Em reconhecimento ao trabalho e à defesa dos interesses dos municípios, a Prefeitura do Recife entregou, nesta segunda-feira (5), a medalha de ordem do Mérito Capibaribe ao ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão, e ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota. A entrega foi realizada no município sertanejo e contou com a presença do homenageado, familiares e amigos. A comenda foi concedida por toda atuação política e administrativa prestadas por Patriota ao longo de mais de 40 anos de vida pública.
“Os serviços de José Patriota para o municipalismo de Pernambuco e do Brasil são reconhecidos por todos. Sua atuação política e administrativa extrapola as bandeiras estaduais e é um verdadeiro exemplo de liderança, integridade e dedicação ao serviço público. A sua história de vida até aqui já é mais do que suficiente para comprovar tudo isso o que é dito. Em tempo, não poderia haver destinatário mais merecedor desta honraria”, explica o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos.
Nos últimos anos, foram agraciados com a honraria da capital pernambucana personalidades como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ex-arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, dentre outros nomes que contribuíram para a cidade, o estado e o País.
BIOGRAFIA – Natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, José Patriota iniciou a vida pública na cidade de Afogados da Ingazeira, na mesma região. Em seus mais de 40 anos, exerceu cargos como vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário do Governo de Pernambuco, deputado estadual e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Em 2007, na gestão do ex-governador Eduardo Campos, José Patriota coordenou com maestria a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Articulação Regional, o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural) e demais projetos, com destaque para o programa “Pernambuco Rural Sustentável”, onde contribuiu para captar o financiamento de US$ 100 milhões junto ao Banco Mundial para execução de diversos projetos produtivos.
À frente da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, José Patriota formou uma equipe de jovens técnicos especializados, mantendo a responsabilidade fiscal e o compromisso com o serviço público. Sob sua liderança, o município pavimentou 100 ruas, perfurou e recuperou 257 poços na zona rural e promoveu uma significativa melhoria nos serviços de saúde, incluindo a redução da mortalidade infantil em 66%. Como prefeito, em sua gestão a educação também prosperou, com a construção de novas escolas e centros de educação infantil, além de prêmios e medalhas conquistados por seus alunos.