Porto de Suape adere à energia renovável e reforça compromisso com a sustentabilidade

A empresa Suape aderiu à energia renovável para o funcionamento do prédio administrativo e de mais quatro áreas do Porto Organizado da autarquia pernambucana. Fruto do programa PE Sustentável criado pelo Governo do Estado, a iniciativa tem o objetivo de viabilizar a comercialização de energia solar no Mercado Livre de Energia adquirida pelo leilão promovido pela gestão estadual em 2013.

A energia é proveniente do Parque Fotovoltaico de Tacaratu, município do Sertão do São Francisco, e distribuída pelo sistema elétrico.  O uso dessa matriz energética por Suape é a primeira medida anunciada após o ingresso da empresa ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta.

Suape ocupa atualmente a 8° posição na lista de 31 atracadouros. O plano é que o porto esteja, cada vez mais, em sintonia com o meio ambiente.

A mudança foi viabilizada após a Câmara de Comercialização de Energia (CCEE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concederem autorização para a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) atuar como agente de comercialização e no setor do Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além de energia limpa, a finalidade do programa é incentivar o crescimento desse mercado em Pernambuco, que está em franca expansão. As áreas do porto abastecidas por energia limpa são os cais públicos e o pátio público de veículos.

“O uso de energia limpa é o futuro do planeta, o futuro da economia global. O edifício sede de Suape já é um exemplo disso, pois foi construído com padrões internacionais de sustentabilidade, sendo o primeiro do Norte e Nordeste brasileiro a receber a qualificação LEED Gold. E agora, com outras quatro áreas do Porto Organizado, funciona com energia limpa. Suape se destacando mais uma vez como um porto do futuro”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, celebra o grande passo dado pela estatal portuária e reforça os compromissos sociais e ambientais seguidos pelo Complexo Industrial Portuário. “O mercado de energia limpa está em ascensão no mundo. A tendência é adotar medidas que não poluam o meio ambiente e que fomentem, cada vez mais, negócios que promovam a sustentabilidade do planeta. Suape quer ser um porto ainda mais competitivo e com alta atratividade para os investidores nacionais e estrangeiros”, pontua.

O Mercado Livre de Energia Limpa é uma opção regularizada pelo Governo Federal para as empresas que decidem fazer uso de energia renovável, parcial ou totalmente. A iniciativa aumenta a competitividade do mercado e combate à poluição ao meio ambiente.