Prefeitura do Recife lança Novo Prouni e Protec, oferecendo cerca de 500 bolsas

Estudantes poderão concorrer a uma das 61 vagas para graduação em ensino superior e de 410 vagas de ensino técnico. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 21 a 27 deste mês, pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Programa receberá investimentos de R$ 2 milhões

O que já era bom, ficou ainda melhor. Agora o Prouni Recife passa a ser o “Programa Educação Para Todos – Novo Prouni e Protec Recife”. Além das vagas de ensino superior, o programa vai oferecer centenas de bolsas para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam fazer um curso técnico. Ao todo, são 471 bolsas, sendo 61 para a graduação superior e 410 para o ensino técnico. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 21 a 27 de fevereiro pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br.

“Como deputado federal, fui o autor do Marco Legal do Ensino Técnico no Brasil, que  vai revolucionar a formação do ensino técnico brasileiro. E a gente não podia parar por aí. Como prefeito do Recife, eu lanço hoje o ProTec. São  450 bolsas de ensino técnico, que a prefeitura vai pagar de forma integral. Quando a gente olha para os países da OCDE, a quantidade de estudantes que fazem o ensino técnico é muito acima do Brasil. Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho. É por isso que parte importante dessa formação vai ser na área de saúde, porque o segundo maior polo de saúde do Brasil está aqui no Recife e a gente precisa ter gente qualificada para isso”, destacou o prefeito João Campos.

A partir de agora, todas as bolsas disponíveis no Novo Prouni e Protec terão 100% de financiamento com recursos do tesouro municipal. O investimento é de mais de R$ 2 milhões. Até 2023, o Prouni Recife operava com a isenção de impostos para as instituições superiores habilitadas.

As instituições habilitadas para receberem os alunos da formação técnica são: Senai, Senac e Cesa – Centro de Estudos da Saúde. As 410 bolsas serão destinadas aos interessados nos cursos de técnicos em manutenção automotiva, refrigeração e climatização, enfermagem, segurança do trabalho, logística, radiologia, edificações, farmácia, nutrição e dietética, análises clínicas, eletrotécnica, mecânica industrial, manutenção de redes de computadores.

Para a graduação superior, 61 bolsas serão distribuídas entre a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e Uninassau. Os cursos ofertados englobam engenharia civil, odontologia, enfermagem, psicologia, pedagogia e fisioterapia. Além das bolsas, os estudantes habilitados no processo de seleção para o ensino superior e técnico terão direito ao Vem Passe Livre, para financiar o deslocamento à instituição de ensino.

INOVAÇÃO A Prefeitura do Recife também inovou na destinação das bolsas para a política de cotas. Aumentaram as vagas para pessoas negras e pardas de 25% para 50% da totalidade de vagas do programa, 10% serão destinadas aos deficientes e mais 10% para mulheres em situação de vulnerabilidade. Este último trata-se de mais uma inovação do programa. As exigências para comprovação das cotas, podem ser conferidas também no site do programa. Para a ampla concorrência, foram destinadas 30% das vagas, sujeitas às exigências.

As inscrições também vão contemplar o professor da rede pública de ensino do Recife, para o curso de pedagogia, independente da renda familiar per capita.

PROCESSO DE SELEÇÃOO processo de seleção tem como requisito, tanto para cotistas como não cotistas, alunos que obtiveram as maiores notas no último ENEM. Além disso, o estudante deve ter residência comprovada no Recife há, pelo menos, 3 anos, renda per capta de até dois salários mínimos, ser aluno de escola pública ou bolsista integral em escola privada no ensino médio, assim como não possuir diploma de nível superior e ou técnico. Outra novidade do Novo Prouni Protec Recife é que os alunos cadastrados no CadÚnico terão um acréscimo de 5% na nota final obtida no ENEM.

O Novo Prouni e Protec, criado pela lei municipal nº 19.086, de junho de 2023, é executado pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais para cursos de nível superior e técnico, na modalidade de ensino presencial.