Documento foi articulado com o SIMPERE e cobra reajuste de 6,27% no piso da educação definido pelo Ministério da Educação em dezembro de 2024.
Foi aprovado nesta terça-feira, 25 de fevereiro, um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne, do PT, que solicita a abertura de mesa de negociação com o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) com o objetivo de discutir o reajuste do Piso Salarial para 2025.
Liana afirma que o pedido foi uma demanda da própria categoria, através do SIMPERE. A parlamentar aponta no documento que em dezembro de 2024, o Ministério da Educação lançou a Portaria Interministerial nº 13/2024, atualizando o valor anual por aluno do Fundeb (VAAF) para o exercício de 2025, refletindo no reajuste de 6,27% do Piso Salarial do Magistério, que deveria ser implementado em janeiro do corrente ano, mas que não foi aplicado no Recife.
A vereadora também alerta para a necessidade de aplicação do piso em toda carreira.
“Não se aplica reajuste apenas em quem tem o nível salarial mais baixo. A luta é para que se aplique o reajuste de 6,27% em toda a carreira. O piso não é teto”, destaca Liana.
O requerimento também tem objetivo de “acelerar e garantir o pagamento próximo à data-base” para que o reajuste seja pago de forma integral e retroativa.