Prefeitura do Recife inicia construção de nova escola no Ibura

A Prefeitura do Recife segue avançando para ampliar a oferta de vagas na educação e  melhorar a qualidade do ensino na cidade. Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito João Campos, acompanhado do secretário de Educação, Fred Amancio,  formalizou o início da construção da Escola Municipal Ibura. Com investimentos na ordem de R$ 2,8 milhões, e com capacidade de atender cerca de 600 estudantes do 1º ao 9° ano do Ensino Fundamental, a unidade de ensino vai ocupar mais de 1.200m² de área construída. 

“Poucas cidades em Pernambuco, juntando as suas obras, chegam nas 160 obras que apenas a secretaria de Educação do Recife está fazendo.  Essa obra está andando rápido, já está no terceiro andar. As obras andam mais rápido do que as agendas de lançamento e isso é muito bom”, afirmou João Campos. 

A estrutura da unidade de ensino será dividida em três pavimentos, composto por área administrativa, área de serviço, refeitório, pátio coberto e área pedagógica. Esta última contempla 10 salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de recursos multifuncionais, sala dos professores, bateria de banheiros, secretaria, refeitório, recreio coberto, diretoria, secretaria e demais ambientes. 

A agenda contemplou ainda a visita da comitiva às obras de ampliação da Creche Escola Recife do Ibura. É importante lembrar que esta é a segunda ampliação da unidade que atende, atualmente, 269 crianças do berçário ao grupo V. Com esta segunda etapa de ampliação a unidade de educação infantil passará a contar com 18 salas de aulas, podendo atender cerca de 390 crianças. A primeira etapa de ampliação da Creche Escola Recife do Ibura foi inaugurada em março de 2022. 

“A gente já requalificou a creche, inaugurou a expansão da creche aqui e hoje tem uma nova etapa de oito salas de aula em construção. Além disso, estamos fazendo uma nova escola com dez salas de aula, acessibilidade e sala de recursos para a educação inclusiva acontecer de forma adequada. É um novo complexo educacional no Ibura”, complementou o prefeito.

“Com esta ampliação, a Creche Recife do Ibura será – junto com a Creche Recife Esperança, localizada na comunidade do Vietnã, no bairro de San Martin – nossa maior unidade de educação infantil da rede. Ficamos muito contentes pela oportunidade de estarmos, hoje, aqui no Ibura, visitando essas obras e anunciando uma as obras dessa nova escola. Sem dúvidas, é a reafirmação do compromisso do nosso prefeito João Campos com a educação”, pontuou o secretário Fred Amancio. 

Após a conclusão desta segunda etapa de ampliação, a estrutura da Creche Escola Recife do Ibura contará com 18 salas de aulas, incluindo berçário, secretaria, diretoria, coordenação, almoxarifado, lavanderia, cozinha, despensa e refeitório. A unidade de educação infantil contará também com bateria de banheiros, depósito, sala de recursos multifuncionais, sala de leitura, sala multiuso, fraldário, lactário, sala de professores e parque infantil. As obras de ampliação contam com investimentos na ordem de R$ 2,2 milhões.