Cabo inicia vacinação de 34+ anos e aplica segunda dose no grupo de comorbidades
O Cabo de Santo Agostinho inicia, nesta quinta-feira (5), a vacinação das pessoas com 34 anos ou mais de idade. A imunização do novo grupo etário acontece dois dias depois de iniciada a a vacinação das pessoas com idade de 35+. Além disso, os técnicos de Saúde do município também vão iniciar a aplicação da segunda dose de Astrazeneca do grupo de comorbidades que tomou a primeira dose há 90 dias. A imunização acontece das 8h às 13h. Para se vacinar basta se dirigir a um dos cinco pontos de vacinação localizados em Ponte dos Carvalhos (Escola Manoel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Enseada dos Corais (Escola Professora Maria Thamar) e no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho, localizada na PE-60. No Cabo não é necessário realizar agendamento. Basta se dirigir ao posto de vacinação munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. De acordo com os dados mais recentes do informe epidemiológico do Cabo, já foram aplicadas mais de 114.091 mil doses dos imunizantes contra a covid-19 no município. Desse total, 22.866 mil são de segundas doses.
Clóvis Paiva prestigia posse de Ciro Nogueira na Casa Civil
O deputado estadual Clóvis Paiva cumpriu agenda nesta quarta-feira (04/08) em Brasília para prestigiar a posse do senador Ciro Nogueira como novo ministro da Casa Civil. Ciro Nogueira é presidente nacional do Progressistas, partido que Clóvis Paiva representa como líder da bancada no Legislativo Estadual de Pernambuco Com informações do Blog Ponto de Vista
Arthur Lira e Silvio Costa Filho conversam sobre agenda do segundo semestre na Câmara Federal
O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (04), com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP). Na pauta, a agenda do segundo semestre de 2021 e propostas para o crescimento econômico do país. Silvio falou sobre a necessidade de colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/2021), de sua autoria, que permite, em caráter excepcional, que os débitos previdenciários acumulados por municípios até 31 de dezembro de 2020 sejam parcelados, em 2021, em até 240 prestações mensais (20 anos), com descontos de 60% em multas e encargos, de 80% em juros e de 50% em honorários advocatícios. Durante a conversa, as agendas das reformas; lei da informática; o novo Bolsa Família e outros projetos que tramitam na Câmara e no Senado, como o novo Refis, Marco das Ferrovias e BR do Mar, foram discutidos. Além das pautas nacionais, os deputados conversaram sobre ações que beneficiam o estado de Pernambuco. “Tenho trabalhado fortemente pelos municípios pernambucanos e sei que posso contar com o presidente Arthur Lira para fortalecer as pautas municipalistas, como o caso da PEC 15”, disse Costa Filho. No primeiro semestre de 2021, o parlamentar pernambucano foi indicado pelo presidente da Câmara para ser o relator do projeto de autonomia do Banco Central. “Arthur Lira é um presidente que preza pelo bom diálogo. Por isso, vim até ele para conversarmos sobre os projetos que dialogam com o crescimento e o desenvolvimento econômico do país”, ressaltou o republicano.
Governo federal assina portaria com orientações para volta às aulas presenciais
Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, assinaram na tarde desta 4ª feira (4) uma portaria com orientações para o retorno às aulas presenciais. O documento foi assinado em cerimônia no Ministério da Educação, a partir das 14h30. A previsão inicial para publicação da portaria era em meados de julho, segundo informado pelo jornal O Globo. De acordo com o governo, entretanto, os protocolos de biossegurança para a volta às aulas já haviam sido estabelecidos pelos ministérios da Saúde e da Educação antes da formulação do documento. A maioria das capitais brasileiras passou a adotar a modalidade híbrida de ensino no mês de agosto, conforme informado pelo G1. Segundo Queiroga, a portaria tem como objetivo “estimular todos os Estados e municípios a abrirem as portas das suas escolas para o futuro do Brasil”. “Sabemos que o advento da tecnologia traz possibilidade de aula a distancia, mas aula a distância nunca vai suprir o ensino presencial, sobretudo no ensino básico”, acrescentou. De acordo com o ministro, já é um consenso entre organismos como a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que não é necessário que professores e alunos estejam vacinados para o retorno. Queiroga afirma ainda que o governo federal já encaminhou aos Estados e municípios imunizantes contra a covid-19 suficientes para vacinar 100% dos professores do ensino básico com ao menos uma dose.
Deputado Aglailson Victor propõe projeto que pune artistas agressores de mulheres
O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) apresentou, nesta quarta-feira (04), o Projeto que proíbe o Estado de Pernambuco a fazer qualquer contratação de artistas que respondam a Lei Maria da Penha ou qualquer outro crime de violência contra a mulher. Segundo o parlamentar o projeto vista impedir a contratação de artistas com esse tipo de atitude. “Esta iniciativa tem por objetivo impedir que o dinheiro público financie artistas que praticam esse tipo de atitude covarde”, destacou o parlamentar. Recentemente o caso de a agressão do Dj Ivys contra a sua esposa Pâmella Holanda ganhou repercussão nacional. Dias após a divulgação do caso, o artista foi preso.
Olinda amplia vacinação para pessoas a partir de 28 anos
A vacinação contra a Covid-19 em Olinda, foi ampliada para moradores com idades a partir dos 28 anos. De acordo com a gestão municipal, o agendamento do grupo teve início nesta quarta-feira (4), pelo site da prefeitura. A imunização do grupo começa na quinta (5). Para agendar a vacinação, é necessário anexar documento com foto, CPF e comprovante de residência. No ato da vacinação, é preciso levar o documento com foto e um comprovante de residência. Além do grupo geral, trabalhadores da indústria, construção civil, bancários e dos Correios, com idade acima de 18 anos, podem se vacinar. Olinda conta ainda com o reforço do “Expresso Vacina”- um ônibus adaptado que visita, toda terça e quinta-feira, das 8h30 às 16h, um bairro para rastrear pessoas que necessitam da segunda dose. Locais de vacinação: Das 9h às 19h Shopping Patteo (Casa Caiada), Drive Thru; Vila Olímpica (Rio Doce) Das 9h às 16H: Shopping Patteo (Casa Caiada) Piso L2, Faculdade Facho (PE-15), Faculdade Focca (unidade/Bultrins), Igreja de Deus no Brasil (Ouro Preto), Creche Norma Coelho (Peixinhos), Escola Princesa Isabel (Jardim Brasil II), Clube Atlântico (Carmo), Espaço Caenga (Águas Compridas), Escola Antônio Correia (Alto da Conquista), Escola Claudino Leal (Tabajara), Escola Manoel Borba (Sítio Novo).
Anderson Ferreira lança Plano de Incentivo à Atividade Física em Jaboatão
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), lançou, nesta quarta-feira (4), o Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física. As atividades atividades terão início na terça-feira (10), nas sete regionais do município. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Prefeitura de Jaboatão. O plano estimula a criação de projetos de atividade física, intervenções em espaços urbanos, fazendo com que equipamentos públicos e vias alternativas de acesso aos locais de trabalho e diversão (ciclovia/ciclofaixa) motivem e mostrem os benefícios dos exercícios para a saúde física e mental. As atividades serão divididas em três pilares voltados à promoção das atividades, capacitação permanente dos profissionais e a instituição de um comitê gestor intersetorial para garantir a manutenção dos espaços públicos onde serão realizadas as práticas. Além da zumba, dos treinos funcionais e caminhadas, haverá programas voltados à prática de musculação e modalidades esportivas olímpicas. Há, ainda, o ConViver Mais, direcionado à promoção do exercício físico com foco nos idosos e pessoas com deficiência. “Essa iniciativa foi pensada, principalmente, em promover o bem-estar da população no momento pós-pandemia, pois é de amplo conhecimento os benefícios que os exercícios físicos proporcionam à saúde física e mental. Nossos profissionais estão sendo permanentemente capacitados para atender às necessidades de todos, especialmente da terceira idade e pessoas com deficiência, mantendo o protocolo de segurança no que diz respeito à Covid-19”, disse o prefeito Anderson Ferreira. Confira abaixo a lista dos espaços públicos onde serão realizadas as atividades: Regional 1 (Jaboatão Centro) – Campo Futebol Society, Parque Jefferson de Freitas, Ginásio Reginaldo Montenegro e Campo do Cristal Regional 2 (Cavaleiro) – Academia da Saúde UR-6 e Estação Cidadania Regional 3 (Curado) – Praça do Curado IV Regional 4 (Marcos Freire) – Quadra de Marcos Freire Regional 5 (Prazeres) – Campo do Centro e Parque da Cidade Regional 6 (Praias) – Quadra de Beach Soccer, Quadra de Vôlei de Praia, Quadra de Futevôlei e Academia da Saúde Barra de Jangada Regional 7 (Guararapes) – Pecom
Pernambuco recebe mais 52,6 mil doses da Coronavac
Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (4), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. O voo, contendo 52,6 mil doses da Coronavac/Butantan, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h. Os lotes foram levados à sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) para verificação de temperatura e separação das doses por cidade, e serão encaminhados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) na madrugada desta quinta-feira (05.08). A nova remessa possibilitará que os municípios avancem na proteção da população, com a aplicação de primeiras e segundas doses. “Estamos otimistas com o avanço da campanha de vacinação em Pernambuco. Os resultados estão refletindo na redução significativa da procura por unidades de saúde. Mesmo assim, reiteramos que para garantir uma proteção adequada é essencial tomar as duas doses”, afirmou o governador Paulo Câmara. A superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, destacou a importância do planejamento feito pelos gestores municipais para garantir o avanço da campanha de vacinação em seus territórios. “Com a rotina de recebimento de mais doses de vacinas semanalmente, os municípios precisam estar atentos às pautas divulgadas pelo Ministério da Saúde, definindo estratégias para otimizar as ações da campanha, e acima de tudo, possibilitar a proteção de mais pessoas contra a Covid-19. É importante também que todos os que receberam a primeira dose tenham a segurança de completar seus esquemas vacinais em tempo oportuno”, reforçou. Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, já são 7.333.200 doses disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.556.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.629.960 da Coronavac/Butantan, 978.120 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.
Comissão da Assembleia aprova isenção em inscrição de concursos para ex-alunos de escolas públicas
Candidatos que completaram o Ensino Médio ou Técnico em escola pública não precisarão pagar taxa de inscrição em concursos do Governo Estadual. O projeto do deputado Professor Paulo Dutra (PSB) aprovado nesta terça (3), garante o benefício a ex-alunos de baixa renda pelo prazo de até três anos após a formatura. O projeto previa que todos os ex-estudantes da rede pública tivessem o direito por três anos. Entretanto, a matéria recebeu um substitutivo do colegiado incluindo o critério de “hipossuficiência econômica”, ou seja, a impossibilidade de pagar pelas taxas. Caberá ao Poder Executivo regulamentar as formas de comprovação de renda. Segundo Dutra, o objetivo da medida é estimular o interesse dos jovens pelas carreiras públicas. “Os anos iniciais da vida profissional ou acadêmica são os mais difíceis, uma vez que a falta de experiência é fator limitante. A possibilidade de acesso ao serviço público é algo que pode promover mudanças sociais significativas na vida desses estudantes”, explica o parlamentar. “A proposta tanto atende o aspecto social como também valoriza as escolas públicas de Pernambuco”, elogiou o relator do PL 2337, deputado Alberto Feitosa (PSC).
Porto de Suape adere à energia renovável e reforça compromisso com a sustentabilidade
A empresa Suape aderiu à energia renovável para o funcionamento do prédio administrativo e de mais quatro áreas do Porto Organizado da autarquia pernambucana. Fruto do programa PE Sustentável criado pelo Governo do Estado, a iniciativa tem o objetivo de viabilizar a comercialização de energia solar no Mercado Livre de Energia adquirida pelo leilão promovido pela gestão estadual em 2013. A energia é proveniente do Parque Fotovoltaico de Tacaratu, município do Sertão do São Francisco, e distribuída pelo sistema elétrico. O uso dessa matriz energética por Suape é a primeira medida anunciada após o ingresso da empresa ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. Suape ocupa atualmente a 8° posição na lista de 31 atracadouros. O plano é que o porto esteja, cada vez mais, em sintonia com o meio ambiente. A mudança foi viabilizada após a Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concederem autorização para a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) atuar como agente de comercialização e no setor do Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além de energia limpa, a finalidade do programa é incentivar o crescimento desse mercado em Pernambuco, que está em franca expansão. As áreas do porto abastecidas por energia limpa são os cais públicos e o pátio público de veículos. “O uso de energia limpa é o futuro do planeta, o futuro da economia global. O edifício sede de Suape já é um exemplo disso, pois foi construído com padrões internacionais de sustentabilidade, sendo o primeiro do Norte e Nordeste brasileiro a receber a qualificação LEED Gold. E agora, com outras quatro áreas do Porto Organizado, funciona com energia limpa. Suape se destacando mais uma vez como um porto do futuro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, celebra o grande passo dado pela estatal portuária e reforça os compromissos sociais e ambientais seguidos pelo Complexo Industrial Portuário. “O mercado de energia limpa está em ascensão no mundo. A tendência é adotar medidas que não poluam o meio ambiente e que fomentem, cada vez mais, negócios que promovam a sustentabilidade do planeta. Suape quer ser um porto ainda mais competitivo e com alta atratividade para os investidores nacionais e estrangeiros”, pontua. O Mercado Livre de Energia Limpa é uma opção regularizada pelo Governo Federal para as empresas que decidem fazer uso de energia renovável, parcial ou totalmente. A iniciativa aumenta a competitividade do mercado e combate à poluição ao meio ambiente.