Mês da Mulher: prestação de contas e homenagens na Câmara do Cabo

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho recebeu na manhã desta terça-feira (28), a secretária Executiva da Mulher, Walkíria Alves, para a prestação de contas relativas às atividades da pasta. A apresentação dos números é uma exigência da LC 141/12 e contou com a presença de vereadores, ex-vereadoras e mulheres representantes da sociedade civil cabense.A secretária apontou que Pernambuco é o segundo estado do Nordeste em casos de violência contra a mulher.“Em 2021, foram realizados mais de 4 mil atendimentos na Secretaria da Mulher do Cabo. Em 2022, esse número subiu para mais de 5,2 mil. Esses dados podem parecer altos, mas não são, e nem sequer, se aproximam da realidade de violência, desrespeito, e silenciamento que as mulheres cabenses e pernambucanas passam todos os dias apenas por serem mulheres”, apontou Walkíria Alves. Hoje, a Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho conta com 32 servidoras que atuam diariamente na proteção e enfrentamento à violência e na garantia dos direitos das mulheres. O presidente da Câmara, vereador Ricardo Carneiro (Ricardinho) destacou a importância das mulheres comporem espaços, inclusive no Legislativo. “Hoje, temos uma governadora e vice-governadora, além de uma senadora, eleitas com grande votação, algo histórico em nosso estado. É um sinal importante, que mostra que aos poucos, os espaços de poder nas prefeituras, câmaras, assembleias estaduais e legislativo federal tem sido ocupados por mulheres competentes e com vontade de fazer a diferença”, pontuou Ricardinho. Ao final da sessão, as vereadoras Gisele de Dudinha, Tereza da Bomboniere e Sueleide de Amaro representando as mulheres parlamentares do Cabo foram homenageadas com placas comemorativas.A comenda também foi entregue as ex-vereadoras Ana Selma, Edna Gomes, Irmã Dudinha e Efigênia Oliveira celebrando os serviços prestados à população cabense, além de demais representantes da sociedade civil também agraciadas.

Teresa Leitão vai presidir subcomissão que vai discutir o Ensino Médio

Foi instalada nesta terça-feira (28), durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a subcomissão temporária que vai debater e avaliar a reforma do Ensino Médio no país. Na reunião, Teresa Leitão (PT-PE), que já tinha apresentado o requerimento para a criação da subcomissão, foi eleita, por aclamação, presidente do colegiado. “Não queremos fomentar nenhum processo de polarização. Ao contrário, queremos aproveitar as diversas ideias que temos já circulando no Brasil, analisar as experiências que existem, analisar todo o processo de implantação deste modelo para propor algo que possa, de fato, corresponder ao grande desafio que é o ensino médio. Vamos trabalhar, com dedicação, coragem, alegria e esperança”, disse a senadora. Também fazem parte da subcomissão os senadores Augusta Brito (PT-CE), Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Izalci Lucas (PSDB-DF). A subcomissão terá 180 dias para discutir o assunto no Senado. A próxima reunião será no dia 12 de abril.

Prefeito Mano vistoria obras de pavimentação em Novo Horizonte

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros visitou, nesta terça-feira (28), a comunidade de Novo Horizonte, em Barra de Jangada, para conferir as obras de pavimentação que a Prefeitura do Jaboatão vem implementando. São mais de R$ 2,8 milhões que estão sendo investidos. Hoje, o gestor esteve nas ruas São Domingos, Engenheiro Fernando Lobo e da Pitanga, que já estão calçadas, e acompanhou os trabalhos na Rua da União, que deverá ficar pronta ainda neste semestre. “Fico feliz em ver as obras de pavimentação avançando, principalmente, quando estamos numa comunidade que precisa de uma atenção especial, como é Novo Horizonte. Recentemente, foram pavimentadas a Rua Engenheiro Fernando Lobo e Rua da Pitanga. As obras continuam na Rua da União e também vamos calçar a rua Bahia. São obras necessárias para que os moradores tenham condições dignas de vida”, disse o prefeito Mano. A dona de casa Josina Maria Alves Rocha não escondia a emoção ao ver a Rua São Domingos com calçamento. “Moro aqui há 22 anos. Era muita lama e até estranhei, nesses dias, quando choveu. Saí de casa e andei na rua toda calçada. Agradeço ao prefeito Mano por ter dado essa atenção a gente. Nossa a rua agora tá uma maravilha”, comemorou. CANAL O prefeito Mano Medeiros também vistoriou os trabalhos de abertura e aprofundamento do canal que liga a Lagoa Olho D´água ao Rio Jaboatão. O objetivo é garantir maior fluxo das águas e reduzir o nível da lagoa para, quando iniciar o período das chuvas, evitar os alagamentos nas comunidades que ficam no entorno. O canal está ficando com 30 metros de largura e 3 metros de profundidade.

Trabalhadores em Educação aprovam Dia Estadual de Paralisação

Em nova assembleia geral realizada hoje (28) pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), a categoria aprovou o “Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Piso na Carreira”, que ocorrerá em 11 de abril próximo. Todas as atividades pedagógicas nas escolas estaduais e locais de trabalho da educação da rede estadual de Pernambuco serão interrompidas neste dia como forma de protesto pela fato do Governo Estadual não dar respostas aos trabalhadores em educação sobre uma das principais reivindicações da categoria, que é a repercussão do reajuste de 14,95% do piso do magistério na carreira de todos os servidores da Secretaria de Educação. Já houve duas rodadas de negociação entre Sindicato e Governo e nenhuma proposta sobre o reajuste até agora apresentada. A Pauta de Reivindicações dos trabalhadores em educação já foi entregue ao Governo desde o dia 10 de fevereiro. A paralisação do dia 11 de abril próximo será na véspera de uma outra rodada de negociação entre Sindicato e Governo do Estado. “A categoria espera que a proposta da pauta seja atendida neste dia”, disse Ivete Caetano, presidenta do Sintepe. Na semana que antecede o 11 de abril, o Sindicato fará mobilizações nas escolas de toda a rede estadual de Pernambuco, conscientizando professores, analistas e administrativos da importância de paralisar todas as atividades pedagógicas neste dia. Ivete explicou que haverá mobilização dos dirigentes sindicais do Sintepe que visitarão as escolas para garantir o direito de paralisação. “Vamos fazer esse dia de paralisação um dia de luta em defesa da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado no dia 08 de fevereiro. São quase dois meses depois de entregue a pauta e ainda não há uma posição do governo sobre a aplicação do reajuste de 14,95% na carreira para todos os cargos da educação”, detalhou a dirigente sindical. O Sintepe vai incentivar o debate sobre a pauta de reivindicações dos servidores da Secretaria de Educação, que inclui vários itens de defesa do direito à educação. “Está na LDB que o professor e a professora devem fazer o debate em sala de aula, debater os direitos do cidadão. Nossa categoria está lutando por direitos que também são dos estudantes e por uma escola pública de qualidade social”, exemplificou Ivete Caetano.

Alepe promove passeio ciclístico e sessão solene para festejar 188 anos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) comemora 188 anos no próximo domingo (02) e para festejar a data preparou uma programação ao ar livre, no centro do Recife, e uma sessão solene que será realizada na segunda-feira (03) no auditório Sérgio Guerra. As comemorações começam neste domingo com um passeio ciclístico para funcionários e o público em geral saindo da frente do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, às 9 horas. As inscrições para o PedalAlepe são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla com limite para 1.500 participantes. Haverá sorteio de bicicleta e de mensalidades nas academias Novo Treno e Box We Oficial e no Instituto do Movimento. Na concentração do evento, marcada para às 8 horas em frente à sede da Alepe, haverá um ponto de arrecadação voluntária de alimentos que serão distribuídos para instituições que atendem pessoas carentes. A Alepe distribuirá para os participantes um Kit Ciclista com mini mochila UV, squeeze, boné e saco de lixo, e oferecerá água ao longo e término do passeio. Também haverá banheiros químicos, serviços de ambulância e segurança, tendas para alongamento e manutenção de bicicletas, coordenada pelo “Vamos de Bike”, projeto parceiro do evento que defende uma malha cicloviária segura no Recife. Para fechar as comemorações dos 188 anos, a Alepe realiza na segunda-feira (3) uma sessão solene, às 18 horas, no auditório Sérgio Guerra, com a presença de deputados, servidores e autoridades. Na ocasião, serão homenageados os funcionários mais antigos da Assembleia, entre efetivos, comissionados e terceirizados. Serviço: Passeio Ciclístico PedalAlepe Domingo (02/04), às 8 horas, em frente ao edifício Miguel Arraes (sede da Alepe) O passeio terá início na Rua da União, passando pelas ruas Mamede Simões, Aurora, Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte 12 de Setembro, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua da União Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/passeio-ciclistico-pedalalepe/1928759

plugins premium WordPress