Prefeito João Campos mostra preocupação com Fake News

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para dizer que foi vítima, em vários momentos, de fake news e que essas informações ganharam dimensão pela cidade. Em um vídeo de cerca de quatro minutos, o socialista relatou postagens, que segundo ele, não retrataram a verdade.

O primeiro caso citado pelo prefeito do Recife foi em relação ao custo da requalificação dos quiosques da Praia de Boa Viagem, cujas primeiras unidades já estão sendo entregues pela gestão municipal. “Divulgaram que nós estávamos gastando R$ 22 mil por metro quadrado, quando na verdade esse valor é de R$ 3,6 mil. Divulgaram também que a reforma seria em 24 quiosques quando, na verdade, são 60 quiosques e com 39 metros quadrados cada, e não com apenas 16, como foi divulgado. Há uma decisão judicial que foi dada obrigando a remoção dessa notícia mentirosa e a retratação”, disse João.

João Campos citou também uma postagem que tratava sobre a retirada das marcas do Governo Federal nas placas de obras no Recife, que têm a Caixa Econômica como agente financiador. Ele explicou que as marcas de governos que estão em eleição precisam ser cobertas no período eleitoral.
“A Caixa mandou mais de 70 e-mails para as secretarias e orgãos para lembrar dessa lei. Seguimos a decisão que é uma obrigação legal, explicou o prefeito”.

O prefeito lembrou outros casos em que foi vítima de fake news, inclusive sobre seu estado de saúde, causando preocupação a familiares e amigos. Ele disse que as notícias falsas vêm desde a época de sua candidatura a deputado federal em 2018. “Disseram que eu estava usando luvas para cumprimentar as pessoas. Fizeram uma montagem com uma pulseira de Padre Cícero que eu usava”, lembrou.

Sem associar a postagem do vídeo ao primeiro dia de campanha oficial para as eleições de outubro, o gestor explicou que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre consequências negativas que as fake news podem causar. “É importante que, quando você veja uma informação sensível, cheque numa fonte confiável, olhe mais de uma fonte, procure ver se aquela notícia não está enviesada. Isso não vale só para o período de eleição, vale para a vida”, finalizou o prefeito do Recife.