Projeto social de Suape realiza mais de 14 mil atendimentos em três anos de funcionamento

Muitos motivos para celebrar o terceiro ano de funcionamento da Estação Compartilhar Massangana, espaço multidisciplinar administrado pela empresa Suape na localidade homônima, no Cabo de Santo Agostinho. Em três anos de atividades, o espaço contabilizou 14.629 atendimentos. A data foi comemorada na manhã desta sexta-feira (24), durante solenidade para entrega de certificados aos concluintes do curso de crochê, a primeira capacitação realizada em 2025. No encerramento do evento, não faltou o tradicional “parabéns pra você” com o corte de um bolo preparado pelas quituteiras profissionalizadas na cozinha-escola do equipamento.

A cerimônia contou com a presença de representantes da comunidade e de colaboradores da estatal portuária. “Eu quero aprender mais para reforçar minha renda. O espaço representa muitas coisas para a comunidade. É um conhecimento que se multiplica”, ressaltou a comerciante Alda Maria, 44 anos, aluna do curso de crochê. O estudante Maxwell Ferreira, 19 anos, integrante da turma, não poupou elogios ao projeto: “Traz muitos benefícios para a comunidade. É um local que faz a diferença na vida das pessoas”, enfatizou. Cerca de 600 famílias vivem em Massangana.

“A Estação Compartilhar exemplifica o nosso modelo de governança de desenvolvimento sustentável. Com esse equipamento, a empresa ajuda a transformar a vida dos moradores de Massangana e de áreas próximas, por meio de reforço escolar, atividades de lazer, rodas de leitura, palestras e capacitações profissionalizantes, fomentando a geração de renda na região, inserida no território estratégico de Suape”, pontuou o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

O coordenador de Assistência Social e Gestão Fundiária de Suape, Paulo Teixeira, informa que o equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, com várias atividades para o público infanto-juvenil e adultos. “Oferecemos internet gratuita e dispomos de uma biblioteca com acervo de cerca de 1.000 livros, além de videoteca, programa de incentivo à leitura e cursos profissionalizantes”.

De acordo com Paulo Teixeira, a Estação Compartilhar contabilizou 4.064 atendimentos em 2024 e ajudou a profissionalizar 40 pessoas no período com cursos de crochê, assistente administrativo, empreendedorismo e informática. “As atividades são gratuitas e a comunidade é avisada previamente sobre os cursos oferecidos. Em pouco tempo, as vagas se esgotam”, revela o coordenador.

RECONHECIMENTO

A Estação Compartilhar foi um dos projetos sociais vencedores do VII Prêmio ESG do Sistema Fiepe. A cerimônia, ocorrida na Casa da Indústria, em 5 de dezembro de 2024, premiou iniciativas alinhadas com as práticas ESG (gestão ambiental, social e de governança).

“Ficamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto tão importante para a comunidade do Engenho Massangana. Essa conquista nos anima a continuar trabalhando para contribuir com o desenvolvimento das pessoas que residem na região”, destacou Marcio Guiot, durante a entrega do prêmio.

Compartilhe:

plugins premium WordPress