Programa de Empreendedorismo vai capacitar 250 famílias em Suape

Na manhã desta terça-feira (20), o Governo de Pernambuco, em parceria com o Sebrae-PE, lançou o Programa Suape Incentiva, um projeto de Inclusão Socioprodutiva que irá beneficiar 250 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Serão ofertados diversos cursos sobre empreendedorismo, como mentoria de gestão de negócios, orientações para acesso à linha de crédito oferecida pelo Sebrae e assistência técnica para implantação de novos negócios. Na primeira etapa, o Sebrae-PE fará  diagnóstico preliminar dos arranjos produtivos existentes na região e, em seguida, a instituição definirá o formato das capacitações e as comunidades contempladas, para abertura das inscrições.

Além dos cursos, o Sebrae ministrará cerca de 50 oficinas para o desenvolvimento e sustentabilidade de pequenos negócios locais em comunidades do território estratégico de Suape, que terão como ênfase o protagonismo feminino e dos jovens, para o fomento socioeconômico dos participantes e de seus familiares. O convênio terá vigência de 24 meses.

O lançamento do programa contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre elas  o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio, do presidente de Suape, Roberto Gusmão, do superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, além de vários deputados estaduais, prefeitos e lideranças comunitárias da região.

Os municípios contemplados com o Suape Incentiva serão os de Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, na Região Metropolitana do Recife; e Sirinhaém, Rio Formoso, Escada e Ribeirão, na Zona da Mata Sul.

“Mais que uma oportunidade de geração de renda, o programa Suape Incentiva quer reforçar o pertencimento das pessoas em relação à comunidade. Estimular o empreendedorismo, com foco em oportunidades e demandas locais, representa mais que um novo negócio ou um ganho econômico para as pessoas ou para a cidade. Trata-se de mostrar caminhos de inserir as pessoas economicamente a um contexto social que elas já participam. Esse programa quer entregar exatamente isso no território de Suape. Fazer essa população vulnerável se sentir cada vez mais parte do processo onde vivem”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio.

Para o superintendente do Sebrae-PE, Francisco Saboya, o projeto terá foco no impacto social. “A parceria com o Complexo de Suape vem fortalecer a atuação do Sebrae na região, levando conhecimento e capacitação para transformação da realidade das comunidades do entorno do complexo. A atuação será com empreendedores, empresários, jovens e mulheres que almejam fazer mudanças significativas na vida e nos negócios”, afirmou.

Edelfan Pedrosa, morador da Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, disse que o programa chegou em boa hora. “Temos grande expectativa de ampliação e melhoria do nosso trabalho para que as famílias que vivem diretamente da coleta de reciclagem possam ter uma adaptação de vida melhor e entender a transformação digital do mundo. Os trabalhos socioambientais que Suape vem realizando ajudam bastante as pessoas das comunidades”, comentou.