Mais de 5.700 alunas entre 11 e 16 anos de escolas públicas municipais do Cabo de Santo Agostinho passarão a receber um kit de absorventes. Em ato simbólico do programa “Livre para Estudar”, o prefeito Keko do Armazém e o secretário de Educação, Betinho Gomes, fizeram a entrega ontem (29) dos primeiros kits na Escola Jason Brandão.
O objetivo do programa é oferecer o acesso às condições adequadas de higiene pessoal, garantindo o direito legal à dignidade menstrual das estudantes.
“É preciso ter o olhar para além das salas de aula e entender a realidade e necessidades de nossos estudantes. Uma questão tão simples, mas que está entre as causas de evasão escolar de muitas meninas durante o período menstrual. Que nós continuemos de mãos dadas construindo uma cidade melhor, mais justa, humana e com mais equidade”, pontuou o prefeito Keko do Armazém.
Durante o ato, estudantes do 9º ano da Escola em Tempo Integral Madre Iva apresentaram um jogral sobre a importância do “Livres para Estudar”. Também houve apresentação musical.
A estudante Ana Carolina falou da importância do programa para as estudantes da rede pública de ensino. “Gostaria primeiramente de agradecer a todos os envolvidos no programa que, com certeza, ajudará muitas estudantes da rede municipal. Uma pesquisa da ONU revela que uma a cada quatro meninas faltam aulas por causa de não terem condições de comprar absorventes, sendo esta uma das causas da evasão escolar. Com esse projeto podemos diminuir esses índices”, relatou.
Segundo Veridiana Lima, mãe de aluna, esse projeto marcará a Educação do Cabo. “Na minha época não tínhamos uma gestão que tivesse esse olhar humanizado para nós mulheres. Essa oportunidade que nossas filhas estão tendo é muito importante, pois é um incentivo do governo para que elas não percam aulas”, comentou.