A Secretaria de Agricultura do Cabo de Santo Agostinho começou a distribuição de três toneladas de sementes de milho para 2.500 agricultores do município. As primeiras sementes foram entregues ontem à tarde (21), nos engenhos Universo e Arariba de Baixo.
“Consideramos importante o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar, principalmente numa região como o Cabo, que possui uma diversificação agrícola e que garante uma grande parte do abastecimento do mercado local”, disse o prefeito Keko do Armazém.
De acordo com o secretário de Agricultura do Cabo, Adailton Melo, este ano será distribuída 1 tonelada a mais de sementes em relação a 2023. “Nossa expectativa é superar a produção do ano passado”, declarou.
Para garantir a qualidade do que cultivado na zona rural do Cabo, a Prefeitura desenvolve o programa de mecanização, com o fornecimento de maquinário para aração e gradagem da terra. O processo otimiza o plantio e o trabalho dos agricultores. A semente distribuída é da variedade AG 1051, a preferida dos agricultores pela qualidade das espigas.
A produção de milho do Cabo abastece o mercado local na época junina. Outra parte é comercializada pelos agricultores em outras cidades. “A agricultura familiar é algo muito forte em nosso município”, disse o prefeito que participou da entrega das sementes. “Na zona rural do Cabo são cultivadas hortaliças, frutas, tubérculos, entre outros. Neste sentido, temos buscado o desenvolvimento da região, através de programas e parcerias que garantam a capacitação e a valorização da agricultura familiar”, explicou Adailton.
A agricultora Sananta Queiroz foi uma das que receberam as sementes. “Quanto a nossa região precisa desse milho. Estamos muito gratos pela atenção que a zona rural do Cabo e os agricultores tem tido nessa gestão”, disse ela.