Visando promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar, nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Petrolina em parceria com o Governo Federal lançou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) edição 2023. O evento teve a participação do prefeito Simão Durando e aconteceu na sede do programa, no bairro Jardim São Paulo. O evento reuniu também produtores, representantes de sindicatos e associações rurais, além de vereadores e o ex-prefeito Miguel Coelho.
Nesta edição, será investido R$ 1,5 milhão no programa, em Petrolina. Através do PAA, a prefeitura recebe os produtos da agricultura familiar e distribui para instituições que atendem grupos em situação de vulnerabilidade social, o restaurante popular, cozinhas comunitárias, entre outros. Criado em 2003, o programa é uma estratégia do Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada para pessoas com dificuldade de acesso aos alimentos.
O PAA beneficiará em torno de 200 agricultores com a aquisição de produtos a preço de varejo para garantir maior margem de lucro aos pequenos produtores. A aquisição e distribuição dos alimentos será feita por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que irá ajudar no transporte dos produtos e no acompanhamento logístico das mercadorias.
O prefeito Simão Durando destacou a importância do programa para os produtores e agricultores familiares. “Estou muito feliz com a retomada do PAA, muitas famílias me perguntavam quando iria acontecer e hoje, no Dia do Agricultor Familiar, estamos fazendo esse grande anúncio. A agricultura é a principal responsável pela movimentação econômica da nossa cidade. Esse programa se torna ainda mais especial porque ajuda a agricultura familiar, que é responsável por 70% da comida que chega aos lares, mas também fortalece todas as nossas ações sociais no combate à fome”, destacou o prefeito Simão.