Entendimento nacional do PT e PSB começará por Pernambuco, diz Gleisi

Nesta quinta-feira, em Brasília, o PT e o PSB mantiveram uma reunião decisiva entre seus presidentes e que contou com a participação do governador de Pernambuco Paulo Câmara. No fim do evento, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, explicou que a discussão sobre uma federação entre os partidos segue sendo discutida e que a aliança nacional com o PSB começa a ser discutida por Pernambuco, na semana que vem.

“Na questão política, vamos fazer série de reuniões de conversação. Vamos começar por Pernambuco. Ideia é na quinta façamos uma reunião com o Estado de PE: PT, PC do B, PSB. Ontem Lula já se pronunciou que temos que caminhar juntos. PSB tem a preferência na indicação.
A partir daí, vamos fazer calendário com os outros estados”, afirmou.

“Em relação a Pernambuco, sempre tivemos compreensão que compete ao PSB a indicação. O nome de Humberto foi colocado pela ausência de candidaturas”, completou.

Às vésperas de uma reunião decisiva com a diretoria do PT, sobre a articulação de uma eventual federação, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, já havia dado um cheque mate e enfatizado o lado de cada um.

“A situação exige que o PT escolha qual é a sua prioridade: se é disputar com o seu principal aliado, na esquerda, os governos estaduais, ou se é conquistar a Presidência da República. Nós estamos dispostos a colaborar com a eleição de Lula, mas também queremos que o PT esteja disposto a colaborar com as nossas candidaturas”, disse, na semana passada.