A 27ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina foi o primeiro compromisso do secretário de Turismo do Recife, Antonio Coelho, no exterior. Nessa jornada, que está acontecendo na Argentina, o gestor cumpre importante agenda para a capital pernambucana. E uma das suas principais reuniões aconteceu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Uma oportunidade valorosa tanto para apresentar o Recife quanto para originar conversas em torno de investimentos para projetos que contribuam para ampliar ações com vistas ao desenvolvimento do turismo recifense.
“Viemos representar o Recife na FIT, maior feira de turismo da América Latina. Aqui, vamos interagir com diversos players do setor. E uma das reuniões mais proveitosas que nós tivemos certamente foi com o ministro Celso, que se colocou à disposição a fim de que a gente possa estudar programas e iniciativas com o objetivo de fomentar o turismo do Recife, tornando-o ainda mais atrativo, e incentivar o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, descreveu o secretário.
O ministro Celso Sabino, por sua vez, atestou a disponibilidade e a parceria do Ministério em aprofundar o estudo de projetos e ajudar na viabilização das demandas da capital pernambucana. “Vamos juntos fazer do turismo uma grande mola de desenvolvimento, gerando emprego de qualidade, gerando desenvolvimento sustentável para o Brasil, para Pernambuco e para o Recife”, ressaltou o gestor.
O secretário Antonio Coelho também se reuniu com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Um momento para fortalecer a parceria com a instituição e agradecer a cooperação ao longo da Feira, pois, o Recife é um dos coexpositores do Estande Brasil/Embratur. “A colaboração com a Embratur na FIT tem nos permitido mostrar o Recife para várias entidades internacionais. Estou confiante no estreitamento desses laços porque iremos precisar do apoio da Embratur para gerar novas conquistas para nossa capital”, destacou.
A FIT é uma das maiores feiras da América Latina, formada pelos principais protagonistas do setor turístico da região; e a Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil nos últimos anos. Destinos com sol e praia são, disparado, a grande preferência dos argentinos, e as viagens são majoritariamente por motivo de lazer. Cenário, esse, na avaliação do mercado, com grande potencial para crescimento e exploração de novas oportunidades de negócios.
“É muito importante a presença do Recife na FIT. A Argentina é o maior emissor de turistas não só para o Brasil, mas para Pernambuco e o Recife. Um mercado expressivo que irriga a nossa economia. São recursos que vêm de fora para fomentar a geração de emprego e renda. Estamos recebendo, em nosso estande, turistas de toda a América Latina. É muito importante esse contato direto. Também vamos buscar o diálogo com diversas autoridades brasileiras e entes de outros países, bem como operadoras de viagens e companhias aéreas, ou seja, instituições que possam colaborar conosco nesse processo de fortalecimento do turismo do Recife”, finalizou.