TCE-PE aprova Contas de 2020 do ex-Prefeito de Moreno, Vavá Rufino
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) aprovou a prestação de contas do ano de 2020 do ex-prefeito de Moreno, Edvaldo Rufino de Melo e Silva (Vavá Rufino). Com isso, Vavá completa 16 contas aprovadas em quatro gestões no município. O gestor governou Moreno entre 1989 a 1992; de 1997 a 2004 e de 2017 a 2020. O político também foi vice-prefeito do município entre 1983 e 1988. O ex-prefeito Vavá Rufino, comemorou a aprovação de todas as suas contas, embora entenda que tal fato não é mais que obrigação de qualquer gestor público e destacou que o ano de 2020 foi marcado pelas dificuldades geradas pela pandemia. “A pandemia da covid-19 agravou mais ainda a realidade das gestões municipais na época. Tudo isso nos conduz a olhar para o futuro, consciente de que as realizações e o consequente aprendizado vão estar sempre presentes na minha vida e na vida daquelas pessoas que de alguma forma contribuíram para os resultados positivos alcançados”, disse Vavá. O ex-prefeito disse que ter 16 contas aprovadas se reveste de grande significado para a sua trajetória política, diante da “existência de práticas desabonadoras que ocorrem no Brasil inteiro”. Segundo ele, o fato o deixa com a consciência de dever cumprido. “Isso demonstra que sempre estivemos, de forma cuidadosa, no caminho certo, buscando agir com correção, respeito e dignidade com o uso do dinheiro público”, finalizou Vavá.
Petrolina: Simão Durando anuncia R$ 1,7 milhão para obra de mobilidade
Nesta segunda-feira (6), o prefeito Simão Durando acompanhou mais uma importante obra de pavimentação que vai impactar o trânsito de grandes corredores na área central da cidade. Começou a pavimentação da Rua Marcos Passos, via que liga a Avenida da Integração a Monsenhor Ângelo Sampaio, e a Cruzeiro do Sul, que ficam localizadas no São José. Ao todo, será investido cerca de R$ 1,7 milhão. A obra abrange quase 1,5 km e ainda este mês estará com o asfalto pronto para circulação de veículos. A via também receberá sinalização vertical e horizontal. A obra é uma das mais de 50 pavimentações que estão em andamento no município. No último ano, o prefeito Simão autorizou o asfaltamento de 140 ruas em 42 bairros da cidade. “Iniciamos a semana percorrendo diversos bairros da cidade, acompanhando de perto o trabalho das nossas equipes. Todos os dias estamos nas ruas autorizando e fiscalizando as obras. Aqui no São José, essas pavimentações vem para somar os inúmeros investimentos feitos no bairro, um exemplo é a Unidade Básica de Saúde, inaugurada a pouco tempo. Isso é mais qualidade de vida para o nosso povo, mostrando o cuidado da gestão com a população”, disse o prefeito Simão Durando.
Fátima Borba, Prefeita de Cortês, assume a Presidência do COMSUL
Nesta segunda-feira (6), a prefeita de Cortês, Fátima Borba foi eleita presidente do Consórcio Público dos municípios da Mata Sul (COMSUL) pelos próximos dois anos, derrotando sua adversária e atual Presidente Dayse Juliana.Dos 18 prefeitos que participaram da votação, dez votaram na pPrefeita de Cortês, foram eles os prefeitos de: Cortês, Xexéu, Amaraji, Escada, Ribeirão, Palmares, Joaquim Nabuco, Barra de Guabiraba, Jaqueira e Catende. Fátima Borba irá ficar no comando do COMSUL até fevereiro de 2025.“A Mata Sul venceu! Vamos assumir à presidência do @comsulpe, consciente do compromisso e da luta, por mais desenvolvimento da nossa região.Seguiremos firmes num só propósito, de cuidar bem da nossa Mata Sul. “ destacou.O Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul atualmente executa os serviços de aterro sanitário, realiza ações de infraestrutura, como iluminação pública e atividades relacionadas à promoção da saúde pública.
Jaboatão abre seleção simplificada com 95 vagas para Defesa Civil
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes abre processo seletivo simplificado para a contratação temporária emergencial de 95 profissionais. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (08) e vão até o dia 1º de março. Essa é uma das medidas adotadas pelo município, com objetivo de ampliar as equipes de Defesa Civil e, consequentemente, reforçar as ações de prevenção em relação ao período de chuvas. O certame se dará em uma única etapa, com a análise da experiência profissional e de títulos. O candidato deverá, necessariamente, acessar o site da organizadora (www.processoseletivoabdesm.com) para realizar o seu cadastro e anexar os documentos pessoais digitalizados, para ter sua inscrição iniciada, de acordo com as orientações indicadas no portal eletrônico. As vagas contemplam os seguintes cargos: Auxiliar operacional, Encarregado operacional e Motorista (categoria D), para nível fundamental. Operador de drone, Assistente administrativo e Técnico em engenharia para nível médio/técnico. E por fim, Engenheiro civil, Geógrafo e Técnico social para o nível superior. A lista com as vagas correspondentes e todos os documentos necessários para efetuar a inscrição consta no edital, disponível no Diário Oficial do município publicado no último sábado (4), e também no site da organizadora. Somente serão aceitos os documentos com imagens nos seguintes formatos: jpg, jpeg, gif, png ou documento em PDF. Para concorrer a uma das vagas, a pessoa precisa obedecer aos seguintes pré-requisitos: ser brasileiro; ter idade mínima de 18 anos; estar em dia com as obrigações eleitorais; ser quite com o serviço militar (no caso do sexo masculino); ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função; e não acumular função, empregos ou cargo público, em qualquer esfera de governo ou em qualquer poder, salvo nos casos constitucionalmente permitidos. Já para a análise da experiência profissional e de títulos, o concorrente à vaga terá que, no ato da inscrição, digitalizar e anexar ao formulário constante no site da organizadora, os documentos comprobatórios, conforme anexo III do edital, depois enviar de forma eletrônica.Caso o (a) candidato (a) tenha algum tipo de deficiência deverá comprovar, mediante documentação, prevista no edital. A listagem final dos selecionados deverá ser publicada no dia 21 de março, no portal da organizadora: (www.processoseletivoabdesm.com) e será homologado por meio de portaria, que será publicada no Diário Oficial do Município, no dia 24 de março. A Secretaria Especial de Defesa Civil foi criada pelo prefeito Mano Medeiros, neste mês, para garantir um trabalho mais efetivo na prevenção de desastres naturais e na atuação de proteção às pessoas. “A Defesa Civil, até então, era uma superintendência, mas percebemos a necessidade de criar uma secretaria específica. Consequentemente, temos a necessidade de aumentar o quadro de pessoal para atender ao município”, disse o gestor.
Joel da Harpa quer evangélicos na presidência da Comissão de Direitos Humanos
Integrante da Bancada Evangélica na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Joel da Harpa (PL), quer a presidência da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, sob o comando de um parlamentar evangélico. Para ele, está mais que na hora da Comissão passar a ter no seu comando alguém que defenda os valores cristãos. Segundo Joel, nos últimos anos, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular vem sendo presidida apenas por deputados(as) de Esquerda. O debate sobre a divisão das Comissões entre partidos e deputados deve ser deflagrada ainda nesta semana. O acordo para a distribuição dos postos é feito entre os líderes do Governo e da Oposição. A Bancada Evangélica na nova Legislatura da ALEPE possui ao menos 7 integrantes. São eles: Joel da Harpa, Pastor Cleiton Collins, Pastor Júnior Tércio, Renato Antunes, William Brígido, Romero Sales Filho e Adalto Santos. Por fazerem parte da Mesa Diretora, Joel da Harpa e Pastor Cleiton Collins não podem presidir nenhuma Comissão.
MPPE recomenda a Eduardo Cajueiro que não use sua imagem nas ações da prefeitura do Cabo
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo de Santo Agostinho, recomendou ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Cajueiro, deixar de veicular sua imagem em materiais de divulgação de ações e eventos promovidos pelo município. O gestor também deverá assegurar que as peças de divulgação apresentem o logotipo e o nome do ente público que está realizando os eventos, em respeito ao princípio da impessoalidade. De acordo com a Promotora de Justiça Alice Morais, o MPPE recebeu denúncias sobre a divulgação de evento realizado pelo município apenas com nome e imagem do Secretário, estando ausentes o logotipo da Prefeitura e o nome da Secretaria. “Essa prática poderia induzir em erro os destinatários, com a falsa percepção de que se trataria de evento promovido de forma particular e com proveito, portanto, à imagem do Secretário. Cabe lembrar que a promoção pessoal com o emprego de recursos públicos caracteriza ofensa aos postulados da moralidade e da impessoalidade”, alertou Alice Morais, no texto da recomendação. A Promotora também ressaltou que, embora a recomendação tenha um caráter educativo e preventivo para coibir infrações futuras, a continuidade das práticas que violam os princípios da administração pública poderá ensejar responsabilização. O agente público tem um prazo de dez dias para informar ao MPPE se acata ou não a recomendação. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (3).
Lupércio faz vistoria nas prévias de Olinda
Cumprindo a rotina semanal de vistoria durante as prévias carnavalescas, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, acompanhou de perto as ações montadas para os desfiles das agremiações que saem pelo Sítio Histórico da cidade. Neste domingo (5), o trabalho começou com uma reunião de monitoramento, que aconteceu no Palácio dos Governadores e contou com as equipes escaladas no esquema especial. Em seguida, Lupércio passou por tradicionais pontos da folia, como as ruas de São Bento, Bonfim e Prudente de Morais. O planejamento envolve uma força-tarefa do município com serviços de diversas secretarias para proporcionar ao folião segurança e tranquilidade durante as festividades. “Esse acompanhamento das prévias é fundamental para ver tudo o que está funcionando bem e o que ainda pode ser aprimorado. A estrutura que estamos montando para o melhor Carnaval do mundo é avaliada, semanalmente, com cada bloco que está passando pelas ladeiras”, ressaltou Lupércio. ELEFANTE – Ainda na noite do sábado (4), Lupércio foi até à Praça do Jacaré e marcou presença na concentração do Trote do Elefante. Em seguida, acompanhou a saída do bloco pelas ladeiras históricas de Olinda.