A capital pernambucana ficou à frente das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba. A avaliação não inclui o Distrito Federal nem Porto Alegre, que não foi incluída no comparativo com as outras capitais devido à crise das enchentes.
“Essa boa classificação é fruto de um trabalho que a equipe da Controladoria Geral do Município vem conduzindo na consolidação de uma cultura de transparência no Recife. Estamos felizes que o esforço da cidade esteja sendo reconhecido por órgãos importantes como a Transparência Internacional Brasil”, declarou o controlador Geral do Município, Ricardo Dantas.
“Várias ações e decisões realizadas pela cidade estão relacionadas a uma melhor governança. Na última semana,por exemplo, o município criou o Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos (CMUSP), que será composto de voluntários que acompanharão, avaliarão a prestação de serviços públicos municipais. Os integrantes vão propor melhorias e contribuir na definição de diretrizes para prestação de serviços públicos adequados. E uma nova metodologia para melhorar a qualidade das respostas dadas ao cidadão pelos órgãos e secretarias do município está sendo implantada. Essas ações impactam diretamente no aumento da participação popular na gestão, assim como na transparência das ações do município”, complementa Ricardo Dantas.
Premiações – O reconhecimento no ITGP vem na esteira de outros resultados positivos conquistados pela Prefeitura do Recife nos últimos anos. Em novembro de 2023, o Portal da Transparência do município ganhou o “Nível Ouro” na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), atingindo a nota 93,05%. O resultado posicionou a cidade em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o terceiro lugar entre as capitais brasileiras.
Já o Índice de Dados Abertos, levantamento realizado pela Open Knowlegde Brasil, projetou o Recife como a terceira capital brasileira mais bem avaliada no ranking deste ano, sendo a primeira capital das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste ao figurar entre as três primeiras colocações gerais, ficando entre as três capitais brasileiras mais bem avaliados em 10 dos 15 indicadores que formam o ranking.