Prefeitura de Olinda inaugura a sexta residência terapêutica da cidade

A Coordenadoria de Saúde Mental de Olinda inaugura mais uma residência terapêutica, na tarde desta quinta-feira (8), em Bairro Novo, que será a sexta do município. O local abrigará apenas homens e conta com uma estrutura composta por um técnico de referência, quatro cuidadores e um auxiliar de serviços gerais.

A transferência dos antigos internos da Comunidade Terapêutica de Olinda (CTO) começou na semana passada, totalizando 16 pessoas. “No CTO o modelo é de manicômio. Na residência terapêutica os pacientes passam por um processo de ressocialização, convivem como uma família”, explicou a coordenadora de saúde mental de Olinda, Bruna Lins Pires.

A implantação das residências terapêuticas no município se originou por conta da reforma antimanicomial, que propôs diretrizes voltadas aos pacientes mentais crônicos. Ao saírem dos hospitais, todos passam pelo processo de reintegração e socialização, indo para tais residências.

Com essa nova unidade, Olinda passa a contar com cinco residências terapêuticas masculinas e uma feminina, onde os trabalhos são dirigidos para a política de promover a reintegração desses pacientes à sociedade.

Compartilhe:

plugins premium WordPress