Num trabalho que fortalece a capacitação e a integração de profissionais de segurança pública na área de inteligência, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Defesa Social, promoveu, nessa segunda-feira (04), a abertura do 2º Curso de Inteligência de Segurança Pública Municipal. A iniciativa, voltada para 20 integrantes do município e de outras cidades da região metropolitana como Recife, Cabo e Jaboatão, promoverá uma formação de alto padrão com conhecimentos sobre a prevenção e a utilização de estratégias e de dados para a redução da criminalidade, bem como a promoção de um ambiente mais seguro. A aula inaugural da atividade contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Câmara de Vereadores e da Secretaria Estadual de Defesa Social.
Para o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, representando a prefeita Célia Sales, o curso significa uma integração dos municípios e instituições no compartilhamento de informações. “Esse trabalho de inteligência é fundamental para qualquer órgão de segurança para que se possa ter uma melhor tomada de decisão. Saber como lidar e manusear a informação é vital para qualquer instituição, seja pública ou privada”. Segundo o gestor, esse investimento na área de segurança como um todo tem trazido resultados visíveis. “Ipojuca possuía em 2017 um dos piores índices de segurança, e num trabalho forte de investimento da prefeita Célia Sales, numa ação integrada das polícias junto à Guarda Municipal e o sistema da polícia judiciária, garantiu a dedução significativa dos números”, observou.
“Hoje nós temos índices baixos de criminalidade em várias áreas graças a todo o trabalho realizado pela prefeita Célia Sales, que ainda na sua primeira gestão ouviu a população e fez um forte trabalho de investimento. Só desejar a todos um bom curso, permitindo que possamos cada vez mais integrar as informações entre as instituições”, afirmou a representante da Câmara, vereadora Adilma Lacerda. Na sua fala, o diretor do Centro Integrado de Inteligência da SDS-PE, Felipe Monteiro, reforçou: “Com alegria que vemos esse curso se perpetuando, formando policiais. Ipojuca é pioneiro nessa inclusão e nessa discussão do debate da segurança pública, pois por muito tempo os municípios se furtaram de discutir esse assunto. Quando se trata de inteligência policial e na produção de conhecimento para a tomada de decisão, é muito importante essa integração entre todos os órgãos e entes, pois o dado não pode ser de uma pessoa específica”, disse. A cerimônia de abertura finalizou com uma palestra realizada pelo superintendente substituto da Abin, Eduardo Alexandre.