaúchos como um encontro positivo. Disse que a busca por experiências bem-sucedidas em educação é uma ação que indica o comprometimento dos deputados em contribuir com a sociedade. O presidente da Alepe adiantou ainda que parlamentares pernambucanos planejam – ainda em data prevista – uma visita à Assembleia do Rio Grande do Sul. Além de Zanchin, a comitiva foi formada pelos parlamentares Eduardo Loureiro (PDT), Eliana Bayer (Republicanos), Professor Bonatto (PSDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos), Guilherme Pazin (PP) e Sofia Cavedon (PT). No Recife, os gaúchos se reuniram também com vice-governadora Priscila Krause e com o secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas. Visitaram ainda a Escola de Referência em Ensino Médio Cícero Dias, em Boa Viagem.

Mendonça assume relatoria de projeto para ampliar o Ensino em Tempo Integral na Educação Básica

Com a experiência de ter criado como ministro da Educação a Política Nacional de Escola em Tempo Integral no Ensino Médio, o deputado Federal, Mendonça Filho (UB) assumiu a relatoria do PL 2617, que tem como meta fomentar a educação integral na Educação Básica com a criação de um milhão de novas matrículas. “As evidências mostram que a escola em tempo integral tem potencial transformador da realidade social de crianças e jovens. Já avançamos no ensino médio com o número de matrícula crescendo de 5,5% em 2016, para 14,9 em 2021, e o número de escolas com ensino integral de 8,2% para 21,9%. O desafio é continuar ampliando no ensino médio e impulsionar o integral no fundamental e no infantil”, afirmou Mendonça. O PL 2617, de autoria do Ministério da Educação, prevê a criação do Programa Escola em Tempo Integral para ampliar e fomentar o modelo integral na educação básica, do infantil ao ensino médio, ampliando o número de matrículas. “Estamos conversando com os diversos segmentos envolvidos. É importante oferecer assistência técnica e financeira aos estados, Distrito Federal e municípios para ampliar o ensino integral garantindo educação de qualidade para nossas crianças e jovens”, afirmou. Mendonca criou a Política Nacional das Escolas Em Tempo Integral para o Ensino Médio, em 2016 com a liberação de R$ 1,5 bi para estimular os 26 estados e o Distrito Federal a adotarem o modelo com avaliação periódica e repasse de recurso. Dados do Instituto Sonho Grande apontam que as matrículas em Tempo Integral no Ensino Medio subiram cerca de 69% após a criação da Política Nacional das Escolas Em Tempo Integral em 2016. O PL da educação integral prevê a criação de um milhão de novas matrículas com recursos na ordem total de R$ 4 bilhões, para dividir a aplicação em 2023 e 2024. Coordenador da implantação das escolas em tempo integral em Pernambuco, quando foi vice-governador, Mendonça destaca que além do impacto positivo nos indicadores de aprendizagem e de redução drastica de evasão, as evidências do modelo de escolas em tempo integral mostram redução de violência e homicídios em Pernambuco.

Humberto vai ao Ministério da Cultura buscar investimentos para Pernambuco

O senador Humberto Costa, vice-presidente nacional do PT e presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, esteve, nessa quinta-feira (1º), no Ministério da Cultura (MinC), para pedir o apoio do órgão a quatro projetos do setor em Pernambuco. Ao lado da senadora Teresa Leitão (PT), Humberto foi recebido pelo ministro interino, Márcio Tavares, já que a titular da pasta, Margareth Menezes, está em viagem ao exterior. O senador entregou ao MinC um documento com as demandas e recebeu uma sinalização positiva de investimentos. O primeiro pleito foi pedir empenho do Ministério na inscrição da sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, localizada na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, no patrimônio histórico e artístico nacional, e o encaminhamento, junto à Unesco, para que seja considerada patrimônio mundial. O senador pediu ao ministro interino, também, apoio para preservação, guarda e exposição ao público do acervo artístico do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, hoje de posse da família. Em vídeo exibido na reunião, a viúva de Naná, Patrícia, que mora em Nova York, agradeceu o apoio de Humberto e pediu empenho do governo federal na tarefa. Outra solicitação encaminhada pelo senador foram investimentos para organização e divulgação do acervo de Lia de Itamaracá, bem como a estruturação de um espaço físico sobre a artista na ilha do litoral norte de Pernambuco. Por fim, Humberto solicitou ao MinC recursos para reformar a Casa da Rabeca do Brasil, de Mestre Salustiano, além de transformar o local em um memorial. A audiência foi acompanhada por representante de Lia, que completará 80 anos em janeiro de 2024 e será tema de duas escolas de samba do Rio e de São Paulo no Carnaval do ano que vem, e pelo filho de Salu, Pedro. “Nós fomos muito bem acolhidos no Ministério. Márcio Tavares, que é secretário-executivo e estava como ministro interino, conhece a sinagoga, a obra de Naná, conhece Lia e já esteve na Casa da Rabeca, e foi muito sensível às nossas demandas. Saímos de lá com a sinalização de que o MinC trabalhará para acolher tudo aquilo que for possível”, explicou Humberto.

Delegado Resende propõe municipalização da água no Cabo

Por Jéssyka França – Repórter do Blog O município do Cabo de Santo Agostinho, localizado na Região Metropolitana, tem enfrentado ao longo dos anos uma séria crise no abastecimento de água. Os moradores têm sofrido com um serviço precário fornecido pela Compesa, passando até 15 dias sem água nas torneiras. Diante dessa realidade, o pré-candidato à Prefeitura do Cabo, Delegado Antônio Resende, surge com uma nova proposta: a municipalização dos serviços de saneamento, com o objetivo de ampliar o tratamento de esgoto e melhorar o abastecimento de água. Durante uma visita ao bairro Novo Horizonte, o pré-candidato constatou a triste realidade enfrentada pela população em relação à escassez de água. Trata-se de uma região com grande potencial, abastecida pela barragem de Pirapama, que fornece água para a região metropolitana, mas que não recebe a devida atenção no abastecimento interno. “A proposta é clara: municipalizar o fornecimento de água, colocando-o sob controle local e assegurando que todos os bairros recebam a quantidade necessária para suprir as necessidades de suas comunidades. A água é um recurso essencial para a vida, e todos os cidadãos têm o direito de ter acesso a ela. A falta de água não pode mais ser aceita como algo inevitável. A municipalização dos serviços de saneamento é uma solução viável e necessária para garantir um abastecimento adequado de água em toda a cidade do Cabo. Garantir o acesso à água é um direito fundamental de todos os cidadãos, e é nosso dever lutar por isso. Chegou o momento de reivindicar a mudança, agir em prol da municipalização e assegurar um futuro melhor para a população do Cabo, com um abastecimento de água justo e confiável”, disse o pré-candidato Delegado Resende.”

Prefeito Mano e presidente do União Brasil conversam sobre o futuro do Jaboatão

O futuro do município do Jaboatão dos Guararapes girou a conversa entre o prefeito Mano Medeiros e o presidente do União Brasil, Marcos Amaral. Os dois conversaram durante encontro nessa quinta-feira. Amaral disse que vem acompanhando a gestão de Mano e solicitou a conversa para se colocar à disposição e contribuir no que for necessário. Mano Medeiros agradeceu a iniciativa e o desprendimento de Marcos Amaral. “O presidente do União Brasil é uma importante liderança, tem muitos conhecimentos e pode nos ajudar a continuar avançando no Jaboatão. Não tenho dúvidas de que no momento que precisarmos, Marcos Amaral nos atenderá”, disse o prefeito.

Paralisação da Educação com protesto na Arena Pernambuco

Nesta sexta-feira (2) os trabalhadores em educação realizarão outra paralisação de suas atividades durante o expediente nas escolas públicas estaduais de Pernambuco. Trata-se de mais uma paralisação convocada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). O Sindicato produziu mais 1 milhão de Cartas à Comunidade Escolar e pretende distribuí-las hoje, em todo o Estado. A Carta, elenca os principais pontos de reivindicação da categoria. Além da paralisação, o Sindicato também realizará um protesto no estacionamento da Arena Pernambuco, a partir das 14h. Lá, o Governo do Estado lançará o programa “Juntos pela Educação”, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Já o Sintepe, perguntará à mandatária estadual “Junto de quem, governadora?”, em faixas e cartazes de protesto. A categoria reivindica um reajuste de 14,95% em todos os vencimentos dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco. O índice é referenciado no Piso Salarial do Magistério, que em 2023 foi estipulado nesses 14,95%. A paralisação na Rede Estadual de Ensino ocorre da seguinte maneira: a partir das 10h em escolas de um turno (após a merenda dos estudantes) e a partir das 12h em escolas de ensino integral (após o almoço dos estudantes). Após a paralisação, professores e demais profissionais da educação farão mobilizações nos entornos das escolas entregando a Carta à Comunidade Escolar. PROJETO DE LEI 712/2023 – Em outra frente de ação, o Sintepe tem dialogado com diversos deputados e deputadas sensíveis à causa da educação pública, dentre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB). O Sindicato tenta convencer os deputados de que o Projeto de Lei Complementar 712/2023, enviado ao Legislativo pelo Governo do Estado, prejudica e divide a categoria, visto que oferece a atualização do Piso do Magistério para uma pequena parcela dos professores (cerca de 6 mil) e para os contratos temporários. O projeto deixa de fora professores que têm especialização, mestrado e doutorado, deixa de fora analistas e administrativos, além de excluir os aposentados de qualquer reajuste. Para sensibilizar os deputados, o Sindicato criou uma página na internet onde apresenta seus argumentos e oferece a opção da categoria enviar mensagens para o deputado que votou ou que atua em sua região. O endereço é https://pisonacarreira.sintepe.org.br/ SERVIÇO Paralisação e protesto dos trabalhadores em educação Paralisação hoje (2) em todo o Estado de Pernambuco Protesto hoje (2), a partir das 14h, na entrada da Arena Pernambuco

plugins premium WordPress