Tour na Arena retoma as atividades após sete meses de paralisação
Depois de mais de sete meses de espera, o Tour na Arena de Pernambuco voltará a ser realizado, neste sábado (17), a partir das 9h. O projeto contará com grupos de até 20 pessoas por vez, seguindo o protocolo sanitário do Governo do Estado. É preciso agendar a visita. A retomada do Tour da Arena acontece após a liberação para a reabertura dos museus, incluindo as visitas guiadas, pelo Governo do Estado. O roteiro estava suspenso desde o final de 2020, devido à pandemia da Covid-19. Durante o Tour, o público vai poder conhecer ambientes como os vestiários, double deck, a Expo Arena – museu do estádio, com peças exclusivas doadas por atletas – , a tribuna de honra, a zona mista e o famoso gramado da Arena de Pernambuco. O tapete verde é considerado um dos melhores do País devido aos padrões de excelência de sua manutenção. A novidade é que gora o visitante terá a oportunidade de ter sua foto exibida no telão do estádio. Basta que ele apenas poste fotos tiradas durante a visita em suas redes sociais, usando a hashtag #tournaarena. “Estamos muito felizes em poder retomar o Tour na Arena, que é uma forma muito bacana dos pernambucanos e visitantes conhecerem a Arena de Pernambuco. Com todo o cuidado, em grupos reduzidos, será possível ir a locais exclusivos dos atletas. O Tour é ainda a única forma de passear pela Expo Arena, museu que exibe peças exclusivas de atletas que passaram pelo estádio, temos raridades lá”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. Outra novidade do Tour está no espaço Pernambuco Imortal, que exibe homenagem a mais um atleta, destaque nacional e internacional. Trata-se do bicampeão mundial e eleito três vezes como melhor do mundo pela FIFA, Manoel Tobias. O jogador presenteou a Arena com uma camisa da seleção brasileira autografada, que já está em exposição no museu do estádio. Os ingressos para o Tour na Arena custam R $6 (inteira) e R $3 (meia-entrada para idosos, estudantes e pessoas com deficiência). No caso do ingresso com desconto, é necessário apresentar documento que comprove o direito ao valor promocional. É obrigatório ainda agendar a visita por telefone ou pelo WhatsApp: (81) 3319.7900.
Deputado Ossesio Silva visita município de Pesqueira
ANesta última terça-feira (13), o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos/PE), esteve no município de Pesqueira, localizado no Agreste pernambucano, distante 215 km da capital. O parlamentar foi recebido pelos líderes do republicanos na cidade, o prefeito em exercício Bal de Mimoso, o prefeito eleito e atual secretário municipal de Governo, Cacique Marquinhos e o secretário municipal de Ação Social, Samuel Dinho. No município o deputado fez um tour, visitando diversos locais, entre eles o CRAS I e II, CREAS, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa CCPI, o Centro Criança Feliz, as sedes da Secretária de Assistência Social e Cidadania (SASCA), do Bolsa Família e do Conselho Tutelar e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Nos eventos, falaram sobre ações em prol da população. “Fui muito bem recebido e quero agradecer pela recepção ao povo de Pesqueira, uma das principais cidades do estado, importante para a região do Agreste, vamos avançar com melhorias para os pesqueirenses” frisou o deputado Ossesio Silva nas redes sociais.
Em Brasília, Anderson Ferreira fortalece PL de Pernambuco com ingresso de Keko do Armazém na Executiva Estadual
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, conduziu, nesta quarta-feira (14), em Brasília, o encontro entre o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, e o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, para oficializar a condução do gestor cabense à segunda vice-presidência da sigla na executiva estadual. O encontro contou ainda com a presença do deputado federal André Ferreira, presidente do PSC em Pernambuco. Durante a reunião, Anderson destacou a gestão do correligionário e falou sobre a importância do fortalecimento dos quadros de liderança da legenda em todas as regiões do estado, com vistas ao pleito do próximo ano. “O PL ocupa um espaço estratégico na política estadual, com nove prefeitos, dois deputados estaduais e um federal, além 74 vereadores e importantes lideranças em todas as regiões. Nosso papel tem sido o de fortalecer o partido dentro dessa conjuntura para que possamos montar chapas competitivas para estadual e federal nas eleições de 2022. Keko está à frente de um município de grande importância para o estado e tem realizado uma ótima gestão, então sua presença na executiva estadual agrega na consolidação de projetos futuros”, disse o prefeito Anderson Ferreira. De acordo com Keko do Armazém, o encontro é resultado de uma boa relação política. “Esse encontro e nossa presença na executiva estadual do partido é resultado natural da excelente relação do nosso grupo e o dos Ferreira, e abre portas para que possamos continuar buscando sempre o melhor para o nosso município”, disse.
Vereadora defende a descentralização do Hospital Veterinário do Recife para ampliar serviços de assistência
Um requerimento aprovado pela Câmara Municipal do Recife no primeiro semestre legislativo tem como proposta a. Sua autora, a vereadora Andreza Romero, pede a criação de uma Unidade Básica de Saúde Animal por região político-administrativa da cidade. Recife é dividida em seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), que agrupam os bairros do Centro e das Zonas Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul. O Hospital Veterinário fica no Cordeiro, bairro localizado na RPA 04, a Oeste da cidade. “Hoje, temos uma grande população de cães e gatos, domésticos ou vivendo nas ruas do Recife. A promoção de novas políticas públicas e de apoio aos idealizadores de projetos de proteção e bem-estar animal é uma obrigação do poder público. A criação de suporte ao hospital veterinário nas comunidades mais distantes proporcionará melhores condições para a realização do trabalho de saúde animal”, pontuou. Em seu mandato, Andreza tem pleiteado medidas que visam facilitar o acesso aos serviços na unidade. Recentemente, a Câmara também aprovou um outro pedido de sua autoria, pela criação de uma linha de ônibus com ponto de parada ou terminal nas imediações do hospital. “Atualmente, os tutores só conseguem chegar ao hospital de veículo próprio, táxi ou a pé, desde a Caxangá ou da Avenida Maurício de Nassau. O custo de um carro do Ibura até o Cordeiro é muito alto. Muitas vezes, essas pessoas não têm nem mesmo o dinheiro da ração desses animais”, destaca Andreza. Além do fator econômico para os tutores e protetores, a vereadora pontua que a criação das UBS Animal permitirá “desafogar” o Hospital Veterinário do Recife. “A demanda hoje é muito grande. O hospital realiza, por mês, mais de 4 mil procedimentos. São muitas pessoas que precisam desse importante patrimônio para salvar a vida dos bichos, principalmente quando pensamos nos protetores – que não cuidam apenas de um, mas de vários animais”, frisa. Para a parlamentar, a ampliação do atendimento veterinário é uma pauta que merece um olhar sensível da Prefeitura do Recife, tendo em vista o número de animais que vivem nas ruas e são resgatados por protetores. “A criação de unidades é fundamental para o protetor continuar cumprindo a sua missão de resgatar e cuidar dos animais até que estejam aptos para adoção. Trazer esse atendimento para mais perto do bairro e da casa dos recifenses refletirá em números positivos na política municipal de defesa e proteção animal”, finalizou.
Pernambuco terá cobertura 4G em todos os municípios ainda em 2021
Até o final deste ano, 100% das cidades Pernambucanas devem contar os serviços de telefonia celular com Rede 4G. A novidade foi apresentada nesta quarta-feira (14), durante uma reunião por videoconferência, entre o Governador Paulo Câmara e representantes da TIM Brasil. O plano consiste em implementar e ampliar 183 antenas em 67 localidades, resultando em 23 novos municípios com cobertura 4G. “A conectividade faz diferença na vida das pessoas, e a pandemia nos provou isso. Atualmente, trabalho, estudo e várias outras atividades precisam desse acesso, e o fato de todos os municípios terem essa oportunidade nos deixa muito felizes. Essa mudança vai ajudar o Estado a seguir avançando, gerando empregos e, cada vez mais, garantindo serviços de qualidade à população”, afirmou Paulo Câmara. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio, destacou que a chegada da TIM a 100% das cidades pernambucanas é um marco, que representa a universalização da rede móvel 4G, um componente que tem se tornado parte importante na vida das pessoas. “A chegada desse patamar redireciona, inclusive, as políticas públicas do Estado, que passa a contar com mais um instrumento de acesso à informação para as pessoas que não dispunham desse recurso”, disse. Durante a apresentação, a empresa destacou a campanha “Quero 4G da TIM na Minha Cidade”, que percorreu 33 cidades pernambucanas para ouvir a população sobre os locais prioritários para ativação da rede 4G. A proposta foi dar autonomia e voz aos moradores, para definir o direcionamento da rede, que será colocada em funcionamento de acordo com as características e as demandas de cada local. “Para quem já tem esse acesso, pode ser algo comum, mas já presenciamos a reação de pessoas que estão recebendo agora essa oportunidade, e é uma coisa gratificante. Realmente impacta vidas, e essa é a nossa intenção”, frisou o CEO da TIM, Pietro Labriola. Atualmente, cinco Estados, além do Distrito Federal, têm a rede 4G da TIM em todos os seus municípios: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.
Teixeira Neto pede prioridade para lactantes no grupo de vacinação contra a Covid-19 no Recife
O vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), solicitou, a inclusão das lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 no Recife. O projeto de lei apresentado nesta segunda-feira (12), já está cumprindo prazo para recebimento de emendas. Segundo o parlamentar, os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, o que garante a proteção de pelo menos duas pessoas a partir de uma única dose de vacina. Ainda de acordo com o vereador Alcides Teixeira, essa se mostra uma estratégia de imunização eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno, cuja média de tempo no Brasil é de apenas 54 dias, ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendem o aleitamento materno por 24 meses. “Vacinar lactantes é reconhecer o direito humano à saúde e à proteção constitucional da maternidade como objetivo prioritário dos Gestores Públicos da Cidade do Recife”, disse. “As consequências do número de mortes e da desestruturação familiar ainda são desconhecidas, mas temos condições de diminuir esses impactos a partir do momento em que também vislumbrarmos o ‘horizonte’ de imunização de mães e bebês como estratégia de proteção e sobrevivência familiar. É preciso acelerar a vacinação de todas as mulheres lactantes, especialmente no País que mais perde bebês com menos de 2 anos para a Covid-19 no mundo”, observou.
Grupo atacadista chega em Pernambuco e pretende investir R$ 1,7 bilhão em negócios
O grupo Mateus, do setor atacadista, anunciou, nesta quarta-feira (14), que investirá, durante cinco anos, R$ 1,7 bilhão em negócios em Pernambuco. A porta de entrada do conglomerado será Petrolina com a abertura da primeira loja e uma central de distribuição no município. A confirmação da chegada do grupo ocorreu numa reunião do prefeito Miguel Coelho com o governador Paulo Câmara e o empresário Ilson Mateus, no Palácio Campo das Princesas. Quarto maior atacadista do Brasil, o grupo maranhense opera atualmente 200 empreendimentos, gerando mais de 40 mil empregos em seis estados do Norte e Nordeste. As negociações com a empresa foram lideradas pelo prefeito Miguel Coelho nos últimos dez meses. A expectativa é de geração superior a 1 mil empregos por meio da central de distribuição e de uma unidade “Mix Atacarejo”. O plano de negócios do grupo Mateus pretende expandir suas operações para diversos municípios pernambucanos, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Segundo o prefeito Miguel Coelho, Petrolina terá um papel estratégico para o plano de expansão do grupo Mateus. “É uma grande notícia para Pernambuco. Quando começamos a negociar com o grupo Mateus, mostramos o potencial de nosso estado e como Petrolina pode ser importante como um polo de expansão e conexão logística com os outros municípios e estados. A partir do Sertão, o grupo Mateus vai se multiplicar por Pernambuco. Agora, é acelerar junto com o Governo do Estado as etapas de incentivos e licenciamentos para que esse grande investimento saia do papel rapidamente e milhares de pernambucanos tenham acesso a mais serviços e empregos”, comemorou o prefeito após o encontro com o governador e o empresário Ilson Mateus.
Senado aprova projeto que combate violência política contra mulheres
Nesta terça-feira (13), o Senado aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que criminaliza a violência política contra a mulher. Entre as ações previstas no texto, estão o combate de abusos e a determinação de que o enfrentamento a esse tipo de violência faça parte dos estatutos partidários. O Projeto de Lei é de autoria da deputada Rosângela Gomes (Republicanos – RJ) e segue para sanção presidencial. O texto considera violência política contra as mulheres toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos delas, não apenas durante as eleições, mas no exercício de qualquer função política ou pública. Também serão punidas práticas que depreciem a condição da mulher ou estimule sua discriminação em razão do sexo feminino ou em relação a cor, raça ou etnia. O emenda determina que as autoridades competentes devem priorizar o exercício imediato do direito violado, punindo quem assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo. Nesses casos, a pena será de 1 a 4 anos de reclusão e multa, com aumento de 1/3 caso o crime seja cometido contra gestante, mulher maior de 60 anos ou com deficiência. Segundo o texto, os partidos políticos terão 120 dias para adequar seus estatutos, contados a partir da publicação da nova lei. A senadora Daniella Ribeiro avalia que o projeto traz regras necessárias para coibir as agressões e violações de direitos enfrentadas por mulheres na política. “Afinal, a violência política contra a mulher pode ter um impacto que vai além das mulheres que a sofrem diretamente, pois além de buscar alijar aquela que é alvo das agressões da política e diminuir o alcance de sua atuação, pode passar a mensagem de que a esfera pública não é lugar para as mulheres e que sofrerão sanções caso insistam em disputar cargos eletivos“, explicou a relatora. A senadora citou levantamento realizado pelo jornal O Estado de São Paulo, no qual, aponta que, das 50 mulheres que concorreram às prefeituras das capitais no ano passado, 44 relataram violência. A maior parte (46,7%) disse sofrer ataques com frequência. Do total, 88% afirmam ter sofrido violência política de gênero nas eleições de 2020 e 72,3% acreditam que os episódios prejudicaram a campanha. A violência psicológica é a mais recorrente (97,7%) e a internet é o espaço onde as mulheres são mais atacadas (78%), seguida da campanha de rua (50%). De acordo com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), esse tipo de violência contra as mulheres prejudica a democracia porque as afasta de contribuir com o país fazendo política. Ela lembrou que o projeto é resultado de uma colaboração entre vários setores da sociedade. “É um projeto que veio do 3º setor; é um projeto que veio da Defensoria Pública brasileira, do Ministério Público, da magistratura, foram mulheres defensoras, promotoras e juízas, que, junto com a Câmara dos Deputados, com o Senado Federal, resolveram dar um basta à violência política que a mulher sofre, especialmente, no período eleitoral“, explicou. Eliziane Gama (Cidadania-MA), senadora, afirmou que a aprovação do projeto é um marco, um momento muito importante para o Brasil e lembrou que o Brasil é um dos países do mundo com a menor participação da mulher na política, entre outros fatores, por causa da violência política. “Esse projeto é fundamental e é um divisor de águas nessa política. É fundamental, inclusive, para o avanço da participação da mulher na política. A mulher tem que estar onde ela quer estar, ou seja: na política, no Judiciário, no Legislativo, no Executivo, enfim, nos mais variados espaços de poder, na sociedade civil, no espaço privado.“, afirmou Eliziane. As senadoras Leila Barros (PSB-DF) e Nilda Gondim (MDB-PB) relataram ter sofrido episódios de violência política. Para Leila, o projeto é um avanço na tentativa de barrar atos inaceitáveis contra as mulheres. “Qual é a mulher na política que não sofreu algum tipo de constrangimento, de ameaça, de humilhação? Eu experimentei isso e certamente as outras 11 senadoras, em algum momento na sua trajetória política, experimentaram. A gente precisa encorajar as mulheres. Muitas vezes, nós não entramos para a política justamente por causa desse jogo baixo, que coloca em xeque a nossa honra, a nossa história. Isso é muito desleal! É um jogo sujo que a gente sabe que é real“, desabafou. Com informações da Agência Senado
Looping na política existe?
Por Nely Brandão Pesquisa de opinião pública, realizada pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, aponta que a insatisfação dos brasileiros no atual contexto se reflete numa falta de confiança generalizada no presidente (83%), nos políticos (78%) e nos partidos (78%), opinião expressa em todas as regiões, faixas etárias e de renda, mas CALMA! Essa pesquisa foi realizada em agosto de 2017. Isso mesmo, quatro anos atrás e tudo caminhando para um cenário muito parecido. Na mesma pesquisa, realizada em 2017, em relação ao futuro o brasileiro mostra-se majoritariamente otimista, com 54% dos respondentes considerando que a qualidade de vida nos próximos cinco anos vai estar melhor do que nos dias de hoje, se você fizer uma “pesquisa” com seus amigos a maioria deles vai te responder do mesmo jeito, porque a fé no futuro e a esperança dos brasileiros é assim mesmo, somos um povo resiliente e sempre acreditamos em dias melhores. Mas analisando o cenário de quatro anos atrás vem uma pergunta: Será que vivemos em um looping político?A impressão é essa, uma repetição automática de ocorrências, segundo o instituto Datafolha, em pesquisa realizada no dia 03 de julho, deste ano, a reprovação ao governo Bolsonaro chegou na marca de 51%. Qual o motivo dessa aparente “repetição”? Por que tanta desconfiança nas instituições políticas brasileiras e nos gestores públicos? Aqui são muitas análises e respostas possíveis, em meio a crises de saúde, social, econômica e política, podemos destacar a falta de transparência, quando o assunto é despesa pública, e a carência de uma comunicação mais direta e assertiva em meio a denúncias de corrupção ou questionamento da população das ações do governo. Os gestores públicos devem conseguir deixar claro para população como vão enfrentar por exemplo: a crise fiscal, a falta de recursos, qual a dívida do ente público, como pretende captar novas receitas e porque a despesa de pessoal aumenta mesmo sem abertura de novos concursos públicos. Se por um lado o gestor não precisa bater o ponto de chegada e saída todos os dias, essa obrigação é substituída pela nitidez de explicações para onde está indo nosso dinheiro. É por isso que você não pode perder o Programa Balanço 101 da Cabo FM, de segunda a sexta das 16h às 18h, com o jornalista Jorge Lemos, toda quinta estarei participando às 17:15h e nós vamos debater muito sobre transparência governamental e fiscalização de despesas públicas de uma maneira simples e direta. Já deixa sintonizado no rádio, celular ou no computador, só não pode perder, até quinta! Nely Brandão é advogada e Consultora em Gestão Pública
Prefeitura do Cabo vacina população em situação de rua
Na noite desta terça-feira (13), a Prefeitura do Cabo vacinou a população em situação de rua do município, que recebeu o imunizante da Janssen, de dose única. Durante o dia, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Programa Atitude mapearam os indivíduos e sensibilizaram sobre a vacinação. À noite, os profissionais acompanharam a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para realizar a imunização. Ao todo, 40 pessoas foram vacinadas. Com a ação, o município já aplicou 96.015 doses das vacinas contra o coronavírus. Dessas, 77.422 foram de primeiras doses, 18.142 de segundas doses e 451 de doses únicas. Wagner Nakael foi uma delas. “É muito bom porque agora posso abraçar e beijar novamente sem medo dessa doença”, afirmou. Nesta quarta-feira (14), a vacinação abre um novo grupo com pessoas a partir de 38 anos. Os pontos de vacinação serão em Ponte dos Carvalhos (Escola Manuel Davi), Pontezinha (Escola Eronides Soares), Charneca (Escola Padre Antônio de Melo), Gaibu (Escola Professora Maria Thamar) e no Centro de Vacinação Covid-19 da Praça Nove de Julho, este funcionando de segunda a sábado. Todos os locais abrem de 8h às 13h.