Procura por vasectomia tem aumentado no Cabo de Santo Agostinho

A demanda por vasectomia no Cabo de Santo Agostinho tem aumentado nos últimos meses.  De janeiro a primeira quinzena de maio de 2024 foram realizadas 175 cirurgias.  A oferta do procedimento faz parte do programa “Vamos Planejar?”  da Secretaria Municipal de Saúde,  e é uma importante alternativa para garantir o direito à saúde reprodutiva do homem no planejamento familiar.

A vasectomia é um método seguro e eficaz no controle da gravidez indesejada e necessita apenas de anestesia local. No Cabo, o procedimento está disponível,   gratuitamente,  para usuários da atenção básica. Antes de passar por uma intervenção o paciente recebe orientação, participa de palestras, faz os exames e, estando apto, realiza a cirurgia. “Após a vasectomia o paciente é acompanhado para fazer o exame de espermograma”, ressaltou o coordenador de Saúde do Homem, José Lira.  O teste laboratorial é complementar e avalia as condições da fertilidade masculina.

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal Mendo Sampaio e em hospitais conveniados do Estado. Os interessados em realizar a vasectomia devem seguir os seguintes passos: acessar o site www.cabo.pe.gov.br ,  clicar no ícone “Saúde”  e em  “serviços, Vamos Planejar?”.  Através do link disponibilizado, o usuário preenche o formulário com seus dados pessoais e de saúde, e aguardar o chamamento para a realização do procedimento. Mais informações podem ser adquiridas na Unidade de Saúde da Família mais próxima.

Também pode procurar a coordenação da Saúde do Homem, no Centro Administrativo Municipal (CAM 2), localizado na Secretaria de Saúde das 8h às 12h.