Presidente da Câmara de Moreno quer de volta programa que reduziu índices de violência no município

O aumento nos índices de violência em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, vem trazendo preocupação ao presidente da Câmara de Vereadores do Município, Mozart Bruno. Diante disso, o parlamentar vem cobrando do poder público local a volta do Programa Moreno em Ordem, criado em 2017 na gestão do ex-prefeito Vavá Rufino. Na época, Moreno conseguiu reduzir de maneira significativa o número de homicídios e outras modalidades de crimes.

Para justificar a volta do programa, Mozart Bruno diz que nos últimos meses mais de 10 homicídios foram registrados em Moreno. São crimes em várias localidades do município. “Entre esses crimes podemos registrar um verdadeiro massacre em um bar, no Alto do Sol Nascente, que até agora permanece sem ser elucidado”, explica Mozart.

Mozart Bruno lembra que, através do Moreno em Ordem, havia a interação das forças de segurança, com a participação das Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, representantes de lideranças das comunidades e o suporte do Ministério Público e do Judiciário. “Tinha o chamado Combo da Ordem, com horário de fechamento dos bares e exigência de alvará de funcionamento dos estabelecimentos. A população vivia uma sensação de tranquilidade e de ordem no município. Isso faz muita falta”, diz o presidente da Câmara de Moreno.

Mozart afirma que o Poder Legislativo não pode ficar omisso diante do aumento da violência em Moreno. Por determinação do presidente da Câmara, foi criada recentemente foi criada a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania na casa legislativa, composto por 3 vereadores. “Já acionei a comissão para que possa buscar uma audiência com o novo secretário de Defesa Social e vamos realizar uma Audiência Pública. Convidaremos representantes do Governo Municipal, sociedade, órgãos de segurança, Judiciário, Ministério Público, lideranças comunitários e o ex-prefeito Vavá Rufino, que tem experiência neste sentido”, afirma Mozart.

Para ter o Programa Moreno em Ordem de volta, Mozart acredita na união das forças políticas do município. “Fiz um pronunciamento em plenário e tenho cobrado a volta do Moreno em Ordem ao prefeito, que disse em campanha que os bons exemplos podem ser copiados. É hora de não fazer política, é hora de todos se abraçarem com o único objetivo de salvar vidas. São mães, pais, filhos, sobrinhos, irmãos. São vidas que estão sendo tiradas”, finalizou Mozart.