A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação, realizou nesta quinta-feira (14) a reunião de encerramento anual do Programa Juntos pela Saúde, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda e a Secretaria Municipal de Saúde. No encontro, foram apresentados o planejamento do programa para o ano que vem e os resultados de 2023 da Secretaria de Saúde, que obteve um crescimento de 23,8% no Índice Sintético Final (ISF) do Previne Brasil, comparando o segundo quadrimestre com o primeiro quadrimestre deste ano.
O programa trabalha com a priorização de unidades de saúde que possuem os menores resultados, a fim de promover o crescimento contínuo e melhores serviços à população. Das 18 unidades de saúde prioritárias, 16 obtiveram crescimento neste mesmo indicador. O sucesso do programa é demonstrado através do avanço da rede de unidades prioritárias que anualmente supera o resultado da rede de não prioritárias. O crescimento da rede prioritária foi de 34,7% e das não prioritárias foi de 15,2%, no segundo quadrimestre deste ano.
Além de ações para melhorias do processo de trabalho pelas equipes destas unidades prioritárias outras ações contribuíram para a melhoria da rede, tais como implantação do Prontuário Eletrônico (PEC), requalificação estrutural, interfaceamento de exames laboratoriais, permitindo que os usuários tenham acesso aos seus resultados de maneira rápida e eletrônica.
O programa é um projeto de avaliação e gestão por resultados, que atua em áreas estratégicas da gestão municipal: saúde, educação, social e ordem pública.