Professores, Supervisores e Estudantes da Rede de Ensino do Cabo, participam de processo de escuta para a construção da política de Educação Integral

A Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma importante ação de escuta de professores, supervisores e estudantes para a construção da política de Educação Integral. O encontro foi promovido pelo Instituo Gesto, por meio do Programa Formar e aconteceu, nesta última semana, dias 31 de maio e 01 de junho. Os encontros formativos focaram em escutar impressões, ideias e propostas de um grupo representativo.

A gestão democrática é um dos pressupostos inegociáveis da Educação Integral e como forma de garantir esse processo, a atual gestão da Secretaria de Educação, depois de vivenciar, junto a seus gestores escolares, uma imersão formativa sobre os processos de implementação da Educação Integral, promovida pelo Instituto Gesto, entendeu que era fundamental a homologia de processo, ou seja, que outros atores, como professores e estudantes, deveriam vivenciar os momentos da imersão, porém com foco maior na escuta dos mesmo, garantindo espaço de participação.

No dia 31 de maio, um grupo de representantes dos professores e supervisores das escolas de tempo integral, indicados, estrategicamente, pelos gestores, se reuniu no prédio da Secretaria de Educação, para discutir sobre uma Educação Integral e, principalmente, Integradora. Por meio de dinâmicas de escuta, puderam pensar em contribuições, enquanto profissionais e indivíduos plurais, constituídos de experiências e saberes culturais diversos, puderam também refletir sobre as transformações necessárias de formatos e aspectos da uma escola que não está mais dialogando com a contemporaneidade da Educação Integral e por fim, vivenciaram uma nova ferramenta de planejamento integrado e que prioriza a centralidade no estudante e sua formação integral.

Já no dia 01 de junho, foi a vez dos estudantes de duas escolas de tempo integral, vivenciarem o mesmo processo, porém respeitando as diferentes faixa-etárias e suas devidas linguagens. Para tanto a abordagem foi muito mais voltada de forma a garantir momentos de fala de cada grupo de estudantes. Pela manhã, a visita foi na Escola Gov. Eduardo Campos, com duas turmas de 9º ano, com cerca de 85 estudantes, que fizeram reflexões muito importantes para essa construção coletiva, reivindicações de mudanças e, principalmente, destacaram que é escola precisa garantir ainda mais tempo para espaços de escuta como o vivenciado ali. A tarde o encontro foi com 2 as duas turmas de 5º ano, da Escola Conde da Boa Vista, também cerca de 80 estudantes, sendo que com essas turmas, o encontro, foi pensado de maneira lúdica e divertida, mas não deixando de garantir voz e participação de todas e todos.

Os encontros, ao todo, tiveram um alcance 180 pessoas, e tiveram a articulação da consultora do Instituto Gesto, Cristiana Berthoud, e foram ministrados pelo formador, Victor Narezi, que é arte educador e especialista em Educação Integral.