A Prefeitura do Recife vai executar a obra de recuperação dos quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. A iniciativa, que beneficiará 60 quiosques a partir de fevereiro de 2022, com o prazo de execução, para todos os equipamentos, de 15 meses.
A gestão municipal assume o comando dos trabalhos após encerrar o termo de cooperação firmado em julho de 2020 com a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR), que previa que os comerciantes seriam responsáveis pela requalificação dos quiosques.
Com o cumprimento dos prazos estabelecidos para o início dos trabalhos expirados – que deveriam ser iniciados ainda este ano -, a gestão municipal decidiu, em comum acordo com a associação, tomar a dianteira das intervenções.
Os quiosques terão tamanho padrão de 39,8 metros quadrados de área coberta, sendo 12,14 metros quadrados de área interna – maiores que as estruturas atuais. A ideia do projeto é realizar a transição entre o ambiente natural da praia e o construído – calçadão e avenida. O sistema de lajes de concreto vai garantir segurança e durabilidade aos quiosques, além de facilitar a manutenção. Com isso serão evitados os arrombamentos que viraram constantes na orla. Os equipamentos têm previsão de balcão acessível para atendimento de cadeirantes.
“A gente está publicando hoje, no Diário Oficial do Município, o edital de licitação para reforma dos 60 quiosques da orla. É um investimento de R $10,2 milhões e vai ser custeado 100% pelo município. E a nossa expectativa, com o edital publicado hoje, é que a partir de fevereiro, a gente já tenha obra requalificando os 60 quiosques da Orla”, anunciou o prefeito João Campos.
“Os quiosques serão completamente móveis, então vai ser outra estrutura, outro layout, e foi feito conversando com os quiosqueiros, com especialistas que participaram da concepção. Então ele tem uma maior área de cobertura, e uma maior área interna. Essa coluna central, que é muito criticada pelos quiosqueiros, vai ser retirada. Então é um novo projeto, vai ser maior, com uma estrutura muito mais moderna. Todos os 60 quiosques serão repaginados”, disse ele ainda.
O edital foi publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial do Município. As obras terão custo total de R$ 10,2 milhões oriundos de recursos do Tesouro Municipal. O valor do projeto representa 50,54% a menos que os R$ 20,7 milhões previstos no estudo promovido pela Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife.