Projeto de lei, de autoria do vereador Pastor Júnior Tércio, instituindo o Dia Municipal do Conservadorismo, no calendário oficial de eventos do Recife foi aprovado na terça-feira (26) pela Câmara dos Vereadores.
De acordo com a matéria, esse dia será comemorado, anualmente todo dia 10 de março e tem como objetivo, fortalecer e defender a continuidade e a estabilidade das instituições sociais tradicionais, de modo especial, a família, a comunidade local e a religião, além dos usos, dos costumes, das tradições e das convenções morais.
“Essa proposta visa preservar, acima de tudo, os valores conservadores e dedicar esse dia à defesa da família, da moralidade, para que seja transmitindo às novas gerações, princípios e tradições”, destacou o autor da matéria.
Ainda segundo o Pastor Júnior Tércio, as ideias do conservadorismo são baseadas em conceitos tradicionais enraizados em uma sociedade, muitas vezes influenciada por princípios cristãos.
A data 10 de março tem como objetivo rememorar princípios caros ao conservadorismo, como a família, a religião, a ordem, a liberdade. Em contraposição ao globalismo, o conservadorismo foca na continuidade e estabilidade das instituições, opondo-se a qualquer tipo de movimentos que provoquem ruptura radical da ordem estabelecida.
De acordo com pesquisa realizada, em fevereiro desse ano pelo Instituto de Pesquisas, Sociais, Politicas e Economicas (Ipespe), a maioria do eleitorado brasileiro adota uma postura conservadora e opta pelo plebiscito ao ser questionada sobre temas polêmicos.
Conforme análise do sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, grande parte dos brasileiros é contrária à legalização do aborto (69%, em oposição a 29% que são favoráveis) e também não aceita a liberação das drogas (75%; outros 22% são favoráveis).