Neste domingo (4), o prefeito João Campos apresentou o novo Centro de Processamento de Dados, o Data Center TIER III. No formato de um container, o local tem a função de concentrar os equipamentos e sistemas responsáveis pelo processamento de dados e de comunicação de toda a Prefeitura do Recife, incluindo os órgãos da Administração Indireta.
O investimento, aplicado com recurso próprio, é de R$ 4 milhões e possui o objetivo de oferecer um funcionamento de sistema online em 100% do tempo, a partir de geradores próprios, diminuindo as probabilidades de interrupções e com funcionamento de 24 horas por dia, evitando, assim, os riscos de instabilidades durante todo o ano.
A estrutura pesa 35 toneladas, mede 26 metros de comprimento e foi planejada para propiciar total segurança. Contém um subsistema de última geração que permite resistência à água, antivandalismo e proteção contra fortes chuvas e enchentes. E, em caso de falta de energia, o Data Center funcionará com geradores de alta capacidade e fonte de alimentação ininterrupta.
Sob o comando da Emprel, a chegada do container marca a primeira etapa desta grande mudança. A segunda fase, que compreende a migração da atual base, deverá acontecer em setembro.
“A gente sabe que com esse novo equipamento o Recife pode dar um salto em competitividade, na qualidade do serviço público, do atendimento. Com a infraestrutura adequada para receber todo o armazenamento de dados, de processamento desses dados, dentro da nossa cidade.”, ressaltou o prefeito João Campos.
Estiveram também na ocasião, o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Martins, e o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo.