Teixeira Neto pede prioridade para lactantes no grupo de vacinação contra a Covid-19 no Recife

O vereador Alcides Teixeira Neto (PSB), solicitou, a inclusão das lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 no Recife. O projeto de lei apresentado nesta segunda-feira (12), já está cumprindo prazo para recebimento de emendas.

Segundo o parlamentar, os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, o que garante a proteção de pelo menos duas pessoas a partir de uma única dose de vacina.
Ainda de acordo com o vereador Alcides Teixeira,  essa se mostra uma estratégia de imunização eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno, cuja média de tempo no Brasil é de apenas 54 dias, ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendem o aleitamento materno por 24 meses. “Vacinar lactantes é reconhecer o direito humano à saúde e à proteção constitucional da maternidade como objetivo prioritário dos Gestores Públicos da Cidade do Recife”, disse.

“As consequências do número de mortes e da desestruturação familiar ainda são desconhecidas, mas temos condições de diminuir esses impactos a partir do momento em que também vislumbrarmos o ‘horizonte’ de imunização de mães e bebês como estratégia de proteção e sobrevivência familiar. É preciso acelerar a vacinação de todas as mulheres lactantes, especialmente no País que mais perde bebês com menos de 2 anos para a Covid-19 no mundo”, observou.