terá Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e do Enoturismo em Pernambuco

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (12), por unanimidade dos deputados presentes, a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e do Enoturismo em Pernambuco. O requerimento é uma iniciativa do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), que é um dos principais defensores da cultura e da vitivinicultura do Vale do São Francisco, já tendo recebido o título de embaixador do enoturismo local.

O principal objetivo do grupo de trabalho, que começará a se reunir no próximo ano, é viabilizar debates que possam proporcionar a ampliação da produção das uvas e vinhos. Segundo a matéria aprovada em plenário, o Vale do São Francisco é conhecido como Rota da Uva e do Vinho. A região é considerada estratégica, tanto sob o aspecto da produção de uvas, como no processamento para obtenção do vinho, com expressivas potencialidades para alavancar o Enoturismo, gerando ganhos para a economia de Pernambuco, aumentando arrecadação, renda e empregos.

“Recentemente, em viagem ao Rio Grande do Sul, acompanhei de perto como o enoturismo e vitivinicultura são bases da economia local, sendo não só negócio, mas também atrativo turístico. Aqui em Pernambuco nós temos potencial de transformar o Vale do São Francisco em um grande polo da uva e do vinho, investindo principalmente na infraestrutura das cidades e criando ações que alavanquem ainda mais a economia interligada ao enoturismo. Vamos buscar ser uma ponte de ligação entre o Legislativo e o Executivo, pensando em ações e projetos que fortaleçam a região”, explicou Jarbas Filho.

Ainda fazem parte da Frente os deputados Mário Ricardo (Republicanos), Joaquim Lira (PV), Joãozinho Tenório (Patriota), Izaías Régis (PSDB), Simone Santana (PSB), João Paulo (PT), France Hacker (PSB), Socorro Pimentel (União) e Kaio Maniçoba (PP).