Prefeitura do Ipojuca monitora nível do rio e mobiliza equipes

Nas últimas 24h choveu em Ipojuca mais de 100mm e o nível do rio Ipojuca chegou, às 10h ,deste sábado, aos 80cm, o que significa alerta para as comunidades ribeirinhas. A prefeita Célia Sales monitora a situação em cada distrito e acompanha a mobilização das secretarias no trabalho coordenado pela Defesa Civil.

“Graças a Deus, fizemos um trabalho preventivo muito forte, com limpeza de canais, entrega de muros de arrimo e contenção em diversos pontos do município o que nos possibilitou, graças a Deus, não termos nenhuma morte por deslizamento de barreiras”, disse a prefeita Célia Sales. A preocupação agora, segundo ela, é garantir toda a estrutura para acolhimento das famílias que moram em áreas ribeirinhas, se for necessário o deslocamento delas. A quadra da escola Santo Cristo em Ipojuca será inicialmente o ponto de acolhimento para as famílias.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Ipojuca, Daniel Pessoa, cerca de 200 servidores entre agentes da Defesa Civil, de trânsito, guardas municipais, assistentes sociais, vigilantes sanitários, salva-vidas, entre outros, estão de plantão neste fim de semana para atender a população ipojuca que precisar. Parte destes técnicos estão no final desta manhã no Engenho Franco (comunidade da Ilha do Amor) dando assistência aos moradores (aproximadamente 7 famílias) e os instruindo a sair das suas casas antes que o rio os alcance.

Na ultima sexta-feira (27), a Defesa Civil do Ipojuca se reuniu com o Comitê composto por diversas secretarias que monitoram as chuvas no município e apresentou um plano de contingência sobre o aumento do nível do rio. “A medição de monitoramento do nível do rio ocorre a cada 15 minutos”, comentou Daniel Pessoa. Os telefones da Defesa Civil são: 99231-8607 e o aplicativo 153 digital.