Vitória de Santo Antão inicia vacinação de gestantes e puérperas contra a covid-19 nesta terça-feira

Grávidas e puérperas começam a ser vacinadas contra a covid-19, nesta terça-feira (25), em Vitória de Santo Antão. A vacinação  desse grupo acontecerá das 11 às 15h30, no Centro de Saúde da Mulher (CESMU), localizado na Avenida Silva Jardim, na Matiz. Conforme recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a imunização é feita com a vacina da Pfizer.

A imunização de gestantes e puérperas volta a ocorrer no município após a suspensão da utilização da vacina AstraZeneca para esse público. Por determinação do Governo Estadual Estadual, o grupo passou a ser vacinado em Jaboatão com a Pfizer.

 De acordo com secretário de Saúde, o envio da vacina Pfizer para todas as cidades faz parte de uma grande conquista. “Agora que estamos recebendo essa vacina poderemos atender nossas gestantes e puérperas com segurança. Por isso, preparamos toda uma estrutura para recebê-las com maior comodidade”, garante o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

Para receber a dose, as grávidas e puérperas precisam realizar um cadastro prévio, que acontece nas Unidades de Saúde onde são acompanhadas. No ato do cadastro,  é necessário mostrar o documento original com foto e comprovante de residência. As gestantes precisam apresentar o cartão gestante, os exames de pré-natal ou ultrassonografia. Enquanto as  puérperas, bastam levar a declaração ou certidão de nascimento da criança. Após a finalização do cadastro, a Secretaria de Saúde  entrará em contato informado a data da vacinação. O grupo marcado  para imunização em Jaboatão, será  reagendado para o município de Vitória.