Serviço itinerante emite 34 carteiras de identidade no primeiro dia em Olinda

O serviço itinerante de emissão de identidades realizado pela Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda emitiu 34 documentos, nesta segunda-feira (18). O local escolhido para iniciar esse trabalho é o Beco da Marinete, em frente ao Posto de Saúde Asa Branca, em Rio Doce, onde a equipe permanece até a próxima sexta-feira (22), das 8h às 16h.

De acordo com o Coronel Pereira Neto, secretário de Segurança Cidadã, o volume de documentos emitidos deve ser ampliado até o fim da semana, devido à grande procura de pessoas por informações. “Temos a capacidade de emitir de 50 a 60 identidades por dia”, explicou. A entrega será feita posteriormente, no próprio local.

A emissão da carteira de identidade em Olinda é possível graças a um acordo de cooperação com o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), iniciado em novembro do ano passado. Até o momento, foram confeccionadas cerca de 4 mil carteiras. Para emissão da primeira via e pessoas acima de 65 anos o serviço é gratuito e precisa apenas apresentar o original da certidão de nascimento ou casamento.

A partir da segunda via também é necessário imprimir um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) no Portal PE Cidadão (https://www.pecidadao.pe.gov.br), efetuar o pagamento da taxa de R$ 24,36 e apresentar o comprovante de pagamento, que pode ser efetuado na rede bancária ou casas lotéricas. A foto é tirada no local.

O serviço também continua sendo oferecido na sede da SSC, no Varadouro, das 8h às 12h e das 13h às 16h.