Novo lote com 71.370 doses de vacinas da Pfizer chega a Pernambuco
Uma nova remessa de vacinas contra Covid-19 chegou a Pernambuco nesta sexta-feira (13.08). As 11 caixas térmicas, com 71.370 imunizantes da Pfizer/BioNTech – destinados à aplicação da primeira dose – foram desembarcadas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre no final desta tarde. É o terceiro lote da Pfizer recebido esta semana. Pela manhã, já haviam chegado ao Estado mais 114.120 vacinas da Coronavac/Butantan, totalizando 185.490 unidades recebidas hoje. Do aeroporto, as vacinas seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI). As remessas da Pfizer/BioNTech e da Coronavac/Butantan serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) na madrugada deste sábado (14), para que os gestores municipais façam a retirada. “Apesar de os lotes estarem chegando a Pernambuco em dias e horários diferentes, ao longo dessas semanas, a logística que montamos desde o início da campanha de vacinação tem trabalhado de forma ágil, garantindo uma distribuição segura dos imunizantes aos municípios e o avanço da vacinação da nossa população”, comentou o governador Paulo Câmara. Das 114.120 vacinas da Coronavac/Butantan, que serão utilizadas para a primeira dose e finalização do esquema vacinal, 920 fazem parte de uma doação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde (MS), essas vacinas servirão à imunização do grupo estabelecido no contrato celebrado entre a Conmebol e a empresa doadora. A lista nominal será enviada aos Estados, para destinar as doses contratadas ao grupo definido. As demais doses poderão ser utilizadas para vacinação da população. “Reforço que a população deve se imunizar assim que abrir a vacinação para sua idade. E não deve deixar de tomar a segunda dose, pois só assim o organismo terá uma resposta mais efetiva contra o novo coronavírus”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo. Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.235.470 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.781.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.806.080 da Coronavac/Butantan, 1.475.370 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Silvio Santos é internado com Covid em São Paulo
O apresentador Silvio Santos, de 90 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O apresentador e dono do SBT deu entrada na unidade hospitalar acompanhado da filha, Patrícia Abravanel, nesta sexta-feira (13). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. Silvio Santos tinha voltado a gravar no SBT recentemente, apesar do pedido das filhas para que adiasse o retorno. As gravações do Programa Silvio Santos, no SBT, foram suspensas por pelo menos uma semana. No último sábado (07), uma pessoa da equipe testou positivo para a Covid-19 e o estúdio onde é filmada a atração televisiva, em São Paulo, foi esvaziado às pressas. Pelas redes sociais, a filha Patrícia Abravanel confirmou que Silvio Santos foi internado em São Paulo, após testar positivo para a Covid-19. Segundo ela, ele passa bem. Silvia Abravanel também usou as redes sociais para falar sobre a saúde do pai. Silvia agradeceu o carinho dos fãs e afirmou que os exames estão bons. Ela também foi internada com Covid em abril deste ano. Na ocasião, relatou que ficou muito debilitada e chegou ao hospital “implorando por ar”.
Recife abre cadastramento para vacinação de pessoas com 2 anos ou mais no Conecta Recife
O prefeito João Campos (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (13), que o cadastro de crianças com 2 anos ou mais já pode ser feito no Conecta Recife para vacinação contra a Covid-19. O prefeito pediu que mães, pais e responsáveis das crianças e adolescentes realizem o cadastro para que a gestão possa ter maior controle da quantidade de vacinas. “No dia 25 de janeiro deste ano, a gente abriu o cadastro no Conecta Recife para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Com isso, a gente conseguiu fazer o processo de vacinação organizado, com muita gestão, buscando sempre ser eficiente. Como a gente já abriu a vacinação para todos os adultos do Recife, a gente agora dá um novo passo, pedindo o cadastro de todas as pessoas com 2 anos ou mais da nossa cidade no Conecta Recife”, disse João Campos. O cadastro deve ser feito através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Devem ser anexados no ato do cadastramento comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança ou adolescente, do pai ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela. VACINAÇÃO – A Prefeitura do Recife disponibiliza 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que estão localizados no Sest Senat, no Porto da Madeira; Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife; na Unicap, na Boa Vista; na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura; e UniNassau, nas Graças. “Se você é pai, mãe ou responsável de alguém que tenha 2 anos ou mais, a gente pede que vá no Conecta Recife e faça o cadastro desta pessoa. Com isso, a gente vai poder planejar novas aberturas e o avanço da vacinação na nossa cidade. Vamos juntos sempre com muita transparência e eficiência, mostrando que é possível, sim, trabalhar para que a vacinação seja um processo democratico, justo e eficiente”, completou o prefeito.
Nem todos os economistas são iguais ou feliz dia dos economistas!
@prof.sandroprado Início dos anos 90, quando entrei para cursar Economia na Universidade Federal de Juiz de Fora, já havia percebido que nem todos os meus colegas comungavam do mesmo pensamento que eu. Alguns eram extremamente minimalistas e julgavam o papel do Estado irrelevante para que as atividades econômicas e a distribuição de renda chegassem ao equilíbrio. Foi assim que percebi que, parte significativa dos meus colegas, eram liberais e não tinham como preocupação central o ser humano e sim o mercado. Realmente fiquei impressionado como muitos amavam o tal do Mercado. O pior é que o Mercado não era um ser humano, como o Walter Mercado, famoso astrólogo dos anos 90, conhecido popularmente como “ligue já”. Não os entendia e ainda não os entendo. Na verdade, não entendo a maioria dos Economistas. A economia estuda a escassez de recursos e sua distribuição pelos membros da sociedade. Então, como um economista não teria como um dos principais objetivos se debruçar sobre a distribuição da renda? Os números da desigualdade são espantosos e, na minha percepção, inadmissíveis! Enquanto poucos, se deleitam com a riqueza e o consumismo, inúmeras pessoas morrem por problemas derivados da falta de ingestão de alimentos. De forma sucinta, a riqueza de uma mínima parcela da população é forjada sobre a pobreza e miséria de milhões de brasileiros. O consumo exacerbado de poucos é realizado em detrimento da falta de recursos financeiros para suprir as necessidades básicas de outros. Para ser mais preciso, como gostam os economistas, o 1% mais rico concentrou 49,6% de toda a riqueza do Brasil, em 2020 (Banco Credit Suisse). O pior é que parte da população que possui um “bom emprego” ou é um pequeno empresário acha que é rico, ledo engano! Não estão inseridos, de forma alguma, nestes 1%. Hoje, muitos ignorantes, chamam os “economistas humanistas” de comunistas. Se ter a preocupação centrada no bem estar das pessoas ao invés de se preocupar apenas como o Senhor Mercado ¬– como parece ser a tônica de alguns colegas de profissão – é ser comunista, então, podem me chamar de comunista, que terei orgulho deste rótulo! E, aos meus colegas economistas, que o dia 13 de agosto, Dia do Economista, seja um dia para refletirmos e melhorarmos nossas atitudes e, sobretudo, agirmos para construir uma sociedade mais justa, digna e fraterna para TODOS e não apenas para alguns. Sandro Prado é economista e consultor.
Paulo Câmara anuncia projetos de fomento e avança com o Plano de Retomada no São Francisco
O governador Paulo Câmara aproveitou a passagem pelo Sertão de São Francisco para alavancar as ações do Plano de Retomada, focando também na economia do Estado e anunciando parcerias que impactam diretamente a geração de emprego e renda e o fomento aos Arranjos Produtivos Locais. Nesta sexta-feira (13), ele visitou o terreno onde será construído o Centro de Distribuição do Grupo Mateus, em Petrolina. O empreendimento, no modelo BTS (built to suit), vai gerar 250 empregos durante as obras e outros 400 quando já estiver em operação. Ao todo, a empresa pretende investir em Pernambuco cerca de R$ 1,7 bilhão. Além desse CD em Petrolina, o Grupo Mateus pretende construir outro centro no Estado, e expandir os negócios com a criação de 41 unidades de varejo para a comercialização de produtos das marcas Mateus, Mix, Eletro e Camino. O prazo estimado para o desenvolvimento do projeto é de cinco anos, sendo as primeiras unidades previstas ainda para 2021, com a criação de 14 mil empregos diretos e indiretos. “É muito importante o governo dar velocidade às ações que precisam ser feitas, diante do momento que ainda estamos passando. Nós pudemos nos planejar e agora temos questões que são urgentes e necessárias, como a imediata geração do emprego e da renda. Nosso Plano de Retomada vai investir recursos públicos, são R$ 5 bilhões até o final de 2022, em obras que já estão em andamento e que ainda serão iniciadas. Queremos acelerar, inaugurar o que está pronto e começar tudo para nos preparamos mais”, afirmou o governador. POLO EMPRESARIAL – Paulo Câmara participou ainda, nesta sexta, da assinatura do convênio entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Prefeitura de Lagoa Grande, referente ao projeto de implantação do Polo Empresarial no município. Com uma área de 25 hectares, o espaço receberá principalmente empresas de fruticultura e vitivinicultura. Lagoa Grande é conhecida como a Capital Nordestina da Uva e do Vinho, onde estão localizadas cinco das sete vinícolas instaladas no Vale do São Francisco. Com a assinatura do convênio, será concretizada a instalação da infraestrutura para atender à demanda de energia, água e gás natural, além da construção do acesso viário. Até o momento, já há duas empresas em negociação para se instalarem no local. O Grupo Bandex (Argentina), que possui unidade de embalagens plásticas para frutas em Campinas/SP, pretende gerar cerca de 40 empregos diretos, com investimento de R$ 15 milhões, em uma área de 4 hectares. Já a Carajás Agroindustrial, com matriz no Pará, deve gerar 51 empregos, com um investimento aproximado de R$ 24 milhões, numa área também de 4 hectares. FORÇA LOCAL – Ainda durante a passagem pelo Sertão de São Francisco, na última quinta-feira (12.08) o governador assinou, em Petrolina, convênios com associações e cooperativas, por meio do Programa Força Local, para fomentar os Arranjos Produtivos Locais e setores econômicos, buscando também o aumento da competitividade e o fortalecimento dessa cadeia. O projeto “Centro Comercial de Produtos da Agricultura Familiar de Izacolândia”, em Petrolina, também foi beneficiado. As 325 famílias da Associação dos agricultores e agricultoras familiares do assentamento Senador Mansueto de Lavor poderão requalificar o antigo Posto Fiscal da Receita Estadual, transformando-o num Centro Comercial de Produtos da Agricultura Familiar, com um investimento de R$ 350 mil. Isso vai permitir um melhor escoamento da produção, geração de emprego, renda e infraestrutura adequada para a implantação de um sistema operacional de negociação dos produtores. Além disso, os 37 membros da Associação ASCAMP de criadores de abelhas de Petrolina serão beneficiados com um projeto de mais de R$ 40 mil, podendo gerar emprego e renda e atender as adequações das instalações para a legislação sanitária e agregação de valor à produção de mel. Com a Cooperativa de Produção Agropecuária de Afrânio – COOAFRA, foi acertado um projeto no valor superior a R$ 205 mil, beneficiando 225 sócios, para equipar a Usina de Beneficiamento de Leite com uma caldeira e uma máquina de monobloco, que permite potencializar a produção de queijo muçarela. As 50 mulheres sócias da Associação dos moradores do bairro Josias Elpídio Rodrigues – AMBJER, em Dormentes, e suas famílias, foram beneficiadas com um projeto de mais de R$ 120 mil para modernização da agroindústria familiar, com adequações em alvenaria e aquisição de equipamentos e utensílios para processamento de alimentos derivados da produção da mandiocultura.
Prefeita de Jaqueira sanciona lei que garante distribuição de absorventes para alunas
A prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino (PSD), sancionou, nesta quinta-feira (12), a Lei Municipal criadora do programa ‘Ela Protegida’. O projeto garantirá a entrega gratuita de absorventes higiênicos para as alunas das escolas municipais da cidade. De acordo com a prefeita, diante das condições financeiras para comprar o item protetor, algumas alunas deixam de frequentar a sala de aula pela falta do produto. “A partir de agora, estudantes do sexo feminino de nosso município, seja do Ensino Fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão o clico menstrual protegido; com o uso do absorvente, com certeza o número da evasão nas escolas irá cair”, garantiu Ridete Pellegrino. Segundo a lei, o programa busca prevenir doenças pelo uso prolongado do absorvente higiênico, promover a atenção integral à saúde da mulher e nos cuidados básicos decorrentes da menstruação. Os produtos, serão entregues nas escolas em que as alunas estiverem matriculadas.
Roberto Jefferson é preso pela PF no inquérito das milícias digitais
Nesta manhã desta sexta-feira (13), o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, foi preso preventivamente pela Polícia Federal após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, por suspeita de envolvimento com uma milícia digital que atua contra a democracia. A Polícia Federal cumpriu o mandado de busca e apreensão e de prisão na residência do político aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além da prisão preventiva, o ministro também determinou a busca e apreensão de armas e munições de propriedade de Roberto Jefferson “bem como de computadores, ‘tablets’, celulares e outros dispositivos eletrônicos”. Em nota divulgada pelo gabinete do ministro, Alexandre de Moraes explicou que no dia 5 de agosto a PF enviou uma representação requerendo a prisão de Jefferson, sendo o documento entregue à PGR (Procuradoria-Geral da República). “No entanto, até a decisão que decretou a prisão preventiva de Roberto Jefferson e determinou a realização da busca e apreensão, na data de ontem, 12 de agosto de 2021, não havia qualquer manifestação da Procuradoria-Geral da República a esse respeito, embora vencido o prazo”, afirmou. A PGR divulgou nota pública, em seu portal, dizendo que “se manifestou no momento oportuno” e que a prisão representa “censura prévia à liberdade de expressão”. O inquérito das milícias digitais foi aberto em julho, por determinação de Alexandre de Moraes, após reunir conteúdos coletados pelas investigações ocorridas no âmbito dos inquéritos das Fake News e dos atos antidemocráticos. Em uma conversa obtida pela PF, o ex-deputado afirmou defender um “ato institucional”, nos moldes do AI-5, contra o STF. A fala teria sido endereçada ao empresário e militante bolsonarista Otávio Fakhoury. O inquérito em andamento tem acesso às provas obtidas pela investigação sobre fake news, o que manteve na mira alguns investigados como Roberto Jefferson. O ex-deputado também já foi alvo do STF em outra ocasião. Em 2005, o político foi apontado como sendo o “pivô” do escândalo do mensalão, sistema de pagamento mensal a políticos para garantir apoio no Congresso. Sete anos depois, com o fim do julgamento do caso pelo STF, Jefferson foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A prisão de Roberto Jefferson provocou reações distintas entre políticos. O pré-candidato ao governo de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que “o comboio do golpismo vai indo pra onde merecem”. O deputado federal e filho do presidente Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), criticou a medida questionando “O que são atos antidemocráticos? milícia digital? Fake news? A democracia, essa balela de Estado democrático de direito, já não estão sob ameaça, estão sob ataque intenso mesmo. O Senado tem que enxergar quem joga fora das 4 linhas da constituição”. A filha do político, a ex-deputada federal Cristiane Brasil, xingou os ministros do STF e fez ameaças após a prisão. Em sua conta no Twitter, que não é verificada, Cristiane disse que “esse bando de escroto que mandou prender meu pai, sabe-se lá porquê, vai pagar caro”. A defesa do presidente nacional do PTB Roberto Jefferson entrará com um habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal) ainda nesta sexta-feira solicitando que o ex-deputado federal fique preso em regime domiciliar.
Secretário Tiago Pontes realiza palestra em Fórum da SUDENE
O fortalecimento das cidades nordestinas, foi o tema debatido no evento organizado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), denominado de G51. O secretário Tiago Pontes, foi convidado para falar sobre o seu trabalho à frente da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Tiago Pontes falou sobre Cidades Inteligentes, em conjunto com Igor Calvet da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), também Prefeitos de Caruaru, Petrolina, Serra Talhada, Caicó e Mossoró. O G51 é um grupo formado pelos municípios-polo da área de atuação da autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo. Durante a conferência desta quinta-feira (12), marcaram presença os representantes dos municípios representantes dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Professor Lupércio sanciona Estatuto Municipal da Promoção e Igualdade Étnico-Racial em Olinda
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, sancionou a Lei nº 6170/202 que institui o Estatuto Municipal da Promoção e Igualdade Étnico-Racial na cidade. O texto é sobre a promoção de medidas concretas para atender e promover projetos e ações para combater à discriminação, sendo um importante marco na defesa dos direitos e da cidadania. De autoria do vereador Vinícius Castelo, o texto ainda define como desigualdade étnico-racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e utilização de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou procedência nacional ou étnica. Contempla também populações negras, indígenas e ciganas, reforçando a valorização desses povos na composição da sociedade, na cultura, na história, na política e na economia da cidade de Olinda. Professor Lupércio, primeiro homem negro a governar a Marim dos Caetés, afirmou que o estatuto, de autoria de Vinicius Castelo, também afrodescendente, é um marco para reparar uma desigualdade histórica no Brasil. . “Desde que os primeiros negros colocaram os pés nesse País, escravizados, a população negra jamais foi respeitada e isso se reflete até hoje com a falta de oportunidades e pouca representatividade nos cargos mais importantes nas empresas, nas universidades e na política. O gestor ainda frisou que a luta contra a discriminação é um trabalho que precisa ser contínuo. “É um passo que estamos dando, mas será preciso todo engajamento da população, negra e não negra, para que essa desigualdade, um dia, faça parte apenas do passado. Eu muito me orgulho de ser o primeiro homem negro a governar a cidade Olinda”, concluiu Lupércio.
Miguel Coelho acompanha início da construção de novo atacarejo em Petrolina
Nesta sexta-feira (13), o prefeito Miguel Coelho e o governador Paulo Câmara participaram do lançamento da pedra fundamental para construção de um centro de logística e da loja do grupo Mateus. Juntos, os novos empreendimentos gerarão mais de 500 empregos diretos. Após uma negociação de quase um ano do prefeito Miguel Coelho com o grupo Mateus, a cidade de Petrolina foi escolhida para a chegada da empresa a Pernambuco. A loja de atacarejo fica localizada no bairro Cohab Massangano e deve ficar pronta em dezembro. Já a inauguração do centro de logística e distribuição está prevista para fevereiro de 2022. Somados, os dois empreendimentos terão investimento de R$ 160 milhões do Grupo Mateus. “É uma grande notícia para nossa cidade. Serão centenas de empregos gerados e a possibilidade de novos negócios para Pernambuco e a Bahia, já que o Grupo Mateus iniciará por aqui seu plano de expansão. Estamos muito animados e gratos por essa conquista, que mostra que Petrolina é um local pronto para receber grandes investimentos”, comemorou o prefeito Miguel Coelho após a visita às obras com o governador e o empresário Ilson Mateus.