Programa Nacional de Crédito Fundiário permite a conquista da terra própria a agricultores do Estado

A gestora do Programa Nacional de Crédito Fundiário do Iterpe, Priscila Carneiro, apresentou,  nesta terça-feira (06), o programa Nacional de Crédito Fundiário para os agricultores do município de Águas Belas. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, teve como objetivo a apresentação e divulgação do programa.

A iniciativa possibilita a aquisição de uma parcela de terra, gerando renda para o município e dignidade para as famílias dos beneficiados.

Inicialmente, Priscila Carneiro fez a apresentação de um vídeo institucional do programa e uma explicação detalhada de todo o processo. Em seguida, a técnica em Desenvolvimento Social do Iterpe, Cristiany Loureiro, falou sobre o processo de contratação da terra que, no caso de Águas Belas, será a Fazenda Poço da Divisão. Logo após, aplicou o questionário de vistoria social, que visa constatar a atividade agrícola dos beneficiários. A reunião contou ainda com a presença do vereador do município Júnior Moto Peças.

“Em quatro meses da gestão do Dr Henrique Queiroz no Iterpe, percorremos os quatro cantos do Estado auxiliando os agricultores a conquistarem o sonho de adquirir sua própria parcela de terra, além de obterem subsídios para produzir cada vez mais e ter melhor qualidade de vida para o beneficiado e sua família”, pontuou a gestora do PNCF.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) Terra Brasil é uma política do governo federal implememtada com apoio dos estados. Em Pernambuco, a execução dessa política é realizada pelo Iterpe e visa conceder financiamentos com baixos juros às famílias de agricultores sem-terra (ou com pouca), para que consigam comprar seu imóvel rural e sustentar suas famílias.