Esta nova rota é fruto de uma ação articulada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Câmara Federal, o Ministério do Turismo e a Azul. A iniciativa consolida o Recife como o maior hub aéreo do Nordeste e a única capital da região a oferecer um voo direto de uma companhia nacional para a Europa.
“A rota fortalece o papel do Recife como o principal hub da Azul no Nordeste e um dos principais do país, promovendo o turismo, impulsionando nossa economia e facilitando o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Essa é mais uma demonstração do potencial estratégico da nossa capital, que continua avançando como porta de entrada para o país e para o mundo”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
É importante reforçar que este é o primeiro voo direto para o Porto, tornando Recife pioneira no Nordeste na oferta desta rota. Atualmente, Recife conta com 13 voos semanais para Lisboa, operados pela TAP. A nova opção amplia a ligação do Brasil com a Europa e fortalece os laços entre Recife e Portugal.
“A Azul está se consolidando cada vez mais como uma companhia global, conectando destinos importantes tanto no Brasil quanto no exterior. A rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão de suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexões para os Clientes, em especial aqueles que utilizam nossa malha regional”, afirma Fábio Campos, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas. A Azul, que já opera quatro rotas internacionais a partir do Recife (Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos; Montevidéu, no Uruguai; e Assunção, no Paraguai), reforça sua presença no maior hub aéreo do Nordeste.
A cidade do Porto e o Recife mantêm uma relação histórica de cooperação desde 1981, quando foi firmado um acordo de geminação entre as duas cidades. Esse acordo prevê colaborações nas áreas científica, tecnológica, econômica, política, social e cultural. A nova rota também contribuirá para estreitar esses laços e impulsionar o turismo e a economia da região, conectando o Recife a um dos principais destinos europeus. A nova conexão é vista como um marco para o turismo e a economia local, consolidando o Recife como um ponto estratégico de ligação entre o Brasil e o exterior. Atualmente, o Recife está conectado a 44 rotas aéreas, sendo 36 nacionais e 8 internacionais, com uma rota sazonal para Assunção durante a alta temporada.