Encontro reuniu 60 pessoas de 20 comunidades do território estratégico da estatal, nesta quarta-feira pela manhã, no auditório da empresa
“Hoje é um dia histórico que marcará a vida das pessoas que moram nas comunidades da região”. Com essas palavras, o líder comunitário Marco José da Silva, do Engenho Alagado, localizado no município de Ipojuca, deu as boas-vindas ao novo diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcio Guiot, na manhã de ontem, durante o primeiro encontro do gestor da estatal com as lideranças comunitárias do território estratégico da empresa. Marco explicou que foi a primeira vez que recebeu convite para conhecer o diretor-presidente de Suape e comemorou a iniciativa de Guiot.
O encontro, ocorrido no auditório do centro administrativo do complexo, reuniu 60 pessoas de 20 comunidades do território estratégico do atracadouro pernambucano, incluindo moradores de localidades distantes, a exemplo do Assentamento Valdir Ximenes, situado em Barreiros, na Zona da Mata Sul. Após Marcio Guiot se apresentar aos participantes do evento, cada um deles foi convidado a se identificar, desejando uma jornada de sucesso para o novo gestor.
Com 20 anos de expertise no setor portuário, Marcio Guiot fez uma rápida apresentação sobre sua trajetória profissional, interagiu com a plateia e reforçou a importância do diálogo na construção das relações da empresa com a população. “Quero conhecê-los, entender os anseios de cada comunidade e ouvir as principais demandas. Assim, poderemos construir soluções integradas que ajudem a melhorar a vida das pessoas residentes no território. Esse é o primeiro de vários encontros que pretendo ter com vocês daqui para a frente” pontuou o diretor-presidente de Suape.
“Eu vi um arco com uma flecha de ouro voando pelo céu, tendo Pernambuco como alvo. Esse encontro é um momento de esperança para as famílias que vivem no território. É uma oportunidade de estar próximo da diretoria de Suape e poder contar um pouco da nossa história. Agradecemos bastante essa oportunidade e esperamos que esse momento se repita”, reforçou Clodomir Vieira, morador do Assentamento Bruno de Albuquerque Maranhão, conhecido como Engenho Sacambu, localizado no Cabo de Santo Agostinho.
PARTICIPANTES
O evento reuniu representantes de várias comunidades, como do Engenho Tabatinga, Engenho Boa Vista, Engenho Tiriri, Praia de Suape e Engenho Massangana, além de dirigentes de algumas associações, a exemplo da NovaClau Recicla (agentes de reciclagem da Nova Vila Claudete). A entidade, recentemente, ganhou fama por meio de um documentário exibido no Cine PE, festival de cinema que teve Suape como uma das empresas patrocinadoras. Integrantes do Consórcio TPF-Ceplan, que participou da revisão e atualização do Plano Diretor Suape 2035, também foram convidados.
“Esse foi o primeiro encontro do ano e pretendemos estabelecer, de maneira estruturada, outros momentos de diálogo e aproximação com às lideranças comunitárias. Juntos, conseguiremos enxergar os desafios e dores existentes e pensar nas possíveis soluções e oportunidades. Estamos felizes com a realização deste encontro e com a possibilidade de construir e implementar projetos que atendam as demandas do território”, finalizou o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti.
ASSISTÊNCIA
Ao longo dos últimos anos, o Porto de Suape vem oferecendo assistência às famílias residentes no território estratégico, desenvolvendo projetos que garantem a segurança alimentar e incremente as microeconomias da região, como é caso do Suape Incentiva (capacitação profissional que acontece em parceria com o Sebrae-PE) e os Quintais Ecoprodutivos (programa que busca desenvolver pequenos espaços de agricultura familiar e outras atividades no entorno das residências de famílias em situação de vulnerabilidade social).